270kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Maioria de Esquerda

Rui Rio

Rio: Costa está a dar "anel de noivado" ao PCP

Para o presidente do PSD, o primeiro-ministro está a fazer "tudo o que está ao seu alcance para segurar o poder", deixando o país para segundo lugar, e adotando uma estratégia de propaganda.
Maioria de Esquerda

Os dias. Estes dias /premium

575
Mobilizem-se armas e tropas não contra os falhanços do Estado, a improdutividade do país, a adversidade dos que ficaram para trás na pandemia mas contra o “fascismo” (não devem de facto saber o que é)
Congresso do PS

Costa quer ficar para gerir crise. Só com esquerda /premium

1006
Moção de estratégia global de António Costa ao congresso do PS exclui o PSD de Rui Rio de qualquer diálogo por causa da "complacência" deste com "a extrema-direita". E tem planos para lá de 2023.
Emissão Especial

Louçã. "A direita não voltará ao Governo"

2592
Francisco Louçã garante que graças à "força" do BE "não haverá mais maiorias absolutas, nem a direita voltará ao Governo". Histórico bloquista volta ainda a lançar Mariana Mortágua como ministra.
Os Verdes

PEV: "Não excluímos" nova geringonça "no futuro"

Os Verdes fazem, este fim de semana, a sua 15.ª Convenção, na qual vão vincar ser “de esquerda”, admitindo o desejo de continuar na CDU, e assumir as “lutas” ecologistas contra o aeroporto do Montijo.
Maioria de Esquerda

O país no impasse /premium

Paira sobre o país uma descrença completa na capacidade do actual sistema partidário produzir soluções positivas para a generalidade dos problemas que o país tem acumulado desde o início do séc. XXI.
Orçamento do Estado

Governo vai chamar Bloco para negociar Orçamento /premium

644
Conversa adivinha-se tensa, tendo em conta o histórico com o Governo, convencido de uma "aliança tácita entre BE e PSD". Há também fé que o PCP não se deixe influenciar pelo combate autárquico.
Política

Esquerda vai "aumentar confronto" com Governo /premium

PCP é claro: as opções do Governo são “muito relevantes” e levam a um “aumento da instabilidade”. BE vê as críticas ao Orçamento vingadas. Esquerda põe ónus no Governo: está a brincar com o fogo.
Trabalho

Costa vai agarrar tema que une geringonça /premium

Numa reunião interna do PS, Costa colocou as alterações a leis laborais no topo da agenda e para a semana já haverá novidades sobre Livro Verde. Um piscar de olho à esquerda que espera para ver.
Governo

Governo e esquerda numa relação a duas velocidades /premium

PCP reúne-se com o Governo, mas sobre execução orçamental; BE foi chamado por causa do SEF e pandemia, mas sem meter Orçamento. Partidos estão atentos aos avisos de Pedro Nuno Santos sobre a esquerda.
Serviço Nacional de Saúde

O custo da ideologia

181
Para esta maioria a iniciativa privada é boa para prestar cuidados de saúde aos funcionários públicos mas não serve quando se trata de assistir a população em geral. Isso tem um custo em vidas humanas
Política

Os 12 desafios da esquerda para 2021 /premium

O Bloco terá de decidir se o divórcio é para manter, o PCP tentará contrariar história eleitoral e Costa ultrapassar ano horribilis com a suavidade possível, evitar o pântano e gerir os turcos do PS.
Governo

O PS e a destruição do Estado

1378
O país habituou-se aos populismos da esquerda que sempre acusam a direita de querer destruir o Estado, mas ninguém como a geringonça tão eficazmente e em tão pouco tempo fez tanto pela sua destruição.
Política

Ficção orçamental /premium

A esquerda vê a democracia como um mercado livre do voto. Como para os socialistas e comunistas o que é livre é selvagem, a democracia tornou-se numa luta de selvagens.
Entrevista

"Se não existir OE, Governo pode apresentar outro" /premium

310
A líder do Bloco de Esquerda diz que falar em "duodécimos" é uma irresponsabilidade, mas reitera que o orçamento, como está, não terá o acordo do Bloco de Esquerda.
Maioria de Esquerda

Se tivesse filhos em idade de emigrarem... /premium

1610
Não vamos sair desta crise apenas mais pobres e com mais dívidas. Vamos sair com um Estado maior, mais omnipresente, muito mais caro e que nos vai cobrar mais impostos, mais taxas e até mais multas
Governo

Costa tenta acordo sem impor condições prévias /premium

258
Em público, Governo avisa que há promessas para 2021 que vão ter de cair. Em privado, com os parceiros, Costa não exclui nada e acredita num "acordo de continuidade", como lhe chama Duarte Cordeiro.
Maioria de Esquerda

Crónica de um país alienado /premium

1274
Os velhos não contam, os doentes que aguardam uma cirurgia urgente também não. Os profissionais de saúde e os bombeiros também não interessam nem preocupam os deputados, nem os governantes.
Imigrantes

Esquerda garante alteração à Lei da Nacionalidade

2912
A alteração à Lei da Nacionalidade, que permite que os filhos de imigrantes a viver em Portugal há um ano sejam portugueses, é votada na quinta-feira e tem aprovação garantida.
Maioria de Esquerda

Solidariedade na Europa, poder em Portugal /premium

390
O governo português quer receber dinheiro de Bruxelas, sem condições e sem juros, para depois o emprestar a empresas portuguesas com condições e com juros. Usa a crise para reforçar o poder do Estado.
Maioria de Esquerda

Portugal amordaçado /premium

246
Assistimos a uma tentativa premeditada de condicionar o debate público. E os jornalistas, que deviam escrutinar o governo, são os seus primeiros guarda-costas nas redes sociais.
Maioria de Esquerda

Flop à esquerda

382
O ministro da Economia recusa apoios a fundo perdido, argumenta que é uma dívida para pagar mais tarde. Ou seja, o Estado não pode gerar dívidas para mais tarde pagar, mas as famílias e empresas podem
Maioria de Esquerda

Esquerdas nunca mudarão, aconteça o que acontecer /premium

390
Na doutrina socialista um país estrangeiro, apesar de europeu, tem mais obrigações em relação a outros países do que o governo de Portugal tem em relação a uma das principais empresas nacionais, a TAP
Maioria de Esquerda

O Covid-19 acabou com a aliança das esquerdas /premium

372
Os ataques de António Costa à Holanda, em grande medida, devem-se à política nacional e à disputa que o PS tem com o Bloco por uma parte comum do eleitorado de esquerda.
Governo

O inimigo de António Costa é António Costa /premium

265
António Costa parece o acusado de cada acusação que faz. Defende que "não podemos confundir" a realidade nacional com a "coreografia política", quando foi ele o maior coreógrafo dessa dança.
Eutanásia

E o direito de ter dúvidas, não temos?  /premium

372
Na eutanásia, trata-se de cruzar mais uma linha vermelha relacionada com a “sacralização” da vida humana. Ficará assim provado que não há limites para o exercício do poder político sobre a sociedade
Política

Os pais votam comunista e os filhos no Chega /premium

1682
O “muro” que António Costa se orgulha de ter derrubado abriu as comportas para uma mudança tectónica no sistema político, de que a ascensão do Chega é apenas a mais recente, e inevitável, manifestação
Maioria de Esquerda

Isto está a colapsar /premium

Perante o colapso do que foi construído ao longo de mais de 40 anos o que mais choca não é  folclore social-comunista, mas a apatia generalizada. É sem dignidade que aceitamos perder o que temos? 
Maioria de Esquerda

Costa diz ter apagado vestígios do Muro de Berlim

1119
Orgulhoso da "geringonça", o primeiro-ministro afirmou, perante uma plateia de socialistas bascos, ser sua intenção "prosseguir e aprofundar" a solução política à esquerda em Portugal.
Serviço Nacional de Saúde

Saúde: a geringonça tem as mãos sujas /premium

1351
Com o SNS à beira do colapso, importa fixar isto: os que à esquerda hoje se posicionam na primeira fila para salvar o SNS são os mesmos que passaram os últimos 4 anos a autorizar o seu estrangulamento
Maria Luís Albuquerque

A esquerda "nunca assume responsabilidade de nada"

597
Ex-ministra das Finanças critica a esquerda portuguesa, a "que conhece melhor" por não assumir responsabilidades da crise de 2011. Em apresentação de livro, Maria Luís Albuquerque evitou falar do PSD.
Extrema Esquerda

As tribos das esquerdas /premium

136
Os próximos anos serão também marcados pelos confrontos entre as várias tribos das esquerdas radicais, e entre estas e o governo socialista. Por mim, vou observar com atenção e divertimento.
Maioria de Esquerda

A nossa política não cumpre a Constituição

101
Tem de se cumprir o princípio Constitucional da subsidiariedade, pelo qual a função da política e do Estado é "favorecer o desenvolvimento da sociedade, não organizar e comandar o processo social".
Maioria de Esquerda

Geringonça - a valsa do adeus /premium

149
Se a direita quiser encurralar o PS, este desloca-se para a esquerda. Se a esquerda quiser encurralar o PS, este desloca-se para o centro. Depois da geringonça, chegou a legislatura da valsa.
Legislativas 2019

Seis pistas para as negociações de Costa

114
António Costa saiu de Belém com tudo em aberto para as negociações que arrancam esta quarta. Mas sem dramas, desta vez. Com ou sem acordo, o socialista garante que tem condições de estabilidade.
Maioria de Esquerda

O que fez a geringonça foi o pânico /premium

395
Se foi o pânico com o sucesso do governo de Passos Coelho que motivou a aliança social-comunista, o que é que vai estar por trás do próximo arranjo parlamentar?
Maioria de Esquerda

O PS de Costa está a fazer retroceder a democracia

1906
Considerando o facto da eventu maioria de dois terços ser duma esquerda toda ela jacobina, daí só poderá sair uma revisão constitucional de orientação anti-liberal contrária à da actual Constituição
Maioria de Esquerda

Soares tirou-nos do PREC. Costa mete-nos no PREC

1942
O que caracteriza os processos revolucionários é exactamente o corte com a História, a destruição das instituições, a apologia ideológica e a insegurança. As greves que vivemos são disso a prova cabal
Maioria de Esquerda

Um azar chamado Portugal /premium

183
Vivemos numa situação esquizofrénica em que o plano do discurso e o plano da realidade são quase perfeitamente incompatíveis. Tudo é desfasamento e incoincidência.
Maioria de Esquerda

O Estado da Esquerda

501
O que o PS fez foi usar meios e dinheiro do Estado para assegurar que o modelo da geringonça se aguentava até ao fim, ignorando as prioridades de um Estado responsável e que funcionasse para todos.
Democracia

Ensaio cínico sobre uma maioria absoluta do PS /premium

1492
Ainda não têm a maioria absoluta e já se portam como se fossem donos disto tudo. Como será se a tiverem? Mas se não a tiverem, quanto custará ao país uma "geringonça 2.0"? Ou pior, uma mexicanização?
Impostos

Para nós, as golas; para os outros, IRS a 20% /premium

1030
O socialismo sempre foi assim, com dois países dentro de cada país: um para os estrangeiros, de cujo dinheiro precisa, e outro para os nacionais, que julga não poderem “fugir”.
Maioria de Esquerda

Boa saúde, má memória e ilusões! /premium

179
Eis a condensação de todo um programa, uma atitude, um mote. Eis o caminho para a felicidade dos Portugueses. Isso e a reedição da geringonça-cobradora-sem-fraque mais uma Constituição talvez renovada
Maioria de Esquerda

A síndrome Maria Heloísa /premium

Não pensem que a maioria absoluta livra o PS do BE ou do PCP. Tanto um como outro são já parte integrante do PS que recebeu de braços abertos membros que, noutras eras, teriam aderido ao PCP ou ao BE.
Maioria de Esquerda

Mais quatro anos de geringonça? /premium

769
Não esperem o fim da geringonça simplesmente pela alteração dos equilíbrios entre os seus sócios. Só há uma maneira de acabar com a geringonça: substituí-la por uma maioria reformista.
Maioria de Esquerda

E se Cavaco Silva não tivesse dado posse a Costa? /premium

1476
O PS, BE e PCP não chegaram em 2015 com um programa para governar mas sim com um projecto de poder. Era esse o momento certo e provavelmente único para o porem em prática. Puseram-no.
Maioria de Esquerda

Tratar os portugueses como estúpidos /premium

630
PS, PCP e BE continuam a discordar sobre as PPPs, o tema central da Lei de Bases da Saúde, mas combinaram dizer aos eleitores que tinham feito um “acordo”. Mentiras como esta prejudicam a democracia.
Maioria de Esquerda

A cor do cavalo branco de Napoleão

112
A direita fica muito contente, quando as suas propostas são aprovadas por largas maiorias, ou mesmo por unanimidade. A esquerda não procura consensos. É, aliás, o lado para onde dorme melhor.
Maioria de Esquerda

Esqueçam! A geringonça acabou

319
A geringonça acabou. Renovem-se, ou não, os acordos políticos à esquerda, serão de outro tipo e de outra natureza. É a incerteza quanto a isso que explica o seu desmaio antecipado nestas semanas.
Governo

Um país que não gosta de se olhar ao espelho? /premium

1120
Confesso: sou culpado. Também fui a uma Loja do Cidadão antes do horário de abertura. E o que lá vi foram sinais do país "poucochinho" que foi ficando para trás. Sinais que depois os números confirmam
Maioria de Esquerda

Quando são os cidadãos que incomodam o Estado

415
O PS está a inverter até o objetivo do Estado, que deve ser servir os cidadãos. A cada passagem pelo Governo aprofunda uma antes nova polis, em que os cidadãos servem o Estado e para engordar o Estado
Maioria de Esquerda

Como a esquerda mercantilizou a democracia /premium

141
É curioso que Catarina Martins, que diz não gostar dos mercados, utilize a técnica dos vendedores para convencer clientes, neste caso eleitores. A esquerda tornou a democracia num mercado selvagem.
Jornadas Parlamentares PS

Costa não veio para salvar honra da "geringonça"

138
Depois do massacre de Carlos César, que nas Jornadas afastou o PS dos que "bloqueiam" a sua ação referindo-se à esquerda, António Costa apareceu para centrar o PS no auto-elogio... com "humildade".
Jornadas Parlamentares PS

PS quer libertar-se dos "bloqueios" dos parceiros

794
Os empresários e investidores não se "enamoraram pelos comunistas e pela esquerda do Bloco", disse Carlos César nas jornadas. Mas sim pelas políticas socialistas. O PS quer seguir sem essas amarras.
10 de junho

O país onde não se pode fazer discursos /premium

128
O ‘cada macaco no seu galho’ não uma ideia consonante com uma democracia, onde se defende que cada macaco pode aspirar a qualquer galho. É antes uma visão do mundo reacionária e antidemocrática
Debate Quinzenal

Períodos de céu muito nublado. Clima da despedida

319
Esta geringonça está a acabar, com o fim da legislatura. E no último debate quinzenal antes das eleições, o mau tempo à esquerda sentiu-se. Costa até apontou diretamente o dedo a Catarina Martins.
Parlamento

O final de uma negociação que se prevê falhada

153
É um dos últimos dossiês que a "geringonça" está a negociar e tudo indica que vai acabar sem acordo. Nas últimas horas, circulam várias versões da polémica base 18 entre as sedes. Nenhuma convence.
SIRESP

SIRESP. Jerónimo diz que se dá "bónus" a privados

O secretário-geral do PCP criticou o negócio da compra do SIRESP, por considerar que o Governo vai "dar um bónus de sete milhões de euros" aos privados por "um serviço que está reduzido a osso".
Parlamento

PS tenta acordo final à esquerda nas PPP na Saúde

416
Socialistas pediram novo adiamento da votação da lei de bases da saúde para tentarem aprovar diploma com a esquerda, mas PCP e BE não estão convencidos. Negociação continua.
Maioria de Esquerda

A austeridade pelo racionamento /premium

2132
Caos nos transportes, filas intermináveis em serviços públicos e listas de espera ou condições degradadas no SNS. São reflexos das escolhas políticas do Governo. Como agora reconhece António Costa.
Maioria de Esquerda

Nauseante /premium

462
Não se deve aceitar que quem branqueia opressão política na Coreia do Norte e justifica miséria e ataques contra a população na Venezuela participe numa maioria parlamentar num país democrático.
Política

"Governo de coligação com BE é ficção científica"

337
Marques Mendes diz que o desentendimento à esquerda sobre as lei de bases da saúde mostra "comportamento errático do PS". E também que novos entendimentos à esquerda são improváveis.
Maioria de Esquerda

“Isto não é a URSS” (e recordar Raymond Aron) /premium

1993
Ninguém se iluda com a bonomia de Jerónimo de Sousa ou a simpatia de Catarina Martins. Eles lideram partidos revolucionários que são hoje a principal ameaça à liberdade dos portugueses.
Saúde

Acordo com o BE "não era consensual" no PS

177
Duarte Cordeiro afirma que proposta divulgada pelo BE era apenas "documento de trabalho" -- e BE "sabia". É que Governo e PS não se entendiam sobre aquela versão assinada pela ministra da Saúde.
Saúde

PCP fala em "patrocínio" de PR no acordo PS/PSD

358
Comunistas rejeitam que as PPP na saúde se transformem num negócio que favoreça grupos económicos. E acusam Marcelo Rebelo de Sousa de estar por trás do recuo do Governo no acordo com a esquerda.
Maioria de Esquerda

Descrispação: ainda alguém se lembra? /premium

O fim do mito da “descrispação” está repleto de significado. O PS pode enterrar a fórmula do poder perpétuo que, em tempos, julgara ter encontrado através do controlo hegemónico do Estado e das ruas.
Maioria de Esquerda

Um país de pantanas /premium

1905
Greves, negociações hipócritas e atropelos constitucionais. Eis o fim de ciclo da geringonça – no governo, no parlamento e na presidência. Quem vive de ilusões também morre pelas expectativas que gera
Política

A direita está com mais saúde do que a esquerda /premium

1893
As esquerdas são hoje apenas máquinas de poder. O seu facciosismo mal disfarça a falta de vigor intelectual. A direita pode em breve ser a única a oferecer algo mais do que conformismo e dependência.
Maioria de Esquerda

Frente de esquerda ao ataque da iniciativa privada /premium

498
Como mostra a história, os ataques à iniciativa privada nunca param no “grande capital.” Chegarão fatalmente a todos os portugueses que queiram criar riqueza fora da alçada do Estado.
Maioria de Esquerda

Movimento Dividir Portugal /premium

1109
Portugal arrisca ser esfrangalhado por esta gente que trocou a luta de classes pela compra dos votos e que vê na fragmentação do país e na tribalização dos cidadãos uma fonte inesgotável de poder
Maioria de Esquerda

O plano ambicioso /premium

553
Dia sim dia não, o Governo tem um plano ambicioso. Imediatamente notícias-poema anunciam os objectivos como se já fossem resultados. À espera de um governo não socialista está o plano catastrófico.
Maioria de Esquerda

Perguntar (ainda) não ofende?  /premium

1011
Patrões responsabilizados pelos "olhares insinuantes" trocados entre os seus empregados. Registos e mais bases de dados. Um Estado acima da lei. Portugal está entregue aos activismos. Até quando?
Maioria de Esquerda

Os transportes públicos e um projecto de poder /premium

493
PS, PCP e BE sempre trataram os transportes como extensão do seu braço político. A redução dos preços em Lisboa e Porto pode ser embrulhada noutro papel, mas não deixará de fazer parte desse filme.
António Costa

Assim vai Costa num país que ama pouco a liberdade /premium

5306
Uma picardia aqui, um despacho acolá, uma nomeação além, todos os dias vamos deixando que o governo tenha mais poder e os cidadãos mais constrangimentos. Triste sina de um país que não ama a liberdade
Maioria de Esquerda

Uma frente de esquerda neoliberal /premium

237
Quem, há anos, afirmava que não existia alternativa (a famosa TINA, «there is no alternative») à contenção orçamental pode à época ter perdido o debate público, mas ganhou agora a disputa na realidade
Maioria de Esquerda

Quem vai vender o sonho do “país sem austeridade”? /premium

227
Ao utilizar uma mentira para legitimar a sua existência – «o fim da austeridade» –, a geringonça subtraiu a verdade do espaço público, aumentando o risco de mais facilmente o país acolher o populismo.
Enfermeiros

7 pontos sobre a greve que a geringonça detesta /premium

7476
Não apoio a greve dos enfermeiros, mas o que nela está a irritar Costa e a provocar a fúria da esquerda não é a defesa do SNS e dos seus doentes, é ela fugir ao controle dos sindicatos da geringonça.
Maioria de Esquerda

‘Tá lá é o inimigo? /premium

968
Rui Rio faz um remake do telefonema de Raúl Solnado para o inimigo. O Estado importuna mais Berardo por causa de um WC do que pelos milhões que deve à CGD e o PM desenvolve teorias da conspiração.
Maioria de Esquerda

Rosa-Choque /premium

479
Temos no Governo da República Portuguesa um primeiro-ministro que não vê nenhum problema em coligar-se com dois partidos que olham para a Venezuela com candura e alguma nostalgia até.
Serviço Nacional de Saúde

Já experimentaram tratar a gripe com ideologia?  /premium

296
Nada melhor, para esconder os cortes e a agitação laboral na saúde, do que abrir uma guerra ideológica com outra lei de bases sectária. Mas desde quando é que a ideologia cura uma gripe?
Governo

Como garantir que Portugal ficará sempre pobre /premium

5988
Os partidos tomaram conta do Estado e já nem disfarçam. O Estado por sua vez trata de comandar tudo na sociedade, obsessivamente. Agora já só nos faltava mesmo a regionalização para o saque ser total
Maioria de Esquerda

A cabeça de fora da caverna /premium

274
Em cada bloquista há um lado Renato Alexandre (o personagem do programa do grande Bruno Aleixo). Um lado retardado, que traz consigo uma imensa irresponsabilidade. Em gente adulta seria impossível.
Serviço Nacional de Saúde

Demagogia ou consequência?

253
A despesa total em saúde é de 17 mil milhões de euros, a do SNS 10 mil milhões. Para acabar com o sector privado, como parece querer a esquerda, seriam precisos mais 7 mil milhões de euros de impostos
Maioria de Esquerda

A esquerda Colgate /premium

2174
A esquerda portuguesa passou de esquerda caviar a esquerda Colgate, especialista no branqueamento não apenas dos dentes, mas de tudo o que façam “os nossos”.
Saúde

Saúde: o que quer cada um (e onde podem chegar) /premium

É o último grande teste da "geringonça" e chega em cima de clima eleitoral. O debate da lei de bases da saúde arranca agora e vai centrar o debate nos próximos meses. De quem mais se aproxima o PS?
Entrevista

Bessa: "Diabo não veio, mas isto está por arames" /premium

13504
Centeno não continuará no Governo, para não ser ele a gerir os problemas que a política atual está a criar. Em entrevista, Daniel Bessa diz que "num país equilibrado, Passos Coelho seria aproveitado".
Governo

Costa alerta para risco de "pneumonia" económica

243
Primeiro-ministro aponta dois maiores perigos para uma "pneumonia" económica no país. E avisa a "geringonça" para a "pressa" eleitoral -- sem deixar de entrar nesse mesmo frenesim.
Entrevista

Vídeo: 'Best of' da entrevista a Catarina Martins

176
A falta de "olhar" de Costa, as divergências com Centeno, a relação com o PCP, o uso dos professores para "travar o resto da função pública". Veja o vídeo com o melhor da entrevista à líder do BE.
Pedro Santana Lopes

Santana diz que esquerda quer ser "troika dois"

858
Santana Lopes acusa os partidos da esquerda de "quererem ser uma 'troika' dois", "sempre a cortar", ignorando uma aposta no crescimento económico e no alívio da carga fiscal às empresas.
Maioria de Esquerda

O império da utopia

165
Emmannuel Todd diria que vivemos numa ilusão económica. A ilusão é a triste realidade que ajudámos a criar, ao ceder a esta utopia de caixeiro-viajante que António Costa nos pôs em cima da mesa.
Maioria de Esquerda

Ainda puxo da pistola se me falam de populismo /premium

2208
O fantasma do populismo serve hoje para justificar todas as piruetas dos políticos, mas de caminho vamos esquecendo que são os problemas que ficam por resolver que alimentam os ressentimentos radicais
Maioria de Esquerda

Sozinhos em casa

660
Portugal não fez o trabalho de casa aproveitando uma conjuntura económica favorável porventura irrepetível nos próximos anos. Não houve uma reforma estrutural, uma medida de reforço de competitividade
Ano Novo

Ano novo, pasmaceira velha /premium

119
Para compreendermos a política nacional temos de analisar como é a governação de há séculos a esta parte: se o mundo estiver bem não há motivos de preocupação e quando está mal não há nada a fazer.
Governo

O dia em que Costa se engasgou com a austeridade /premium

3139
De repente Costa omitiu a palavra-fetiche: austeridade. E até descobriu que passámos "anos difíceis". É um sinal de que o blá-blá da "reposição de rendimentos" se tornou a bomba-relógio da geringonça.
Governo

A verdade vem sempre ao de cima /premium

2047
De mentira em mentira, Costa e a esquerda conseguiram ganhar tempo, gerir expectativas e comprar a paz. Agora, o discurso do governo está a esgotar-se à medida que o seu escrutínio se torna possível.
Maioria de Esquerda

O populismo da “frente de esquerda”

174
Portugal, sempre pronto a brandir perigos alheios, tem agora o seu “populismo” de “frente de esquerda”, fácil de enunciar no quotidiano, mas não assumido.
Orçamento do Estado

Direita acusa Governo de "inventar custos" 

Arrancou debate do Orçamento na especialidade. Direita acusa Governo de "inventar custos", Governo ataca com passado. Carreira dos professores é tema mais polémico do dia e fica nas mãos do PSD
Orçamento do Estado

PS aceitará agravamento da derrama de IRC e AIMI

574
Socialistas preparam-se para aceitar a proposta do PCP para criar um novo escalão na derrama do IRC, para empresas com lucros entre 20 e 30 milhões. E vão aprovar agravamento do imposto Mortágua.
Maioria de Esquerda

A maioria absoluta que Costa precisa /premium

304
A estratégia do primeiro ministro dos últimos quase quatro anos não pode ser replicada por mais quatro. Para continuar no poder com sucesso António Costa precisa de ter uma maioria absoluta.
Os Verdes

PEV na "geringonça". Foi bom mas podia ser melhor

O dirigente do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) diz que "o percurso" dos últimos três anos, em que o partido apoiou o Governo minoritário do PS, "foi bom, mas podia ter sido muito melhor".
Orçamento do Estado

BE assume "enorme divergência" com o Governo 

459
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, diz que o partido tem "uma enorme divergência" com o Governo em relação à forma como está a ser feita a consolidação orçamental.
Maioria de Esquerda

Albarde-se pois o burro à vontade do dono /premium

3629
Salazar é que entendeu bem os portugueses. Antes sopas e descanso do que riscos, reformas e imprevistos. Não devemos pois espantar-nos por o revolucionário Louçã se ter travestido no avozinho Louçã.
Politicamente Correto

Nascidos numa civilização, morreremos numa tribo? /premium

1450
A histeria em torno das fake news, da imprensa de direita, das notícias reaccionárias… procura legitimar a censura e diabolizar qualquer análise à tribalização das sociedades ocidentais.
Fact Check

Sem a esquerda, o PS teria sido mais austero? /premium

Catarina Martins arrancou a última Convenção do BE antes das legislativas a apontar riscos de uma maioria absoluta do PS. Lembrou o que Costa defendia em 2015. Era mesmo diferente do que fez?
XI Convenção BE

Catarina lança Marisa e diaboliza maioria do PS

Nem PSD/CDS, nem PS absoluto e nem pensar no voto útil. O discurso político do BE foi definido no arranque da Convenção por Catarina Martins que também anunciou a candidata do partido às europeias.
Parlamento

Esquerda assinala progressos com Governo atual

A um ano das legislativas, PS, PCP, BE e PEV assinalam progressos alcançados com a atual solução de Governo, mas recusam abrir o jogo sobre a sua renovação ou fórmula a adotar na próxima legislatura.
Maioria de Esquerda

António Costa não vai mudar

532
Seja na oposição, seja num governo minoritário, seja ainda num governo maioritário, sabemos bem todas as coisas que podemos esperar de António Costa. Fazer reformas no tempo certo não é uma delas.
Maioria de Esquerda

Portugal ao lusco-fusco /premium

141
Tudo parece, sob a batuta de António Costa, viver numa atmosfera de incerteza em que nada é exactamente o que parece, numa ambiguidade organizada que cria as condições da sua própria perpetuação.
Maioria de Esquerda

António Costa de parabéns /premium

634
António Costa domesticou o principal foco de populismo em Portugal, o Bloco de Esquerda, transformando-o num partido institucional. Daqueles que se curvam perante a realidade.
Política

É fácil ser de esquerda em Portugal /premium

1412
Ser de esquerda em Portugal é demasiado fácil porque se diz o que vem à cabeça sem que daí se retirem quaisquer consequências. É fácil, mas também perigoso.
Entrevista

Um proclamador forjado na "rota da carne assada"

Diz que tem as características que moldam os líderes. Considera que “quatro anos é suficiente" nas "desgastantes" funções de ponte com as esquerdas. O 'best of' da entrevista a Pedro Nuno Santos.
Orçamento do Estado

O lado A e o lado B das negociações na "cave" /premium

Nos dois meses pós Verão houve 40 reuniões no Parlamento para preparar o Orçamento. A "cave" de Pedro Nuno Santos foi o local das negociações de onde PCP e BE saíram com sentimentos opostos.
Orçamento do Estado

BE acerta alívio de pensões antecipadas já em 2019

Desbloqueio conseguido na noite desta sexta-feira, numa reunião do BE com o primeiro-ministro. Governo aceitou antecipar em três meses o fim do factor de sustentabilidade para as reformas antecipadas.
Orçamento do Estado

PCP: fator de sustentabilidade acaba até 2020

O Orçamento do Estado vai pôr fim à penalização para quem pede reformas antecipadas, com o PCP a anunciar que a medida se fará em duas fases. Mas pode ainda haver margem para mais.
Orçamento do Estado

IVA da luz vai baixar para a parte fixa da fatura

665
Fórmula ainda não está fechada, mas passará por uma "solução combinada" entre a redução do défice tarifário e uma descida do IVA sobre a parte fixa da fatura, revelou o PCP.
Orçamento do Estado

Manuais escolares vão ser gratuitos até ao 12º ano

1847
Orçamento do Estado para o próximo ano vai alargar universo de alunos com direito a manuais escolares gratuitos no próximo ano lectivo. Abonos de família aumentam para crianças entre os 3 e os 6 anos.
Parlamento

PS procura parceiro para aprovar leis da habitação

168
A maioria de esquerda falha nas propostas do Governo para a habitação e o PS faz agora um apelo a um "consenso alargado" com "outras forças que não o PCP e o BE".
Debate Quinzenal

Tancos roubou o palco à economia e ao emprego

A direita não larga o caso de Tancos e António Costa continua a segurar o ministro da Defesa. O primeiro-ministro quis debater economia, mas só a esquerda lhe tocou... e para exigir medidas no OE.
Governo

Esperar que caia de podre. E não seja tarde demais /premium

2282
O caso da ERSE, depois do caso de Tancos, depois do caso do Infarmed, indica que quem governa acha que pode fazer o que entender sem seguir regras ou sofrer consequências. Um dia a paciência esgota-se
Maioria de Esquerda

Algo tinha de mudar para tudo ficar na mesma /premium

Por mais simbólica que a criação da 'geringonça' possa ser, por mais português que seja o gosto que o eleitorado lhe tomou, as suas consequências não são tão claras quanto os holofotes que lhe apontam
Marcelo Rebelo de Sousa

Como a direita se tornou anti-sistema

263
O eleitorado de direita tornou-se anti-sistema e é por essa razão que tem sido ignorado pelo governo, por Marcelo e parte da imprensa.
Maioria de Esquerda

Carlos César admite PCP e Bloco no Governo

586
Em entrevista à RTP, Carlos César disse que há áreas em que acordo entre PS, PCP e Bloco de Esquerda "não é exequível", mas garante que isso "não obstaculiza a entrada desses partidos para o Governo".
Maioria de Esquerda

Se eles são o Estado, quem é o povo? /premium

147
O Estado são eles. A escola não serve para educar alunos, serve para empregar professores e os servir. Os hospitais não servem para tratar doentes mas sim para pagar salários a médicos e enfermeiros.
Orçamento do Estado

Orçamentómetro. A negociação começou /premium

Vem aí o último Orçamento da "geringonça", mas nem por isso trará menos exigências dos parceiros. As contas de Centeno também não estão mais fáceis. O que pedem os partidos e o que o Governo quer dar?
Observador Summer Sessions

"Cheguei à JCP pela lista telefónica" /premium

174
João Ferreira diz que ser eurodeputado e vereador não são tarefas para a vida, mas não diz até quando fica. Fala dos limites da Geringonça. Da evolução de Cuba e Coreia. E do populismo no Sporting.
Maioria de Esquerda

Dizem que é uma espécie de vaga de fundo  /premium

1609
Os grandoleiros já não grandolam. A GNR prende traficantes. O Ministério da Saúde certifica a droga. A aposta na Educação para Cidadania mostra resultados em Carcavelos. É a vaga Portugal Boom.
Maioria de Esquerda

As vozes e os donos /premium

1379
Há sobretudo o aroma da doença que precede o fim, e a terrível impressão de que ainda estamos no princípio. Portugal tornou-se uma imensa exposição de fancaria que as vozes dos donos vendem aos berros
Maioria de Esquerda

Um país esquizofrénico e informe /premium

120
Portugal tem uma longa tradição de apego ao faz-de-conta como modo de vida e ela encontra-se bem viva. Costa, honra lhe seja feita, percebeu isso como ninguém e com uma boa consciência à prova de bala
Maioria de Esquerda

A incoerência e a abstenção

Qual será o impacto das contorções discursivas diárias da nomenclatura geringonçista na insondável alma lusitana? A mim parece-se cada vez mais com uma tentativa deliberada de confundir as massas.
PCP

PCP não rejeita "geringonça II"

João Oliveira já não coloca a questão sobre se a atual solução governativa é repetível, mas sim na importância "decisiva" do reforço do peso do PCP num quadro semelhante ao de 2015.
Governo

Saúde e Educação ou um problema de liderança /premium

182
Por mais dinheiro que se envolva na Saúde e na Educação, o problema não se resolve. Porque a raiz da degradação dos serviços públicos está na falta de liderança.
Descentralização

Bloco central na descentralização irrita esquerda

Acordo entre PS e PSD ganhou corpo com a aprovação no Parlamento do que faltava para fazer avançar a descentralização de competências para as autarquias. PCP queixou-se e César veio acalmar parceiros.
Serviço Nacional de Saúde

Má sorte não ser funcionário público (com ADSE) /premium

3544
Agora que, afinal, já não há dinheiro, é bom recordarmos que quando parecia que havia dinheiro se preferiu pagar mais aos funcionários do Estado mesmo quando isso implicou prestar pior serviço público
Maioria de Esquerda

Da geringonça de gestão à maioria absoluta?

Como se constata, não foi preciso esperar pelo abrandamento da economia europeia para se perceber que a pretensa recuperação da economia portuguesa não passava de uma falácia temporária.
PCP

Jerónimo de Sousa e a "geringonça". "Assim não dá"

Jerónimo de Sousa defendeu que o compromisso maior do Governo é com as regras europeias, avisando que "assim não dá", pois ficarão por resolver problemas estruturais na sociedade.
Jerónimo De Sousa

PCP. Passos teve "política de terra queimada"

275
Jerónimo de Sousa garante que "o PCP não parte para o debate do Orçamento do Estado com pedras no sapato" e quer continuar a promover "medidas de reposição de direitos e rendimentos".
Estado Social

A Maternidade já pode fechar? /premium

669
Quem quer manter aberta a Maternidade Alfredo da Costa deve fazer tudo para eleger um governo das direitas. Só então, voltará a maternidade a ter os defensores que teve há uns anos.
Orçamento do Estado

Foi você que pediu uma geringonça? /premium

531
A geringonça é o regime, toda a oligarquia, depois de fracassadas as ideias e liquidadas as expectativas, a tentar salvar-se, agarrando-se ao Estado.
Rui Rio

Rio. Posição sobre OE só quando houver proposta

133
O líder do PSD, Rui Rio, afirmou este sábado que o partido terá uma “posição oficial” sobre o Orçamento do Estado (OE) para 2019 quando a proposta for conhecida.
Bloco de Esquerda

Diz-me com quem acampas, dir-te-ei quem és /premium

2007
Um workshop sobre “desconstrução da masculinidade tóxica”, Um debate sobre "a propriedade é o roubo: socialização dos meios de produção". Dava para rir se não fosse de chorar, pois eles mandam no país
Parlamento

PS acusa Bloco: "Abriu a época da caça ao voto"

651
A perspetiva de uma coligação negativa no Parlamento para baixar o imposto sobre os combustíveis fez o líder parlamentar do PS deixar críticas ao parceiro do partido no Parlamento.
Maioria de Esquerda

Danos irreversíveis de uma maioria “reversionista" /premium

796
Talvez seja a pacatez dos costumes, talvez a ligeireza da oposição, mas certo é que pouco se fala de como esta governação já deixou feridas que levarão muito tempo a sarar, se é que não são incuráveis
Debate Quinzenal

Minutos decisivos da partida parlamentar de Costa

O jogo da seleção em Moscovo acabou e, em Lisboa, arrancou o debate quinzenal. Costa esteve defensivo, na tentativa de resolver os problemas que vinham da própria equipa e não tanto do adversário.
Orçamento do Estado

"Geringonça" discute OE com olho nas eleições

Arranque difícil das reuniões. PM recebe BE esta terça-feira, numa reunião adiada e reagendada em poucas horas. Catarina Martins leva salários, energia, serviços públicos e pensões para o encontro.
Politicamente Correto

No princípio estranha-se. Depois entranha-se /premium

899
Todos os dias há uma causa. Todos os dias uma certeza. Todos os dias um absurdo. No fim estamos prontos a aceitar tudo na esperança de que assim nos deixem paz. Não deixam.
Maioria de Esquerda

Geringonças e blocos centrais /premium

102
Depois da sua posição, se quiser ser coerente (não é evidente que queira), Rio terá que defender um referendo à eutanásia. Os temas de consciência individual não podem ser decididos só pelos deputados
Sindicatos

A nova esquerda é fofinha! /premium

229
Mário Nogueira, como sempre um precursor e um inovador, acaba de inaugurar uma nova esquerda. A esquerda do protesto fofinho, que não quer ser incómoda nem desagradável para o Governo.
Maioria de Esquerda

Os Blocos de interesses centrais e particulares

Há uma franja flutuante de votantes da esquerda disputada por PS e BE desde que Louçã apoiou a candidatura de Manuel Alegre à Presidência. O BE está longe de ter o seu eleitorado consolidado.
Bloco de Esquerda

Mortágua atira a gestão "errada" de Centeno

416
A deputada do Bloco de Esquerda considera que o ministro das Finanças está a violar o que acordou com o BE em outubro passado e desconfia que Centeno quer chegar a défice 0% já este ano.
Política

Uma fotografia com Rio, em plena "geringonça"

121
Rio e Costa juntos para um acordo, numa imagem que o socialista não conseguiu com os parceiros com que governa há três anos. O último pacto de regime foi há 11 anos, também com o PSD.
Maioria de Esquerda

A pantomina

335
“Da luta de classes à luta pelo melhor escalão” é o papel reservado ao povo nesta revista à portuguesa que tem como estrelas a Catarina dos ultimatos, o Jerónimo dos provérbios e Costa, o habilidoso.
Imprensa

"Governo tem sucesso porque não é de esquerda"

1006
Análise da revista The Economist, que entrevistou António Costa, defende que "o governo de esquerda está a ter sucesso, em parte, porque não é especialmente de esquerda".
Programa de Estabilidade

Lista de investimentos para acalmar a esquerda

Programa de Estabilidade terá lista de investimentos, com compromisso de montantes e calendário para execução. Em causa estão áreas sociais mais afetadas pelos cortes, como a saúde.
Maioria de Esquerda

"Se contas correrem mal, vai tudo por água abaixo"

107
Líder parlamentar do PS diz que esquerda conhece as consequências de um recuo na consolidação das contas públicas e garante que ajustamento está a ser "prosseguido de forma suave e atenuada".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo. "Milagre na economia" começou com Passos

4523
Em entrevista ao jornal espanhol La Voz de Galicia, Presidente da República diz que a recuperação económica em Portugal foi um "milagre a dois tempos". Passos iniciou o "milagre", Costa preservou-o.
PS

António Costa rejeita abertura de Rui Rio

181
Afirmando o seu desejo de continuar aliado às esquerdas, Costa deixou Rio a falar sozinho e mais vulnerável aos seus críticos. Se a geringonça é para manter, que ganha o PSD com uma aproximação ao PS?
Governo

Viver na mentira

1647
O governo tem ocultado dados, falseado indicadores e sabotado a comparabilidade de informação. Em benefício próprio e prejuízo da qualidade da democracia, assim diminuída na capacidade de escrutínio.
Maioria de Esquerda

Este país é para velhos

450
Os hospitais estão em regime de caos controlado; os caminhos-de-ferro podres; as escolas metem água, os professores em greve; as estradas têm cada vez mais buracos; o SIRESP ardeu e o Verão vem aí.
A página está a demorar muito tempo.