Orçamento do Estado

Manuais escolares vão ser gratuitos até ao 12º ano

1.847

Orçamento do Estado para o próximo ano vai alargar universo de alunos com direito a manuais escolares gratuitos no próximo ano lectivo. Abonos de família aumentam para crianças entre os 3 e os 6 anos.

LUSA

O Orçamento do Estado que será entregue na próxima segunda-feira vai definir que os manuais escolares passarão a ser gratuitos para toda a escolaridade obrigatória, ou seja, até ao 12º ano. A medida entrará em vigor no ano letivo 2019/2020, de acordo com o PCP.

Os comunistas dão esta como uma medida fechada no Orçamento para o próximo ano, com o líder parlamentar João Oliveira a dizer, no entanto, que “ainda há um problema de operacionalidade para resolver”.

O PCP tinha colocado esta proposta em cima da mesa de negociações do Orçamento argumentando com as iniciativas dos anos anteriores que fixaram manuais gratuitos nos 1º e 2º ciclo de escolaridade e que permitiram abranger mais de 500 mil alunos. Na altura em que apresentou a proposta de alargamento da medida, o PCP disse que ela custaria “pouco mais de 100 milhões e euros” aos cofres públicos.

Abonos de família aumentam para crianças entre os 3 e os 6 anos

O líder comunista fez também saber que o Orçamento trará um reforço nos abonos de família, no escalão dos 3 aos 6 anos. De acordo com João Oliveira, os abonos pagos neste escalão vão ser aumentados num montante que corresponde a um terço do que é pago no primeiro escalão, relativo aos três primeiros anos de vida.

A partir dos três anos existem três escalões para a atribuição do abono de família. Em junho deste ano os valores do abono de família foram atualizados, através de uma aportaria, aumentando para 148,32 euros nas crianças até um ano e 37,08 nas que têm mais de três anos, no primeiro escalão de rendimentos.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rtavares@observador.pt
Benefícios Fiscais

Se calhar mais valia ter ido…

António Maria Cabral
175

Por que motivo um jogador de futebol (Pepe) que receberá milhões de euros afinal “só” vai pagar metade de IRS? A resposta é nos dada pela Lei de Orçamento de Estado de 2019...

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)