Os Bauhaus vão lançar, pela primeira vez, todos temas gravados durante a sessão de “Bela Lugosi’s Dead”, tema mítico da banda de rock gótico britânica. O lançamento, disponível a partir de 23 de novembro em vinil e em versão digital, pretende assinalar os 40 anos do grupo liderado por Peter Murphy, que tocou recentemente em Portugal, no festival Vilar de Mouros.

O álbum, The Bela Session, inclui cinco temas gravados durante a sessão de 26 de janeiro de 1979, seis semanas depois de a banda ter sido formada em Northampton, Inglaterra. Três delas — “Some Faces, “Bite My Hip” e a versão original de “Boys” — nunca foram editadas. Esta é também a primeira vez que, nos últimos 30 anos, os nove minutos de “Bela Lugosi’s Dead” são editados em vinil. Segundo a Rolling Stones, as cinco músicas foram remasterizadas a partir da gravação analógica.

Apesar de o disco só chegar às lojas em novembro, já pode ser adquirido em pré-venda a partir do bandcamp da banda. Está disponível em branco, numa edição limitada a mil cópias, e em preto.

Peter Murphy anunciou recentemente uma tour de comemoração dos 40 anos dos Bauhaus com o baixista original, David J, com um alinhamento baseado no primeiro álbum da banda, In The Flat Field. Duas datas são em Portugal — Murphy vai tocar primeiro no Porto, no Hard Club, no dia 16 de novembro, seguindo depois para Lisboa, onde atuará no dia 17, na LX Factory. Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais, na Ticketline (concerto do Porto) e em bol.pt (concerto de Lisboa). Custam entre 35 e 105 euros.