O antigo jogador de andebol do Benfica António Areia foi condenado a pagar uma indemnização de 25 mil euros ao clube da Luz pela forma como abandonou a equipa encarnada em 2015, assinando contrato com o FC Porto.

“O clube congratula-se pela decisão unânime juízes do Tribunal da Relação de Lisboa, que condenou o antigo atleta de andebol do Benfica António Areia a pagar ao clube uma indemnização no valor de 25 mil euros, em virtude de este ter rescindido o respetivo contrato sem justa causa”, pode ler-se em comunicado.

O Benfica, que alegou então que tinha contrato com o jogador, informa ainda que o valor da indemnização será doado à Fundação Benfica, para o projeto ‘Para ti Se não faltares!’.

Uma mudança controversa

Quando trocou o Benfica pelo F. C. Porto, em 2015, António Areia foi confrontado pelos encarnados com uma possível ilegalidade da mudança. O ponta direito, internacional por Portugal, terminava contrato com o Benfica no verão em que saiu mas o clube da Luz tinha uma opção de extensão automática do vínculo, por mais um ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À data, o Benfica terá informado António Areia que o contrato havia sido prolongado, mas o andebolista português não se apresentou na pré-época dos encarnados e o F. C. Porto decidiu inscrevê-lo. Desde aí que António Areia joga no clube nortenho, onde atualmente divide o posto com o outro ponta direito do clube, a jovem promessa Miguel Alves.

Curiosamente, António Areia teve um percurso semelhante ao central Rui Silva, que trocou o Sporting pelo F. C. Porto no mesmo verão. Quando a dupla chegou ao clube, o F. C. Porto tinha acabado de se sagrar campeão nacional. Desde aí, nunca mais venceu a prova, vencida em 2016 pelo ABC e nos últimos dois anos pelo Sporting.

O ponta canhoto ficou inclusivamente de fora da última convocatória do selecionador português Paulo Pereira, para o playoff (a duas mãos) de acesso ao Mundial 2019. Para o seu lugar foram chamados Pedro Portela, jogador que trocou este verão o Sporting pelo campeonato francês, e Carlos Martins, atleta do ABC que tem sido apontado ao Benfica de Carlos Resende. Portugal já não marca presença na competição há 12 anos e, na primeira mão, disputada fora de casa, perdeu com a Sérvia por 21-28. A segunda mão disputa-se esta quinta-feira, 14 de junho, na Póvoa do Varzim.

Nota – Artigo atualizado às 20h05 com correção do título. Onde anteriormente se lia “Trocou o F. C. Porto pelo Benfica”, lê-se agora “Trocou o Benfica pelo F. C. Porto”. Pelo lapso, as nossas desculpas