Comida

O melhor puré de batata do mundo: é esta a famosa receita de Joël Robuchon

227

O puré de Joël Robuchon era um dos mais cobiçados e pode fazer parte do seu livro de receitas. Um dos segredos é utilizar a manteiga bem fria. Veja aqui a receita do puré do chef francês.

Joël Robuchon morreu na segunda-feira, dia 6, aos 73 anos

AFP/Getty Images

Autor
  • Catarina Gonçalves Pereira
Mais sobre

Foi o “Chef do Século” e o que mais estrelas Michelin arrecadou e com o famoso puré de batata conseguiu uma das suas receitas mais populares. Joël Robuchon morreu na segunda-feira, aos 73 anos. Para trás, deixou o legado da gastronomia e, com ele, a receita do puré de batata.

Existem versões diferentes, mas a mais conhecida é a de duas batatas para uma porção de manteiga. De acordo com o jornal The Guardian, o chef britânico Tom Aikens — que trabalhou para Robuchon no início dos anos 90 — contou que a receita levava mais manteiga do que batata. “Encore du beurre, du beurre, du beurre”, dizia ele — irónico é que há cerca de cinco anos, Robuchon tinha deixado de comer manteiga, tendo perdido 27kg. A verdade é que este prato do francês ficou conhecido como “o melhor do mundo” no campeonato dos purés e a receita que deixamos abaixo é retirada do seu livro “The Complete Robuchon“.

Preparação: 15 minutos
Cozedura: 35 minutos
Quantidade: 6 pessoas

Ingredientes:

  • 1 kg de batatas, lavadas mas não descascadas;
  • Sal grosso;
  • 250g de manteiga em cubos (mantidos no fresco até utilizar);
  • 250ml de leite integral, sem redução de gordura;
  • Sal e pimenta

Modo de preparação:

  1. Coloque as batatas numa panela com 2 litros de água fria e 1 colher de sopa de sal grosso. Deixe ferver, tape a panela, e deixe cozinhar até que ao espetar as batatas com uma faca elas escorreguem (cerca de 25 minutos);
  2. Retire as batatas da panela e descasque-as ainda quentes. Passe-as pelo triturador de alimentos manual e coloque-as dentro de uma panela grande. Coloque o lume em temperatura média e vá virando com uma espátula durante cerca de 5 minutos;
  3. Enquanto isso, retire o excesso de água da outra panela, mas não a lave. Adicione leite e leve ao lume;
  4. Baixe o lume das batatas e junte a manteiga bem fria aos poucos, mexendo o preparado até que fique cremoso. Ainda em lume brando, vá deitando o leite bem quente aos poucos e continue a mexer até que seja todo absorvido. Desligue o fogão e coloque sal e pimenta a gosto.
  5. Para um puré ainda mais cremoso, passe-o por uma peneira bem fina antes de servir.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)