12,5 milhões de euros por um apartamento constitui o tipo de preços praticado em capitais como Londres, Madrid, Paris e Nova Iorque, mas parece que este é um valor que já se pratica em Lisboa.

Segundo o Expresso, estamos provavelmente a falar no apartamento mais caro da capital portuguesa e já está reservado: o comprador é estrangeiro. Localizado no número 203 da Rua Castilho, mais concretamente nos 12º, 13º e 14º pisos do edifício, a casa tem 535 metros quadrados, um terraço com 260 metros quadrados e uma vista de 360 graus para o rio Tejo, Baixa e Avenidas Novas. O triplex, cujo último andar é só o terraço, conta ainda com kitchenette, bar, lareira, barbecue, piscina privativa e solário.

São entre 20 e 22 mil euros por metro quadrado de área interior e que, caso se concretize a venda, será o valor mais elevado de sempre. O recorde de venda rondava os 14 e os 16 mil euros por metro quadrado por imóveis no Chiado, Avenida 24 de Julho e Cascais — ainda que há quem esteja a pedir entre 17 e 18 mil euros por metro quadrado, lê-se no artigo do semanário.

De ressalvar, contudo, que há dois anos, nas mesmas zonas, o preço (recorde) por metro quadrado era de 10 mil euros. Aliás, é precisamente este o preço por metro quadrados de um T1 com 70 metros quadrados no empreendimento The Cordon, na Rua Vítor Cordon (Chiado).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para Ricardo Guimarães, diretor da base de dados Confidencial Imobiliário, garante que se trata de uma exceção. “Isto será sempre um caso isolado e nunca uma tendência do mercado em Lisboa”, disse ao Expresso.

Mediadores alertam para “bolha” imobiliária em Lisboa e Porto