O Estoril Praia qualificou-se este domingo para a fase de grupos da Taça da Liga de futebol, ao bater o Farense, por 2-0, com golos dos reforços Roberto e Filipe Soares, no Estádio de São Luís, em Faro.

Num jogo da segunda fase da prova, entre duas equipas da II Liga, a formação orientada por Luís Freire estreou-se oficialmente esta época com oito aquisições no ‘onze’ inicial e acabou por revelar-se mais eficaz, diante de um Farense que desperdiçou algumas boas oportunidades.

Após um início de jogo equilibrado, os estorilistas chegaram à vantagem aos 19 minutos, por Roberto, na recarga a um remate de Dadashov que o guardião internacional português Daniel Fernandes defendeu para o lado, de forma incompleta.

O Farense respondeu com uma atitude mais pressionante e, aos 29 minutos, Jorge Ribeiro cruzou para o desvio de Fábio Gomes, na pequena área, obrigando Thierry Graça, de reflexos apurados, a excelente defesa.

Até ao intervalo, foi o Estoril Praia a criar as melhores oportunidades, com Daniel Fernandes a defender remates perigosos de Aylton Boa Morte (32) e Dadashov (37).

Na segunda parte, o sentido de jogo foi quase sempre em direção à baliza do Estoril Praia e, logo aos 46 minutos, Fábio Gomes desperdiçou mais uma grande ocasião, atirando ao lado, de cabeça, após cruzamento de Tavinho.

Perante o ascendente algarvio, Thierry Graça foi uma das principais figuras da equipa forasteira, somando mais duas brilhantes defesas em situações de perigo de Alan Júnior (55) e Tavinho (72).

O Estoril Praia, que na segunda parte ia apostando no contra-ataque, acabou por ‘matar’ a partida aos 83 minutos, numa jogada de insistência de Filipe Soares, que viu Daniel Fernandes evitar o seu primeiro remate antes de concluir com sucesso.

O Farense ainda tentou reduzir – Jorge Ribeiro rematou à barra, na marcação de um livre direto (86) -, mas os estorilistas souberam segurar a vantagem.