Um sismo de 4.6 na escala de Richter foi sentido na manhã desta terça-feira nas regiões norte e centro de Portugal. Vários testemunhos dão conta de pequenos tremores sentidos em cidades como Porto, Gaia, Matosinhos ou Tondela, por exemplo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirmou a ocorrência deste sismo de magnitude 4.6 com epicentro a 28 quilómetros de profundidade. Segundo o European-Mediterranean Seismological Centre (EMSC), o sismo foi sentido às 7h12 e teve epicentro no oceano, a 139 quilómetros a noroeste de Peniche.

De acordo com o mesmo instituto (EMSC), uma réplica de 3.1 ocorreu às 7h29, com epicentro na mesma região.

Em comunicado, o IPMA confirma que até ao momento não há registo de que o sismo tenha causado “danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Santa Maria da Feira”. De acordo com a Lusa, a Autoridade Nacional de Proteção Civil avançou que “o abalo foi sentido no Norte do país, tendo a Autoridade já recebido alguns pedidos de informação”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também contactado pela Lusa, o Comando Distrital de Operação de Socorro e os Sapadores do Porto confirmou que o sismo foi sentido, mas “não houve nada de relevante a registar no distrito”.

Nas redes sociais é possível encontrar vários relatos do sismo que terá sido sentido em Gaia, Porto, Aveiro, Vila do Conde, Viseu, Coimbra, Leça da Palmeira e Barcelos.

Quando estás no banho e a terra dá um saltinho… #tremor

Posted by Michael Seufert on Monday, September 3, 2018

https://twitter.com/Dantaaaasss/status/1036861145385259008

https://twitter.com/odysseasmois/status/1036863482174623749

[atualizado às 9h16]