Os preços de venda das casas em Portugal Continental subiram 16,4% em maio face ao mesmo período de 2017, “continuando a tendência de aceleração da variação homóloga”, segundo as estimativas da Confidencial Imobiliário, entidade que se dedica às estatísticas no setor.

De acordo com os dados revelados esta segunda-feira pela entidade, que têm por base os preços efetivos de transações registados no âmbito do Sistema de Informação Residencial daquela entidade, em maio, “o preço da habitação aumentou 16,4% face ao mesmo mês de 2017”.

Tal subida evidencia “uma nova intensificação no ritmo” e continua “a tendência de aceleração da variação homóloga verificada desde final de 2015 (e apenas interrompida no final de 2016)”, acrescenta a Confidencial Imobiliário em comunicado. “Depois de terminar 2017 nos 12,8%, a subida homóloga do preço das casas tem registado uma forte intensificação já este ano, de tal forma que os preços em maio estão 6% acima do patamar registado em dezembro”, observa. Em termos mensais, os preços das casas aumentaram 0,9% em maio, mas abrandaram face aos 2% verificados em abril.

Na nota, a Confidencial Imobiliário salienta ainda que “desde julho de 2016 que o Índice de Preços Residenciais regista subidas mensais ininterruptas, a mais alta das (+2,4%) observadas em junho do ano passado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR