Um mecânico de 29 anos terá alegadamente roubado um avião sem passageiros do Aeroporto Internacional de Seattle, que se despenhou pouco depois junto a Ketron Island, a 48 quilómetros.
Há relatos e vídeos que mostram que o avião, um Bombardier Q400 da Horizon Air (do grupo Alaska Airlines) 76 lugares, foi perseguido por um ou dois caças F-15 antes de se despenhar, ao fim de 90 minutos de voo, às 21h30 em Seattle, (5h30 deste sábado em Lisboa). Os caça F-15 não terão estado envolvidos na queda do avião.
A comunicação entre o homem a bordo do avião e o controlador aéreo foram divulgados.
#SeaTac @king5 #ketron #dupont #andersonisland pic.twitter.com/78LC5PXKhU
— Katreichel (@Katreichelart) August 11, 2018
Este segundo vídeo também mostra o que parece ser um caça a perseguir o avião.
More video of the stolen Q400 as it flew around the Seattle area. pic.twitter.com/Mzpuo4lvC2
— Sentinel (@StratSentinel) August 11, 2018
Este outro vídeo divulgado pela Fox News foi inicialmente partilhado por uma utilizadora do Facebook que garante que este era o avião que se despenhou.
#BREAKING Alaska Airlines says it is aware of an incident involving an unauthorized take-off of a Horizon Air plane from Seattle-Tacoma International Airport. This video was taken by a woman who lives south of the airport. She says this is the plane. (Courtney Jensen Junka) pic.twitter.com/Zh3E4aGfSk
— FOX26 News (@KMPHFOX26) August 11, 2018
As autoridades policiais de Pierce County informaram via Twitter que o mecânico “estava a fazer acrobacias no ar ou não tinha conhecimentos suficientes para pilotar o avião”. O xerife local afirmou que “não se trata de um incidente terrorista”. O FBI confirmou e disse que a investigação ainda estava a decorrer.
Stolen horizon airplane crashed into Ketron island. Preliminary info is that a mechanic from unknown airlines stole plane. Was doing stunts in air or lack of flying skills caused crash into Island
— Pierce Co Sheriff (@PierceSheriff) August 11, 2018
O diálogo com o controlador de tráfego aéreo: “Isto é provavelmente prisão perpétua, huh?”
O Seattle Times divulgou excertos do diálogo mantido entre o mecânico e o controlador de tráfego aéreo antes do incidente. O mecânico, que parecia estar entre o excitado e o leviano, mostrou-se preocupado por ter pouco combustível no avião, uma vez que tinha consumido mais do que esperava com a descolagem. O controlador de tráfego aéreo manteve a calma, tentou não irritar o piloto e convencê-lo a aterrar algures. “Há uma pista à direita daí a uma milha” (referindo-se à base militar Lewis-McChord).
“Oh man,”, respondeu de pronto o mecânico. “Aqueles tipos tramam-me se eu tentar aterrar ali. E ainda posso dar cabo de alguma coisa lá. Não ia querer fazer isso. E eles provavelmente têm armas anti-aéreas.
O controlador terá negado: “Eles não têm nada disso. Vamos tentar encontrar um local para aterrar em segurança”.
“Ainda não estou pronto para aterrar. Mas tenho de parar de olhar para o combustível, que está a acabar-se depressa”, admitiu o mecânico, já preocupado com as consequências. “Isto é provavelmente prisão perpétua, huh? Espero que seja, para um tipo como eu”.
O controlador de tráfego aéreo tentou desviar o assunto: “Não nos vamos preocupar ou pensar nisso agora. Mas pode iniciar uma viragem à esquerda, por favor?”
O movimento do aeroporto chegou a ser temporariamente suspenso, impedindo aterragens e descolagens, mas já foi retomado.
An airline employee conducted an unauthorized takeoff without passengers at Sea-Tac; aircraft has crashed in south Puget Sound. Normal operations at Sea-Tac Airport have resumed.
— Seattle-Tacoma Intl. Airport (@flySEA) August 11, 2018