771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Maioria de Esquerda

Democracia

Os fantasmas da esquerda portuguesa 

O terreno em que se vai colocar o futuro combate político é novo para a esquerda portuguesa. Não está preparada para ele e, vai daí, brada contra a única coisa que conhece: o «fascismo».
Eleições

Bloco quer "sarar as feridas da maioria absoluta"

Líder do Bloco de Esquerda critica a governação da maioria absoluta e diz que o partido tem força eleitoral para impor soluções. Mortágua critica também os candidatos à liderança do PS.
Resposta Pronta

Adalberto: "Problema não é apanágio desta maioria"

 "Não adianta a personalização dos casos". O antigo ministro socialista apela a que "não se brinque às eleições" mas que a "política volte a ser um governo do país". E, pede a "reação do PM e PR".
Imigração

O problema da imigração

Portugal tem capacidade para ser muito mais do que um destino de férias e parado no tempo. A melhor forma de atingirmos um futuro melhor é observarmos o melhor do passado: uma maioria estável do PSD.
PCP

Jerónimo não guarda saudades da "geringonça"

Comunista não está arrependido da solução governativa encontrada em 2015 até porque, recorda, permitiu afastar a direita do poder. Mas não foi marcante para Jerónimo, ainda que Costa diga o contrário.
Comentário

"Antigo PR faz ajuste de contas com António Costa"

Miguel Santos Carrapatoso, editor-adjunto de Política do Observador, sublinha que Cavaco Silva "não deixou nada por dizer" e que lança desafio a Costa de "fazer mais e melhor", agora que tem maioria.
Rádio Observador

A polémica nas eleições da AR. Ligue 910024185 

A esquerda prepara-se para chumbar o candidato do Chega à vice presidência da AR. E o que esperar se o PS propor Edite Estrela para presidente? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente
Noticiário

12h. PCP continua disponível para negociar com PS

Declaração do Secretário-Geral comunista após o balanço do Comité Central do partido. Ainda neste jornal, Mário Tomé critica a estratégia do Bloco de Esquerda nestas legislativas.
Legislativas 2022

Cem nomes por uma "maioria plural de esquerda" 

Cem personalidades assinaram uma carta esta terça-feira publicada no jornal Público, na qual defendem uma pluralidade de esquerda para "construir o diálogo, a alternativa, a resistência".
Eleições Legislativas

Livre defende "maioria progressista e ecológica"

Rui Tavares defende acordo "em toda a área da esquerda, do progressismo, da ecologia, também, do europeísmo e das questões sociais".
Resposta Pronta

"Costa não devia recusar entendimento com PSD"

Ana Gomes considera que solução de Governo de bloco central "seria extremamente nociva para o país". Defende entendimento há esquerda e diz que "há espaço", mas "não vontade política".
Oficina da Liberdade

Jargões da esquerda, expectativa versus realidade

Os pensadores de esquerda sempre consideraram, no essencial, que o povo não possui nem conhecimentos, nem vagar para ser soberano.
Noticiário

14h. Le Monde. Esquerda "brinca com fogo"

Le Monde dedica editorial à crise política em Portugal e alerta para as responsabilidades da esquerda no crescimento da extrema-direita. AR debate diploma da eutanásia, Baptista Leite critica o timing
Violência

A geringonça que já existia, existe e existirá

Não é verdade que a aliança entre o PS e a extrema-esquerda tenha começado em 2015. Muito antes já imperava uma frente de esquerda que definia as causas e a agenda.Essa frente vai escapar a esta crise
Crise Política

A morte anunciada da geringonça

Sem reformas os portugueses estão condenados a condições de baixos salários e de baixas pensões, à emigração dos jovens e quadros qualificados e à perpetuação da pobreza em largas camadas da população
Orçamento do Estado

Governo chega "a limite". Esquerda parou contactos

António Costa usou Jorge Palma para manter esperança na negociação do OE, mas a música da esquerda acabou. Até o PCP já começou a revelar, de forma inédita, detalhes das negociações.
Maioria de Esquerda

O Bloco e o PCP querem a virgindade de volta

Duarte Cordeiro chamou a atenção para o facto de o Bloco e o PCP já se terem despedido da castidade há muitos orçamentos. E, por mais que agora esperneiem, já não a recuperam.
Maioria de Esquerda

Motel Orçamento Delírio

Almofada. Aprofundar. Folga... Não é o anúncio a um motel, é o vocabulário usado para discutir o orçamento em Portugal.
Maioria de Esquerda

Governar no vazio

A geringonça fez-se com o intuito de impedir que a direita fosse governo. Sem  programa, PS, PCP e BE até a Concertação Social puseram em causa. Os sinos já tocam pelo que estes partidos destruíram.
Governo

Os comediantes do orçamento

Os parceiros da geringonça estão cada vez mais fracos, e toda a sociedade portuguesa, por causa do beco sem saída de estagnação e de dependência em que eles a encurralaram, está igualmente mais fraca.
Orçamento do Estado

A farsa do orçamento

Desde a saúde à domesticação das Ordens das profissões liberais, o trio partidário que nos governa não tem feito outra coisa se não estatizar e burocratizar todas as actividades em que põe a mão.
Política

Pântano

Em Portugal a despesa pública tornou-se numa religião inatacável, a nossa cultura de responsabilização é uma miragem e os partidos transformaram-se em meras máquinas de conquista e exercício de poder.
Offshores

Andamos todos aos papéis

Quer saber a que velocidade seguia o carro do ministro Cabrita? Não pergunte mais ou acaba negacionista. Tem ADSE e já não pode ir ao seu médico? Ora, um paper por dia nem sabe o bem que lhe fazia!
Maioria de Esquerda

A Geringonça seis anos depois

Num contexto de fragmentação partidária crescente, PS e PSD precisarão dos partidos pequenos à sua esquerda e direita para governar. É que não é apenas o PSD que está em declínio eleitoral.
Governo

O lamaçal

Nada leva a crer na mudança das clientelas que vivem de projectos inúteis e da corrupção com que os dinheiros públicos têm sido desbaratados desde o tempo de Sócrates.
Governo

Empregos para amigos

A lei não se cumpre e assim se consegue viciar os concursos da administração pública. E qual é a solução do Governo para uma lei que é ele que não cumpre? Mudar a lei.
Resposta Pronta

Leis laborais. "PS tem falta de vontade política"

João Oliveira, líder parlamentar do PCP, pede medidas concretas e não "inscrições proclamatórias" do PS sobre alterações à legislação laboral. Entrevista conduzida pela jornalista Mariana Lima Cunha.
Rui Rio

Rio: Costa está a dar "anel de noivado" ao PCP

Para o presidente do PSD, o primeiro-ministro está a fazer "tudo o que está ao seu alcance para segurar o poder", deixando o país para segundo lugar, e adotando uma estratégia de propaganda.
Maioria de Esquerda

Os dias. Estes dias

Mobilizem-se armas e tropas não contra os falhanços do Estado, a improdutividade do país, a adversidade dos que ficaram para trás na pandemia mas contra o “fascismo” (não devem de facto saber o que é)
Congresso do PS

Costa quer ficar para gerir crise. Só com esquerda

Moção de estratégia global de António Costa ao congresso do PS exclui o PSD de Rui Rio de qualquer diálogo por causa da "complacência" deste com "a extrema-direita". E tem planos para lá de 2023.
Emissão Especial

Louçã. "A direita não voltará ao Governo"

Francisco Louçã garante que graças à "força" do BE "não haverá mais maiorias absolutas, nem a direita voltará ao Governo". Histórico bloquista volta ainda a lançar Mariana Mortágua como ministra.
Os Verdes

PEV: "Não excluímos" nova geringonça "no futuro"

Os Verdes fazem, este fim de semana, a sua 15.ª Convenção, na qual vão vincar ser “de esquerda”, admitindo o desejo de continuar na CDU, e assumir as “lutas” ecologistas contra o aeroporto do Montijo.
Maioria de Esquerda

O país no impasse

Paira sobre o país uma descrença completa na capacidade do actual sistema partidário produzir soluções positivas para a generalidade dos problemas que o país tem acumulado desde o início do séc. XXI.
Orçamento do Estado

Governo vai chamar Bloco para negociar Orçamento

Conversa adivinha-se tensa, tendo em conta o histórico com o Governo, convencido de uma "aliança tácita entre BE e PSD". Há também fé que o PCP não se deixe influenciar pelo combate autárquico.
Política

Esquerda vai "aumentar confronto" com Governo

PCP é claro: as opções do Governo são “muito relevantes” e levam a um “aumento da instabilidade”. BE vê as críticas ao Orçamento vingadas. Esquerda põe ónus no Governo: está a brincar com o fogo.
Trabalho

Costa vai agarrar tema que une geringonça

Numa reunião interna do PS, Costa colocou as alterações a leis laborais no topo da agenda e para a semana já haverá novidades sobre Livro Verde. Um piscar de olho à esquerda que espera para ver.
Governo

Governo e esquerda numa relação a duas velocidades

PCP reúne-se com o Governo, mas sobre execução orçamental; BE foi chamado por causa do SEF e pandemia, mas sem meter Orçamento. Partidos estão atentos aos avisos de Pedro Nuno Santos sobre a esquerda.
Serviço Nacional de Saúde

O custo da ideologia

Para esta maioria a iniciativa privada é boa para prestar cuidados de saúde aos funcionários públicos mas não serve quando se trata de assistir a população em geral. Isso tem um custo em vidas humanas
Política

Os 12 desafios da esquerda para 2021

O Bloco terá de decidir se o divórcio é para manter, o PCP tentará contrariar história eleitoral e Costa ultrapassar ano horribilis com a suavidade possível, evitar o pântano e gerir os turcos do PS.
Governo

O PS e a destruição do Estado

O país habituou-se aos populismos da esquerda que sempre acusam a direita de querer destruir o Estado, mas ninguém como a geringonça tão eficazmente e em tão pouco tempo fez tanto pela sua destruição.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos