Mais de 25 entidades portuguesas, entre empresas, organismos públicos e privados, participam entre 16 e 22 de julho na feira de aeronáutica Farnborough Airshow, Inglaterra, para promover aquele setor, em expansão em Portugal.

Segundo a IdD – Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais -, a representação portuguesa na edição deste ano do Farnbourough Airshow é a “maior de sempre”, refletindo a “importância crescente” dos setores da aeronáutica, do espaço e da defesa na economia nacional.

O setor da aeronáutica tem atualmente um volume de negócios de cerca de três mil milhões de euros e exporta 86% daquilo que produz, segundo dados da IdD.

Nos próximos três anos, estima aquela plataforma para a promoção das indústrias de Defesa, o setor deverá empregar mais 2.000 técnicos qualificados e pelo menos mais 200 engenheiros.

No Farnbourough Airshow, uma das maiores feiras de aeronáutica da Europa, participam 25 entidades portuguesas, das quais 14 empresas que operam nas indústrias de defesa ou de duplo uso, da aeronáutica e aviação ao têxtil, entre as quais a Aeromec, ETI — EMPORDEF, a GMV, a SATA, e a `Amorim Cork Composites´.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A TAP, a OGMA e a Tekever terão uma participação própria na iniciativa.

Este ano, a participação nacional está a ser organizada pelo consórcio `Portugal Looks Up´, criado este ano e que reúne várias instituições privadas para promover a oferta nacional e “captação de investimento estrangeiro nestes setores estratégicos”, adianta a IdD.

A Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Fundação AIP, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, A ADRAL (Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo são algumas das entidades que integram o consórcio.

O Governo estará representado na abertura dia 16, pelo secretário de Estado da Defesa, confirmou à Lusa fonte do gabinete de Marcos Perestrello.

No dia 17, estará presente em contactos com as empresas representadas na feira de aeronáutica o secretário de Estado da Industrialização, Eurico Brilhante Dias.

A Farnborough International Airshow, que este ano apresenta mais de 1500 “stands” de 52 países, realiza-se de dois em dois anos naquela cidade dos arredores a sul de Londres, constituindo uma das feiras mais importantes do setor aeronáutico na Europa.