Passaram nove dias sem que se soubesse nada deles. Depois, mais 13 sem que as equipas de resgate os conseguissem começar a salvar. Agora, estão todos cá fora. Depois de três dias de operações de resgate intensas, os 12 jovens, entre os 11 e os 16 anos, e o seu treinador de futebol, de 25, do clube tailandês Wild Boars estão finalmente a salvo. Pouco se sabe sobre eles, mas o caso da gruta de Tham Luang, tem estado na linha da frente da atenção mediática internacional.

O Wild Boars FC, conhecido na Tailândia por Moo Pa, é um pequeno clube de futebol que entra apenas em campeonatos distritais. Tem equipas de sub-12, sub-16 e sub-19, sendo esta uma equipa de menores de 16. A maior parte dos jovens agora presos na gruta provém de comunidades pobres, e muitos deles juntaram-se ao clube quando tinham oito ou nove anos. O The Guardian, com a ajuda do jornal tailandês Thai Rath, de Bangkok, fez um levantamento daquilo que se sabe sobre os adolescentes encurralados na gruta à espera de serem salvos.

Adul Sam-on, 14 anos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É o único que consegue manter uma conversa em inglês. Tem 14 anos e foi quem fez a ponte com os mergulhadores que os encontraram ao fim de nove dias ali encurralados. Inicialmente pensaram que os mergulhadores eram meros exploradores que os encontraram por acaso, e não profissionais da equipa de resgate que estavam à procura deles. Como os mergulhadores eram britânicos, “eat, eat, eat” [comer, comer, comer], foi a única coisa que os jovens e o treinador conseguiram dizer quando viram aquela luz ao fundo do túnel. Foi preciso o jovem Adul fazer o resto. Foi ele que lhes perguntou que dia era e que lhes disse que estavam esfomeados.

Segundo a imprensa desportiva tailandesa, o jovem Adul joga a meio-campo, na ala esquerda. Mas são as suas capacidades de falar inglês fluentemente, num país onde menos de 30% da população domina aquela língua, que lhe valem a admiração dos tailandeses. Segundo a imprensa local, o seu conhecimento da língua deve-se ao envolvimento que tem em atividades ligadas à igreja. Também fala mandarim e birmanês, visto que morava no estado de Shan, na fronteira com o Myanmar.

Pong, de 13 anos; e Night, de 16 anos

No meio-campo, jogam também Sompong Jaiwong, conhecido por Pong, de 13 anos (à esquerda, na foto), e Peerapat Sompiangjai, conhecido por Night, de 16 anos (à direita, na foto).

Ekkarat Wongsookchan (Bew), 14 anos

É o ponta de lança da equipa. Chama-se Ekkarat mas é mais conhecido por Bew. Tem 14 anos e é descrito como um dos jogadores mais “disciplinados” da equipa. No final de cada treino, é frequente vê-lo a recolher o material de treino de toda a equipa.

Pipat Bodhi (Nick), 15 anos

Pipat Bodhi, mais conhecido por Nick, é o melhor amigo de Bew. Tem 15 anos e não é sequer membro da equipa de futebol: apenas se juntou aos restantes na expedição de 23 de junho para acompanhar o amigo.

Prajak Sutham (Note), 14 anos

Conhecido entre os amigos por Note, o jovem de 14 anos joga como avançado, mas por vezes também como médio centro. Segundo informações recolhidas pela imprensa local, joga futebol há dois anos.

Panumas Saengdee (Mick) 13 anos, e Pornchai Kamluang (Tee), 16 anos

São os defesas da equipa: Mick (Panumas, à esquerda na foto, 13 anos) e Tee (Pornchai, à direita, 16 anos). Segundo o Guardian, Mick é descrito como o defesa ideal por ser pequeno e fluido no movimento. É um dos melhores jogadores da equipa. Apesar de ter apenas 13 anos dizem que joga como um jovem de 15. O treinador equaciona pô-lo a jogar como atacante porque também é forte e hábil com a cabeça.

Duangpetch Promthep (Dom), 13 anos

Conhecido por Dom, é o capitão da equipa e todos lhe reconhecem as qualidades de líder e o seu sentido de humor. Joga a avançado e ultimamente tem sido convidado para treinos experimentais em clubes importantes de várias províncias tailandesas, como o Sukhothai FC e o Chiangrai United FC.

Chanin Wiboonrungrueng (Titan), 11 anos

É o mais novo membro da equipa e o jovem prodígio. Conhecido por Titan, tem apenas 11 anos mas já joga futebol há cinco. O seu talento nato fez com que fosse convidado para os Wild Boars, há três anos, quando foi visto a jogar no clube da escola.

Nattawut Takamsai (Tle), 14 anos

É o terceiro avançado da equipa. Nattawut Takamsai tem 14 anos e é mais conhecido por Tle.

Mongkol Boonpiam (Mark), 14 anos

É um dos mais ferverosos adeptos de futebol da equipa. Tem 14 anos e joga futebol desde o jardim de infância. Segundo o jornal tailandês Siamsport, Mark gosta tanto de futebol que veste quase sempre uma t-shirt de um clube no dia a dia. Torce pelo Muangthong United, uma das equipas de topo da primeira liga tailandesa. Gosta de desporto no geral, incluindo de natação e ciclismo. Ao Siamsport, a mãe de Mark já disse que acreditava que o filho iria sobreviver.

Ekaphol Chantawong, 25 anos, o treinador

É o treinador da equipa, o único adulto presente e, por isso, o responsável por os ter levado para a gruta de Tham Luang no dia 23 de junho numa espécie de visita de estudo. Segundo informações recolhidas pela imprensa local, começou por ser um monge budista. Depois de deixar a vida de monge, dedicou-se a cuidar da avó. Atualmente treina a equipa de sub-16 dos Wild Boars FC. Inicialmente, a imprensa tailandesa reportava que as autoridades iriam acusá-lo de um crime, mas o porta-voz do governo tailandês, o general Werachon Sukondhapatipak, diz que “ninguém está a falar sobre isso”.

Segundo o porta-voz do governo, a presença do treinador tem sido bastante importante para os jovens. “Ele tem-lhes aconselhado a permanecerem deitados para pouparem energia, bem como a tentarem a meditação para se manterem conscientes e para manterem o foco, impedindo a mente de divagar”, disse o governante, citado pelo Guardian.

[Veja no vídeo os difíceis obstáculos que os mergulhadores têm de enfrentar na Tailândia]