Até agora, as pessoas têm usado expressões como LOL (Laugh Out Loud), WTF (What The Fuck?), NBD (No Big Deal) ou FML (Fuck My Life) de forma livre e indiscriminada. Mas, em breve, a situação pode mudar. Não que vá ser impossível continuar a utilizar estes acrónimos anglo-saxónicos, mas talvez venham a estar brevemente associados a um produto específico. Tudo porque a gigante Procter & Gamble Co. (P&G) quer registar estas expressões como marcas.

A dona de marcas como a Pantene, a Head & Shoulders ou a Oral-B pode em breve ficar com os direitos comerciais de algumas das principais expressões normalmente utlizadas pelos millennials. A notícia foi avançada esta quinta-feira pela Bloomberg e apanhou o mundo do marketing de surpresa.

Até ao momento, não se conhece nenhum produto que a P&G queira associar a estas marcas, mas a empresa já iniciou o processo formal para transformar as quatro expressões em marcas registadas. O regulador norte-americano para o setor já veio pedir mais esclarecimentos e deu um prazo para receber a resposta: até janeiro de 2019.

O objetivo da P&G é aproximar as marcas da empresa a uma camada mais jovem de consumidores. No entanto, já há especialistas que estão a torcer o nariz à ideia. Isto porque, recentemente, um estudo divulgado pela AdWeek revelou que 78% dos jovens não gostam de ver as marcas a forçar uma linguagem mais jovem com o objetivo de se aproximar deles.