“Tudo bem, Manu?” Foi assim que um adolescente francês se dirigiu esta segunda-feira ao presidente Emmanuel Macron durante uma cerimónia de homenagem aos veteranos de guerra, em Paris. O presidente não gostou, voltou atrás e repreendeu-o pela linguagem informal: “Deves chamar-me senhor presidente ou senhor, está bem?”, disse Macron.
“Estás aqui, numa cerimónia oficial, por isso comportas-te corretamente. Podes armar-te em parvo, mas hoje é a Marselhesa [hino francês] e o Hino da Resistência”, continuou o presidente francês. A criança ouvia com atenção o que lhe estava a ser dito. “No dia em que fizeres uma revolução, obténs primeiro um diploma e aprendes a sustentar-te. Só depois darás lições aos outros”, concluiu Macron.
https://www.youtube.com/watch?v=d7FzjnW7l2g
No seu twitter, Emmanuel Macron falou sobre o sucedido e afirmou que “o respeito é o mínimo na República, especialmente no dia 18 de junho, na presença dos companheiros da libertação”.
Le respect, c’est le minimum dans la République – surtout un 18 juin, surtout en présence des compagnons de la Libération. Mais cela n’empêche pas d’avoir une conversation détendue – regardez jusqu’au bout. pic.twitter.com/CWtPDAALhK
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) June 18, 2018