A Família Real espanhola tem estado envolta em várias polémicas, ora com Urdangarin, ora com Juan Carlos, mas o caso com maior foco mediático tem mesmo sido a relação de Felipe e Letizia. O casamento dos reis de Espanha já deu muito que falar e, ao que parece, Juan Carlos chegou mesmo a pedir ao filho que se divorciasse. Por duas vezes.

Uma das cenas mais mediáticas aconteceu no fim da missa de domingo de Páscoa, este ano, quando Letizia se colocou em frente às filhas e à avó, a rainha emérita Sofia, impedindo um momento fotográfico entre as três, num episódio que ficou gravado por quem assistia. Felipe VI tentou depois mediar a comunicação entre as duas.

Espanha. Tensão entre rainhas marca a missa pascal: “Deixe-as, por favor”, pediu Sofia a Letizia

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O pequeno desacato esteve sob o olhar de Juan Carlos, que não gostou da situação e se mostrou surpreendido com toda a cena. Foi precisamente ele quem chamou a atenção do filho para que tentasse impedir algo maior. Agora, e segundo o jornal El Español, a jornalista Pilar Eyre conta na sua coluna Lecturas que o rei emérito se dirigiu ao filho e disse: “Felipe, porra, divorcia-te de uma vez. Onde é que vamos chegar?

As atitudes de Letizia não são do agrado do sogro e ele faz questão de não esconder o desagrado. Esta não foi sequer a primeira vez que o Juan Carlos fez uma sugestão semelhante ao filho. No verão de 2013, a Família Real passou os primeiros dias de agosto no Palácio de Marivent, tal como é habitual. Mas o que mais se destacou naquele ano foi a crise matrimonial por que passavam Felipe VI e Letizia, que se evidenciou com a chegada tardia de ambos a Palma de Maiorca, após uma grande discussão, e depois o regresso de Letizia a Madrid muito antes daquilo que estava previsto, deixando o marido e as filhas nas Baleares.

“Naquela altura, ouviu-se o Juan Carlos dizer a Felipe — depois de ela [Letizia] sair e deixar as filhas a dormir — “Divorcia-te”. Esta é a crise mais evidente e oficial que houve entre eles”, disse o jornalista Jaime Peñafiel, que cobre eventos da Família Real espanhola, ao mesmo jornal.

Antes mesmo de Felipe casar com Letizia, em 2004, o rei emérito “previu” que o casamento ia trazer algumas dores de cabeça: “Quando estava para anunciar o noivado de Felipe e Letizia, Juan Carlos estava a caçar com um amigo a quem disse: ‘Com este casamento, o meu filho vai sobrecarregar a Monarquia'”, contou o jornalista.