Um homem foi esta terça-feira detido depois de conduzir um carro contra a barreira de segurança do Parlamento britânico, em Londres. O indivíduo em causa foi prontamente rodeado pelas autoridades presentes no local e as autoridades estão a investigar o caso enquanto “incidente terrorista”. A investigação está a ser liderada pelo Comando de Contra-Terrorismo da polícia da capital britânica que divulgou que o suspeito é um cidadão britânico de 29 anos e confirmou a realização de buscas em vários locais na zona centro de Inglaterra.
O incidente ocorreu pouco depois das 7h30 da manhã. Várias pessoas foram atropeladas a polícia revelou em comunicado que duas pessoas foram assistidas no local e levadas para o hospital. Uma das pessoas, um homem, já teve alta hospitalar, enquanto que o outro ferido, uma mulher, permanece internada com “ferimentos graves que não são uma ameaça à vida”. A polícia revelou ainda que um outro ferido também foi assistido no local mas não precisou de ser transportado para o hospital. A Sky News partilhou no Twitter o momento em que o suspeito foi detido.
Video of the male driver arrested after a car crashed into security barriers outside Parliament in Westminster.
????Follow our live blog here for more updates: https://t.co/NCXlyxhNdi pic.twitter.com/ZdnDfgrW4G
— Sky News (@SkyNews) August 14, 2018
O homem detido tem 29 anos e circulava sozinho no Ford Fiesta cinzento que embateu na barreira de segurança do parlamento. Está detido numa esquadra do sul de Londres e é suspeito de “ofensas terroristas”. A polícia não encontrou armas no interior do carro, que permanece junto ao parlamento e ainda está a ser revistado. A BBC partilhou um vídeo onde é possível ver o trajeto do carro até colidir com a barreira de segurança.
A Parliament Square, onde fica a Abadia de Westminster, o Parlamento britânico e a Igreja de Santa Margarida, foram encerrados, assim como a estação de metro de Westminster que já se encontra reaberta. Cerca de 10 carros da polícia e três ambulâncias estão no local. A polícia de Londres emitiu um alerta onde pede a todas as pessoas que tenham fotografias e vídeos do acidente que as enviem para as autoridades.
At 0737hrs today, a car was in collision with barriers outside the Houses of Parliament. The male driver of the car was detained by officers at the scene. A number of pedestrians have been injured. Officers remain at the scene. We will issue further info when we have it.
— Metropolitan Police (@metpoliceuk) August 14, 2018
Breaking: Big armed police response to car which has cashed into Parliament barriers we are now being moved back pic.twitter.com/rYAqExq6rn
— Vincent McAviney (@VinnyMcAv) August 14, 2018
No âmbito da investigação deste caso, a polícia informou esta tarde, num comunicado, que estão a decorrer buscas em duas habitações em Birmingham e em outra casa em Nottingham.
Na mesma nota informativa, as autoridades confirmaram que o suspeito detido é um cidadão britânico de 29 anos e que o indivíduo está a ser interrogado numa esquadra de polícia na zona sul de Londres. O homem é suspeito de planeamento de um ato terrorista.
A polícia precisou que o Ford Fiesta prateado envolvido neste ataque estava registado no nome de um particular e que o veículo fez a viagem de Birmingham para Londres na noite de segunda-feira. O carro circulou entre as áreas londrinas de Westminster e de Whitehall das 6h00 da manhã de terça-feira (hora local e a mesma hora em Lisboa) até às 7h37, hora em que foi perpetrado o ataque.
A unidade de contraterrorismo da polícia britânica referiu ainda que não foram realizadas, até ao momento, outras detenções relacionadas com esta investigação.
O edifício do Parlamento britânico está cercado por barreiras de aço e betão depois do ataque de março do ano passado em que Khalid Masood atropelou várias pessoas na ponte de Westminster, perto do Parlamento. Quatro pessoas morreram atropeladas e um agente da polícia foi ainda esfaqueado por Masood.