Maioria de Esquerda

Politicamente Correto

Nascidos numa civilização, morreremos numa tribo? /premium

1.450
A histeria em torno das fake news, da imprensa de direita, das notícias reaccionárias… procura legitimar a censura e diabolizar qualquer análise à tribalização das sociedades ocidentais.
Fact Check

Sem a esquerda, o PS teria sido mais austero? /premium

Catarina Martins arrancou a última Convenção do BE antes das legislativas a apontar riscos de uma maioria absoluta do PS. Lembrou o que Costa defendia em 2015. Era mesmo diferente do que fez?
XI Convenção BE

Catarina lança Marisa e diaboliza maioria do PS

Nem PSD/CDS, nem PS absoluto e nem pensar no voto útil. O discurso político do BE foi definido no arranque da Convenção por Catarina Martins que também anunciou a candidata do partido às europeias.
Parlamento

Esquerda assinala progressos com Governo atual

A um ano das legislativas, PS, PCP, BE e PEV assinalam progressos alcançados com a atual solução de Governo, mas recusam abrir o jogo sobre a sua renovação ou fórmula a adotar na próxima legislatura.
Maioria de Esquerda

António Costa não vai mudar

532
Seja na oposição, seja num governo minoritário, seja ainda num governo maioritário, sabemos bem todas as coisas que podemos esperar de António Costa. Fazer reformas no tempo certo não é uma delas.
Maioria de Esquerda

Portugal ao lusco-fusco /premium

141
Tudo parece, sob a batuta de António Costa, viver numa atmosfera de incerteza em que nada é exactamente o que parece, numa ambiguidade organizada que cria as condições da sua própria perpetuação.
Maioria de Esquerda

António Costa de parabéns /premium

634
António Costa domesticou o principal foco de populismo em Portugal, o Bloco de Esquerda, transformando-o num partido institucional. Daqueles que se curvam perante a realidade.
Política

É fácil ser de esquerda em Portugal /premium

1.412
Ser de esquerda em Portugal é demasiado fácil porque se diz o que vem à cabeça sem que daí se retirem quaisquer consequências. É fácil, mas também perigoso.
Orçamento do Estado

OE: Imposto sobre gasolina vai baixar 3 cêntimos  - como aconteceu

123
Mário Centeno anuncia que vai reverter aumento extraordinário do imposto sobre os combustíveis decidido em 2016. Decisão aplica-se apenas à gasolina e implicará descida de 3 cêntimos por litro.
Pedro Nuno Santos

Um proclamador forjado na "rota da carne assada"

Diz que tem as características que moldam os líderes. Considera que “quatro anos é suficiente" nas "desgastantes" funções de ponte com as esquerdas. O 'best of' da entrevista a Pedro Nuno Santos.
Orçamento do Estado

O lado A e o lado B das negociações na "cave" /premium

Nos dois meses pós Verão houve 40 reuniões no Parlamento para preparar o Orçamento. A "cave" de Pedro Nuno Santos foi o local das negociações de onde PCP e BE saíram com sentimentos opostos.
Orçamento do Estado

BE acerta alívio de pensões antecipadas já em 2019

Desbloqueio conseguido na noite desta sexta-feira, numa reunião do BE com o primeiro-ministro. Governo aceitou antecipar em três meses o fim do factor de sustentabilidade para as reformas antecipadas.
Orçamento do Estado

PCP: fator de sustentabilidade acaba até 2020

O Orçamento do Estado vai pôr fim à penalização para quem pede reformas antecipadas, com o PCP a anunciar que a medida se fará em duas fases. Mas pode ainda haver margem para mais.
Orçamento do Estado

IVA da luz vai baixar para a parte fixa da fatura

665
Fórmula ainda não está fechada, mas passará por uma "solução combinada" entre a redução do défice tarifário e uma descida do IVA sobre a parte fixa da fatura, revelou o PCP.
Orçamento do Estado

Manuais escolares vão ser gratuitos até ao 12º ano

1.847
Orçamento do Estado para o próximo ano vai alargar universo de alunos com direito a manuais escolares gratuitos no próximo ano lectivo. Abonos de família aumentam para crianças entre os 3 e os 6 anos.
Parlamento

PS procura parceiro para aprovar leis da habitação

168
A maioria de esquerda falha nas propostas do Governo para a habitação e o PS faz agora um apelo a um "consenso alargado" com "outras forças que não o PCP e o BE".
Debate Quinzenal

Tancos roubou o palco à economia e ao emprego

A direita não larga o caso de Tancos e António Costa continua a segurar o ministro da Defesa. O primeiro-ministro quis debater economia, mas só a esquerda lhe tocou... e para exigir medidas no OE.
Governo

Esperar que caia de podre. E não seja tarde demais /premium

2.282
O caso da ERSE, depois do caso de Tancos, depois do caso do Infarmed, indica que quem governa acha que pode fazer o que entender sem seguir regras ou sofrer consequências. Um dia a paciência esgota-se
Maioria de Esquerda

Algo tinha de mudar para tudo ficar na mesma /premium

Por mais simbólica que a criação da 'geringonça' possa ser, por mais português que seja o gosto que o eleitorado lhe tomou, as suas consequências não são tão claras quanto os holofotes que lhe apontam
Marcelo Rebelo de Sousa

Como a direita se tornou anti-sistema

263
O eleitorado de direita tornou-se anti-sistema e é por essa razão que tem sido ignorado pelo governo, por Marcelo e parte da imprensa.
Maioria de Esquerda

Carlos César admite PCP e Bloco no Governo

586
Em entrevista à RTP, Carlos César disse que há áreas em que acordo entre PS, PCP e Bloco de Esquerda "não é exequível", mas garante que isso "não obstaculiza a entrada desses partidos para o Governo".
Maioria de Esquerda

Se eles são o Estado, quem é o povo? /premium

147
O Estado são eles. A escola não serve para educar alunos, serve para empregar professores e os servir. Os hospitais não servem para tratar doentes mas sim para pagar salários a médicos e enfermeiros.
Orçamento do Estado

Orçamentómetro. A negociação começou /premium

Vem aí o último Orçamento da "geringonça", mas nem por isso trará menos exigências dos parceiros. As contas de Centeno também não estão mais fáceis. O que pedem os partidos e o que o Governo quer dar?
Observador Summer Sessions

"Cheguei à JCP pela lista telefónica" /premium

174
João Ferreira diz que ser eurodeputado e vereador não são tarefas para a vida, mas não diz até quando fica. Fala dos limites da Geringonça. Da evolução de Cuba e Coreia. E do populismo no Sporting.
Maioria de Esquerda

Dizem que é uma espécie de vaga de fundo  /premium

1.609
Os grandoleiros já não grandolam. A GNR prende traficantes. O Ministério da Saúde certifica a droga. A aposta na Educação para Cidadania mostra resultados em Carcavelos. É a vaga Portugal Boom.
Maioria de Esquerda

As vozes e os donos /premium

1.379
Há sobretudo o aroma da doença que precede o fim, e a terrível impressão de que ainda estamos no princípio. Portugal tornou-se uma imensa exposição de fancaria que as vozes dos donos vendem aos berros
Maioria de Esquerda

Um país esquizofrénico e informe /premium

120
Portugal tem uma longa tradição de apego ao faz-de-conta como modo de vida e ela encontra-se bem viva. Costa, honra lhe seja feita, percebeu isso como ninguém e com uma boa consciência à prova de bala
Maioria de Esquerda

A incoerência e a abstenção

Qual será o impacto das contorções discursivas diárias da nomenclatura geringonçista na insondável alma lusitana? A mim parece-se cada vez mais com uma tentativa deliberada de confundir as massas.
PCP

PCP não rejeita "geringonça II"

João Oliveira já não coloca a questão sobre se a atual solução governativa é repetível, mas sim na importância "decisiva" do reforço do peso do PCP num quadro semelhante ao de 2015.
Governo

Saúde e Educação ou um problema de liderança /premium

182
Por mais dinheiro que se envolva na Saúde e na Educação, o problema não se resolve. Porque a raiz da degradação dos serviços públicos está na falta de liderança.
Descentralização

Bloco central na descentralização irrita esquerda

Acordo entre PS e PSD ganhou corpo com a aprovação no Parlamento do que faltava para fazer avançar a descentralização de competências para as autarquias. PCP queixou-se e César veio acalmar parceiros.
Serviço Nacional de Saúde

Má sorte não ser funcionário público (com ADSE) /premium

3.544
Agora que, afinal, já não há dinheiro, é bom recordarmos que quando parecia que havia dinheiro se preferiu pagar mais aos funcionários do Estado mesmo quando isso implicou prestar pior serviço público
Maioria de Esquerda

Da geringonça de gestão à maioria absoluta?

Como se constata, não foi preciso esperar pelo abrandamento da economia europeia para se perceber que a pretensa recuperação da economia portuguesa não passava de uma falácia temporária.
PCP

Jerónimo de Sousa e a "geringonça". "Assim não dá"

Jerónimo de Sousa defendeu que o compromisso maior do Governo é com as regras europeias, avisando que "assim não dá", pois ficarão por resolver problemas estruturais na sociedade.
Jerónimo De Sousa

PCP. Passos teve "política de terra queimada"

275
Jerónimo de Sousa garante que "o PCP não parte para o debate do Orçamento do Estado com pedras no sapato" e quer continuar a promover "medidas de reposição de direitos e rendimentos".
Estado Social

A Maternidade já pode fechar? /premium

669
Quem quer manter aberta a Maternidade Alfredo da Costa deve fazer tudo para eleger um governo das direitas. Só então, voltará a maternidade a ter os defensores que teve há uns anos.
Orçamento do Estado

Foi você que pediu uma geringonça? /premium

531
A geringonça é o regime, toda a oligarquia, depois de fracassadas as ideias e liquidadas as expectativas, a tentar salvar-se, agarrando-se ao Estado.
Rui Rio

Rio. Posição sobre OE só quando houver proposta

133
O líder do PSD, Rui Rio, afirmou este sábado que o partido terá uma “posição oficial” sobre o Orçamento do Estado (OE) para 2019 quando a proposta for conhecida.
Bloco de Esquerda

Diz-me com quem acampas, dir-te-ei quem és /premium

2.007
Um workshop sobre “desconstrução da masculinidade tóxica”, Um debate sobre "a propriedade é o roubo: socialização dos meios de produção". Dava para rir se não fosse de chorar, pois eles mandam no país
Parlamento

PS acusa Bloco: "Abriu a época da caça ao voto"

651
A perspetiva de uma coligação negativa no Parlamento para baixar o imposto sobre os combustíveis fez o líder parlamentar do PS deixar críticas ao parceiro do partido no Parlamento.
Maioria de Esquerda

Danos irreversíveis de uma maioria “reversionista" /premium

796
Talvez seja a pacatez dos costumes, talvez a ligeireza da oposição, mas certo é que pouco se fala de como esta governação já deixou feridas que levarão muito tempo a sarar, se é que não são incuráveis
Debate Quinzenal

Minutos decisivos da partida parlamentar de Costa

O jogo da seleção em Moscovo acabou e, em Lisboa, arrancou o debate quinzenal. Costa esteve defensivo, na tentativa de resolver os problemas que vinham da própria equipa e não tanto do adversário.
Orçamento do Estado

"Geringonça" discute OE com olho nas eleições

Arranque difícil das reuniões. PM recebe BE esta terça-feira, numa reunião adiada e reagendada em poucas horas. Catarina Martins leva salários, energia, serviços públicos e pensões para o encontro.
Politicamente Correto

No princípio estranha-se. Depois entranha-se /premium

899
Todos os dias há uma causa. Todos os dias uma certeza. Todos os dias um absurdo. No fim estamos prontos a aceitar tudo na esperança de que assim nos deixem paz. Não deixam.
Maioria de Esquerda

Geringonças e blocos centrais /premium

102
Depois da sua posição, se quiser ser coerente (não é evidente que queira), Rio terá que defender um referendo à eutanásia. Os temas de consciência individual não podem ser decididos só pelos deputados
Sindicatos

A nova esquerda é fofinha! /premium

229
Mário Nogueira, como sempre um precursor e um inovador, acaba de inaugurar uma nova esquerda. A esquerda do protesto fofinho, que não quer ser incómoda nem desagradável para o Governo.
Maioria de Esquerda

Os Blocos de interesses centrais e particulares

Há uma franja flutuante de votantes da esquerda disputada por PS e BE desde que Louçã apoiou a candidatura de Manuel Alegre à Presidência. O BE está longe de ter o seu eleitorado consolidado.
Bloco de Esquerda

Mortágua atira a gestão "errada" de Centeno

416
A deputada do Bloco de Esquerda considera que o ministro das Finanças está a violar o que acordou com o BE em outubro passado e desconfia que Centeno quer chegar a défice 0% já este ano.
Política

Uma fotografia com Rio, em plena "geringonça"

121
Rio e Costa juntos para um acordo, numa imagem que o socialista não conseguiu com os parceiros com que governa há três anos. O último pacto de regime foi há 11 anos, também com o PSD.
Maioria de Esquerda

A pantomina

335
“Da luta de classes à luta pelo melhor escalão” é o papel reservado ao povo nesta revista à portuguesa que tem como estrelas a Catarina dos ultimatos, o Jerónimo dos provérbios e Costa, o habilidoso.
Imprensa

"Governo tem sucesso porque não é de esquerda"

1.006
Análise da revista The Economist, que entrevistou António Costa, defende que "o governo de esquerda está a ter sucesso, em parte, porque não é especialmente de esquerda".
Programa de Estabilidade

Lista de investimentos para acalmar a esquerda

Programa de Estabilidade terá lista de investimentos, com compromisso de montantes e calendário para execução. Em causa estão áreas sociais mais afetadas pelos cortes, como a saúde.
Maioria de Esquerda

"Se contas correrem mal, vai tudo por água abaixo"

107
Líder parlamentar do PS diz que esquerda conhece as consequências de um recuo na consolidação das contas públicas e garante que ajustamento está a ser "prosseguido de forma suave e atenuada".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo. "Milagre na economia" começou com Passos

4.523
Em entrevista ao jornal espanhol La Voz de Galicia, Presidente da República diz que a recuperação económica em Portugal foi um "milagre a dois tempos". Passos iniciou o "milagre", Costa preservou-o.
PS

António Costa rejeita abertura de Rui Rio

181
Afirmando o seu desejo de continuar aliado às esquerdas, Costa deixou Rio a falar sozinho e mais vulnerável aos seus críticos. Se a geringonça é para manter, que ganha o PSD com uma aproximação ao PS?
Governo

Viver na mentira

1.647
O governo tem ocultado dados, falseado indicadores e sabotado a comparabilidade de informação. Em benefício próprio e prejuízo da qualidade da democracia, assim diminuída na capacidade de escrutínio.
Maioria de Esquerda

Este país é para velhos

450
Os hospitais estão em regime de caos controlado; os caminhos-de-ferro podres; as escolas metem água, os professores em greve; as estradas têm cada vez mais buracos; o SIRESP ardeu e o Verão vem aí.
Maioria de Esquerda

Alterações à legislação laboral

As alterações legislativas visam aumentar a rigidez no mercado de trabalho, pelo que vão no sentido contrário ao que estão a fazer com sucesso todos os países europeus, sobretudo os mais desenvolvidos
Legislação Laboral

PS junta-se à direita para travar PCP e BE

Nem o banco de horas individual escapou, ainda que venha aí uma proposta do Governo sobre o mesmo. O PCP sublinha a "convergência" do PS com a direita, mas não tira consequências para "geringonça".
Legislação Laboral

PCP volta a atacar nas leis laborais com avisos

O fim do banco de horas individual é o único ponto em cima da mesa esta quarta-feira e em que PS e parceiros coincidem. Nas outras matérias laborais, colidem. PCP quer clarificar de que lado está o PS
Partidos e Movimentos

Partidos socialistas, espécie em vias de extinção?

293
Não fosse o engenho de Costa em criar a geringonça graças à submissão e bom comportamento do BE e do PCP e o PS estaria na mesma travessia do deserto que a sua família política no resto do continente.
Maioria de Esquerda

Chuva de estrelas

131
Serei só eu a notar evidentes semelhanças entre as propostas das forças que apoiam o nosso Governo e as marcas identitárias das forças populistas que, atacando a Europa, acabam de triunfar em Itália?
Maioria de Esquerda

O último cartucho do PS

O PS assume-se, a partir da geringonça, como mero mediador entre forças politicas opostas, tendo por objetivo lutar contra aquilo que o próprio Pedro Nuno Santos admite ser o atual “consenso europeu".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)