O presidente norte-americano, Donald Trump, interveio esta segunda-feira na crise política na Alemanha, afirmando que os alemães se voltarão contra a chanceler Angela Merkel por causa da questão migratória.
“O povo alemão está a voltar-se contra os seus dirigentes à medida que a imigração abala a já frágil coligação de Berlim. A criminalidade na Alemanha é muito alta. Grande erro em toda a Europa deixar entrar milhões de pessoas que mudaram a sua cultura de modo tão forte e violento”, escreveu Trump na rede social Twitter.
The people of Germany are turning against their leadership as migration is rocking the already tenuous Berlin coalition. Crime in Germany is way up. Big mistake made all over Europe in allowing millions of people in who have so strongly and violently changed their culture!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) June 18, 2018
“Não queremos que o que se passa com a imigração na Europa se passe connosco”, adiantou o presidente norte-americano, alvo de fortes críticas devido à sua política de “tolerância zero” em relação à imigração ilegal, no quadro da qual cerca de 2.000 crianças foram retiradas aos seus pais.
A história da foto viral de uma menina de 2 anos a chorar na fronteira dos EUA
A chanceler alemã, Angela Merkel, está sob forte pressão da União Social-Cristã (CSU), parceiro do governo que exige restrições à entrada de refugiados. O ministro do Interior alemão, Horst Seehofer, ameaçou esta segunda-feira encerrar as fronteiras da Alemanha “em julho” se não for conseguido um acordo entre os dirigentes europeus na cimeira de 28 e 29 de junho.