786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Aquela ovação era o 3-0? Não, era o regresso de Danilo

Este artigo tem mais de 5 anos

O jogo com o Moreirense ficou marcado por um momento que foi festejado como se de um golo se tratasse: o regresso de Danilo aos relvados depois de cinco meses e um longo calvário de lesões.

Herrera foi um dos que mais aplaudiu o regresso de Danilo aos relvados.
i

Herrera foi um dos que mais aplaudiu o regresso de Danilo aos relvados.

Ivan Del Val/Global Imagens

Herrera foi um dos que mais aplaudiu o regresso de Danilo aos relvados.

Ivan Del Val/Global Imagens

O minuto era o 82 — ainda o FC Porto vencia por 2-0. Danilo apertava as chuteiras, ouvia indicações do adjunto portista e levava uma palmadinha nas costas de Sérgio Conceição. Começavam a subir de volume os primeiros aplausos — não só fora mas dentro do relvado (Herrera era um dos que o fazia) — e levantavam-se os telemóveis com a câmara em riste para o centro do relvado. Brahimi encaminhava-se para a linha lateral e dava lugar a Danilo. Até o técnico rival, Ivo Vieira, o quis cumprimentar. O internacional português estava novamente em campo cinco meses depois.

Era estrondoso o ruído que estalava nas bancadas. Quase como se tratasse de um golo. Um momento de entusiasmo num jogo baço do FC Porto, ainda a contas com os seus próprios fantasmas. “Olé Danilo, olé!”.

[Veja o momento da entrada de Danilo aqui]:

Para perceber a importância do momento é preciso recuar a uma cronologia que não tem desenhado momentos fáceis na carreira do médio português. Tudo começou em janeiro passado, no jogo da meia-final da Taça da Liga, frente ao Sporting. Ainda não estavam cumpridos sete minutos quando, numa arrancada, Danilo sentiu dores na perna esquerda e caiu sozinho. Na altura acabou por ser substituído por Óliver Torres, mas as piores notícias estavam reservadas para os dias seguintes: rotura muscular no gémeo esquerdo e um tempo de paragem que rondaria, pelo menos, os dois meses.

Era uma lesão que afetava uma zona muscular essencial no equilíbrio, nos saltos e nas mudanças de direção — pelo que a recuperação foi tratada com pinças pelo departamento médico liderado por Nélson Puga. O grande regresso, mais de dois meses depois, estava marcado para 2 de abril no Estádio do Restelo. Danilo entrou aos 72 minutos, mas num arranque, outro, sentiu um desconforto. Ainda assim, manteve-se em campo e só se queixou aos clínicos depois do jogo — que o FC Porto viria a perder por 2-0.

Os dias seguintes trouxeram as notícias que ninguém queria ouvir no Dragão: rotura parcial do tendão de Aquiles da perna esquerda. Confirmavam-se as primeiras suspeitas (inclusive do jogador, que terá mesmo confidenciado com as pessoas mais próximas que a época tinha terminado) e o desfecho era devastador: além de Danilo falhar os restantes jogos do FC Porto nessa temporada, estava também afastado do Mundial da Rússia.

O jogo com o Moreirense marcou o regresso depois deste longo calvário. E a forma como foi assinalado, dentro e fora do campo, sublinha que o peso do jogador extravasa a posição que ocupa no campo. Como confirmou no final o próprio Sérgio Conceição: “O regresso do Danilo é extremamente importante para o grupo. É um jogador fundamental no espírito Porto e também pela sua qualidade”.

Entretanto o próprio jogador deixou uma mensagem na conta de Twitter do FC Porto. “Foi muito emocionante 45 mil pessoas a aplaudirem-me. Foi muito importante para mim. Obrigado e espero que todos os adeptos continuem a apoiar o clube porque vamos precisar de vocês”, referiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora