A missa de domingo de Páscoa podia ser só mais uma missa. Mas  a missa pascal na Cetedral de Palma de Maiorca, Espanha, que contou com a presença da família real, ficou marcada por um vídeo caricato.

À saída da missa, a rainha emérita Sofia prepara-se para posar para a fotografia com as netas, Leonor e Sofia, que abraça pelos ombros. Nesse momento, a rainha Letizia coloca-se em frente às três impedindo o momento fotográfico e a neta retira a mão da avó do ombro. Depois do momento tenso, as quatro seguem caminho, perante o olhar de Juan Carlos que assiste de longe à situação.

https://www.youtube.com/watch?v=8HbvGGPAaXI

No momento em que a avó quis tirar uma fotografia com as netas Leonor e Sofia, de 12 e 10 anos, Letizia aparece quase subtilmente, com um sorriso forçado no rosto, e atrapalha aquela que seria uma fotografia inocente. Sofia ao sentir-se um tanto exasperada tenta afastar a nora, sem sucesso, para que o momento seja registado. Mas se não foi registado por fotografia, acabou por sê-lo em vídeo, já que os presentes se aperceberam do pequeno desacato e gravaram o acontecimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O vídeo foi depois partilhado no Twitter pela conta El Rabillo del Ojo onde arrecadou mais de 19 mil partilhas e 23 mil gostos. Enquanto a situação decorria, Felipe VI tentou mediar a comunicação entre as duas, posando a mão nos ombros de Letizia e conversando com a mãe, tal como se pode ver no vídeo.

Longe da verdadeira cena, Juan Carlos assistia incrédulo. No vídeo divulgado pelo El País, pode ver-se depois a família real seguir caminho em direção à saída da igreja, onde acaba por tirar uma fotografia, agora já sem qualquer impedimento. Juan Carlos, Sofia, as netas Sofia e Leonor, Letizia e Felipe VI alinham-se, sorriem para foto, e dizem adeus para quem os observa.

O El País escreve que a rainha emérita “sente devoção por todos os seus netos e lamenta ver poucas vezes a princesa Leonor e a infanta Sofia, ainda que todas residam no Palácio da Zarzuela”, devido à exigente disciplina que Letizia impõe às filhas.

“Deixe-as, por favor”, pede Sofia a Letizia

Mas afinal o que diziam as rainhas neste já famoso momento de tensão? O jornal El Español recorreu a um perito na leitura de lábios e conseguiu descobrir. No início das imagens gravadas, a rainha emérita diz “adeus” aos que se encontram na catedral. Depois segura as netas pelos ombros e diz-lhes, apontando na direção da câmara fotográfica, “Olhem, ali, ali, ali“, para que o fotógrafo oficial da Casa Real captasse o momento entre as três.

É então nesse momento que Letizia aparece em frente às câmaras, mexendo no cabelo da filha e falando com elas. Sofia diz-lhe então “Deixe-as, por favor“, fazendo referência às netas. É nesta altura que Felipe VI tenta interceder junto das duas: de um lado, agarra no braço da esposa e diz-lhe “Por favor, deixe-as” e, do outro pede à mãe que a “deixe agora”.

O jornal espanhol escreve ainda que há vários momentos chave que mostram a tensão que existe, como por exemplo quando a neta retira o braço da avó de cima do seu ombro num gesto brusco e até mesmo quando Felipe VI se dirige à esposa tocando-lhe no braço — um “gesto muito típico de quando queremos nos aproximar de alguém” tentando transmitir proximidade.