De manhã foi Pedro Madeira Rodrigues, à tarde foi João Benedito. O gestor e antigo capitão do futsal leonino reuniu quase toda a equipa na sua sede, que fica praticamente em frente à entrada do Multidesportivo de Alvalade, e rumou ao hall VIP, onde teve mesmo de fazer um compasso de espera por ter chegado uns minutos antes das 16h combinadas. Pelo caminho, um olhar para a esquerda e mais uma das muitas recordações e memórias do clube: a camisola que ofereceu para estar junto ao monumento do Dia do Leão, que homenageia os sócios verde e branco que faleceram e que se costuma cumprir a 7 de maio, em memória de José Gonçalves e Paulo Ferreira, os dois associados que foram vítimas da queda do varandim em 1995.

Sporting. Um dia sempre triste e nostálgico, 22 anos depois

Ao contrário do que se passou com Frederico Varandas e Pedro Madeira Rodrigues, havia alguma expetativa em relação a este momento da candidatura “Raça e Futuro”, na medida em que, à exceção dos três vices com passagem (e títulos) por outras tantas modalidades – Carlos Pereira no futebol, Ricardo Andorinho no andebol e Pedro Miguel Moura no ténis de mesa –, ainda não eram conhecidos os nomes que Benedito iria apresentar às eleições. E tinha algumas surpresas reservadas, nomeadamente na Assembleia Geral: José Manuel Araújo, Secretário-Geral Adjunto da Assembleia da República e Secretário-Geral do COP, é o candidato à liderança do órgão, tendo como vice Pedro Lynce, antigo deputado e Ministro da Ciência e Ensino Superior. Zezito, antigo capitão também do futsal verde e branco, foi o mandatário escolhido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No interior da sala, no momento de entregar não só as listas mas também as assinaturas dos associados proponentes, o gestor falou na vontade de manter a elevação ao longo do debate eleitoral, ao mesmo tempo que destacou que não existem nos nomes propostos ninguém ligado aos últimos 20 anos dos órgãos sociais. À saída, houve uma outra ideia reforçada por mais do que uma vez: apesar de ser um elenco com nomes ligados à parte desportiva dos leões, existe “outro lado” a nível de competências.

“O sucesso desportivo é o motor da estabilidade financeira e institucional do Sporting”, defende João Benedito

“Este é um dia de alegria para mim e para esta equipa maravilhosa que vem pra fazer uma campanha elevada, por forma a que o Sporting seja sempre defendido. Reações dos sócios? Depois de nos ouvirem e lerem o nosso programa, as pessoas têm-nos transmitido que acreditam que está aqui a cultura do Sporting e o futuro, com os filhos do Sporting. Isso engradece-me e enche-me a alma e o coração”, comentou após a entrega das listas, prosseguindo: “Se termos sido atletas é uma vantagem? Não só mas também porque é uma lista de pessoas que conseguiu dentro de campo vitórias, e que pode passar esse saber, mas também de pessoas que são brilhantes na gestão das suas áreas. Somos filhos do Sporting, são rótulos que ficam, sabemos o que é ganhar mas também somos as mesmas pessoas com mais valências, como ficou mostrado nas federações”.

Um campeão que não vem só: Schmeichel junta-se a André Cruz na estrutura do futebol de João Benedito

“Bruno de Carvalho? Só me vou pronunciar sobre as outras candidaturas 48 horas depois de acabar o prazo e quando as mesmas estiverem definidas. E é por isso que consideramos que nesta altura não tem de ser a comunicação social a definir quais serão os debates que existirão. Estamos dispostos a debates mas apenas com todas as linhas que tinham sido aceites, na medida em que o Sporting estará mais exposto nessas situações”, concluiu João Benedito, o terceiro candidato oficial às eleições.

As listas aos órgãos sociais da candidatura “Raça e Futuro” entregues esta tarde foram as seguintes:

Conselho Diretivo
Presidente: João Benedito
Vice-presidente: Pedro Miguel Moura (Modalidades)
Vice-presidente: Ricardo Andorinho (Finanças e Desenvolvimento Organizacional)
Vice-presidente: Carlos Pereira (Futebol e Formação)
Vice-presidente: Henrique Salgado (Sócios e Núcleos)
Vice-presidente: Hugo Fonseca (Digital e New Business)
Vogal: Gonçalo Sampaio (Jurídico e Relações Institucionais)
Vogal: André Freitas do Amaral (Marketing e Comunicação)
Vogal: Sónia Bermejo (Património e Infraestruturas)
Vogal: Ângelo Felgueiras e Sousa (Modalidades)
Vogal: Daniel Monteiro (Juventude e Responsabilidade Social)
Suplente: Pedro Costa Ferreira
Suplente: Isabel Morais Mendonça
Suplente: João Almeida
Suplente: Duarte Vilaça de Sousa

Assembleia Geral
Presidente: José Manuel Araújo
Vice-presidente: Pedro Lynce
Secretário: Nuno Sousa Moniz
Secretário: Pedro Pardal Goulão
Secretário: Raul Miguel de Castro
Suplente: Ana Iglésias da Costa
Suplente: André Lourenço
Suplente: Ana Margarida Filipe

Conselho Fiscal e Disciplinar
Presidente: Luís Filipe Ferreira
Vice-presidente: Gonçalo Gomes da Silva
Vogal: Isabel Marques
Vogal: Bruno Fialho
Vogal: Miguel Gonçalves
Vogal: João Manuel Massano
Vogal: Salim Givá
Suplente: Miguel Pereira
Suplente: Carlos Augusto
Suplente: Fernando Oliveira Gomes