Maioria de Esquerda

Maioria de Esquerda

Soares tirou-nos do PREC. Costa mete-nos no PREC

1.942
O que caracteriza os processos revolucionários é exactamente o corte com a História, a destruição das instituições, a apologia ideológica e a insegurança. As greves que vivemos são disso a prova cabal
Maioria de Esquerda

Um azar chamado Portugal /premium

183
Vivemos numa situação esquizofrénica em que o plano do discurso e o plano da realidade são quase perfeitamente incompatíveis. Tudo é desfasamento e incoincidência.
Maioria de Esquerda

O Estado da Esquerda

501
O que o PS fez foi usar meios e dinheiro do Estado para assegurar que o modelo da geringonça se aguentava até ao fim, ignorando as prioridades de um Estado responsável e que funcionasse para todos.
Democracia

Ensaio cínico sobre uma maioria absoluta do PS /premium

1.492
Ainda não têm a maioria absoluta e já se portam como se fossem donos disto tudo. Como será se a tiverem? Mas se não a tiverem, quanto custará ao país uma "geringonça 2.0"? Ou pior, uma mexicanização?
Impostos

Para nós, as golas; para os outros, IRS a 20% /premium

1.030
O socialismo sempre foi assim, com dois países dentro de cada país: um para os estrangeiros, de cujo dinheiro precisa, e outro para os nacionais, que julga não poderem “fugir”.
Maioria de Esquerda

Boa saúde, má memória e ilusões! /premium

179
Eis a condensação de todo um programa, uma atitude, um mote. Eis o caminho para a felicidade dos Portugueses. Isso e a reedição da geringonça-cobradora-sem-fraque mais uma Constituição talvez renovada
Maioria de Esquerda

A síndrome Maria Heloísa /premium

Não pensem que a maioria absoluta livra o PS do BE ou do PCP. Tanto um como outro são já parte integrante do PS que recebeu de braços abertos membros que, noutras eras, teriam aderido ao PCP ou ao BE.
Maioria de Esquerda

Mais quatro anos de geringonça? /premium

769
Não esperem o fim da geringonça simplesmente pela alteração dos equilíbrios entre os seus sócios. Só há uma maneira de acabar com a geringonça: substituí-la por uma maioria reformista.
Maioria de Esquerda

E se Cavaco Silva não tivesse dado posse a Costa? /premium

1.476
O PS, BE e PCP não chegaram em 2015 com um programa para governar mas sim com um projecto de poder. Era esse o momento certo e provavelmente único para o porem em prática. Puseram-no.
Maioria de Esquerda

Tratar os portugueses como estúpidos /premium

630
PS, PCP e BE continuam a discordar sobre as PPPs, o tema central da Lei de Bases da Saúde, mas combinaram dizer aos eleitores que tinham feito um “acordo”. Mentiras como esta prejudicam a democracia.
Maioria de Esquerda

A cor do cavalo branco de Napoleão

112
A direita fica muito contente, quando as suas propostas são aprovadas por largas maiorias, ou mesmo por unanimidade. A esquerda não procura consensos. É, aliás, o lado para onde dorme melhor.
Maioria de Esquerda

Esqueçam! A geringonça acabou

319
A geringonça acabou. Renovem-se, ou não, os acordos políticos à esquerda, serão de outro tipo e de outra natureza. É a incerteza quanto a isso que explica o seu desmaio antecipado nestas semanas.
Governo

Um país que não gosta de se olhar ao espelho? /premium

1.120
Confesso: sou culpado. Também fui a uma Loja do Cidadão antes do horário de abertura. E o que lá vi foram sinais do país "poucochinho" que foi ficando para trás. Sinais que depois os números confirmam
Maioria de Esquerda

Quando são os cidadãos que incomodam o Estado

415
O PS está a inverter até o objetivo do Estado, que deve ser servir os cidadãos. A cada passagem pelo Governo aprofunda uma antes nova polis, em que os cidadãos servem o Estado e para engordar o Estado
Maioria de Esquerda

Como a esquerda mercantilizou a democracia /premium

141
É curioso que Catarina Martins, que diz não gostar dos mercados, utilize a técnica dos vendedores para convencer clientes, neste caso eleitores. A esquerda tornou a democracia num mercado selvagem.
Jornadas Parlamentares PS

Costa não veio para salvar honra da "geringonça"

138
Depois do massacre de Carlos César, que nas Jornadas afastou o PS dos que "bloqueiam" a sua ação referindo-se à esquerda, António Costa apareceu para centrar o PS no auto-elogio... com "humildade".
Jornadas Parlamentares PS

PS quer libertar-se dos "bloqueios" dos parceiros

794
Os empresários e investidores não se "enamoraram pelos comunistas e pela esquerda do Bloco", disse Carlos César nas jornadas. Mas sim pelas políticas socialistas. O PS quer seguir sem essas amarras.
10 de junho

O país onde não se pode fazer discursos /premium

128
O ‘cada macaco no seu galho’ não uma ideia consonante com uma democracia, onde se defende que cada macaco pode aspirar a qualquer galho. É antes uma visão do mundo reacionária e antidemocrática
Debate Quinzenal

Períodos de céu muito nublado. Clima da despedida

319
Esta geringonça está a acabar, com o fim da legislatura. E no último debate quinzenal antes das eleições, o mau tempo à esquerda sentiu-se. Costa até apontou diretamente o dedo a Catarina Martins.
Parlamento

O final de uma negociação que se prevê falhada

153
É um dos últimos dossiês que a "geringonça" está a negociar e tudo indica que vai acabar sem acordo. Nas últimas horas, circulam várias versões da polémica base 18 entre as sedes. Nenhuma convence.
SIRESP

SIRESP. Jerónimo diz que se dá "bónus" a privados

O secretário-geral do PCP criticou o negócio da compra do SIRESP, por considerar que o Governo vai "dar um bónus de sete milhões de euros" aos privados por "um serviço que está reduzido a osso".
Parlamento

PS tenta acordo final à esquerda nas PPP na Saúde

416
Socialistas pediram novo adiamento da votação da lei de bases da saúde para tentarem aprovar diploma com a esquerda, mas PCP e BE não estão convencidos. Negociação continua.
Maioria de Esquerda

A austeridade pelo racionamento /premium

2.132
Caos nos transportes, filas intermináveis em serviços públicos e listas de espera ou condições degradadas no SNS. São reflexos das escolhas políticas do Governo. Como agora reconhece António Costa.
Maioria de Esquerda

Nauseante /premium

462
Não se deve aceitar que quem branqueia opressão política na Coreia do Norte e justifica miséria e ataques contra a população na Venezuela participe numa maioria parlamentar num país democrático.
Política

"Governo de coligação com BE é ficção científica"

337
Marques Mendes diz que o desentendimento à esquerda sobre as lei de bases da saúde mostra "comportamento errático do PS". E também que novos entendimentos à esquerda são improváveis.
Maioria de Esquerda

“Isto não é a URSS” (e recordar Raymond Aron) /premium

1.993
Ninguém se iluda com a bonomia de Jerónimo de Sousa ou a simpatia de Catarina Martins. Eles lideram partidos revolucionários que são hoje a principal ameaça à liberdade dos portugueses.
Saúde

Acordo com o BE "não era consensual" no PS

177
Duarte Cordeiro afirma que proposta divulgada pelo BE era apenas "documento de trabalho" -- e BE "sabia". É que Governo e PS não se entendiam sobre aquela versão assinada pela ministra da Saúde.
Saúde

PCP fala em "patrocínio" de PR no acordo PS/PSD

358
Comunistas rejeitam que as PPP na saúde se transformem num negócio que favoreça grupos económicos. E acusam Marcelo Rebelo de Sousa de estar por trás do recuo do Governo no acordo com a esquerda.
Maioria de Esquerda

Descrispação: ainda alguém se lembra? /premium

O fim do mito da “descrispação” está repleto de significado. O PS pode enterrar a fórmula do poder perpétuo que, em tempos, julgara ter encontrado através do controlo hegemónico do Estado e das ruas.
Maioria de Esquerda

Um país de pantanas /premium

1.905
Greves, negociações hipócritas e atropelos constitucionais. Eis o fim de ciclo da geringonça – no governo, no parlamento e na presidência. Quem vive de ilusões também morre pelas expectativas que gera
Política

A direita está com mais saúde do que a esquerda /premium

1.893
As esquerdas são hoje apenas máquinas de poder. O seu facciosismo mal disfarça a falta de vigor intelectual. A direita pode em breve ser a única a oferecer algo mais do que conformismo e dependência.
Maioria de Esquerda

Frente de esquerda ao ataque da iniciativa privada /premium

498
Como mostra a história, os ataques à iniciativa privada nunca param no “grande capital.” Chegarão fatalmente a todos os portugueses que queiram criar riqueza fora da alçada do Estado.
Maioria de Esquerda

Movimento Dividir Portugal /premium

1.109
Portugal arrisca ser esfrangalhado por esta gente que trocou a luta de classes pela compra dos votos e que vê na fragmentação do país e na tribalização dos cidadãos uma fonte inesgotável de poder
Maioria de Esquerda

O plano ambicioso /premium

553
Dia sim dia não, o Governo tem um plano ambicioso. Imediatamente notícias-poema anunciam os objectivos como se já fossem resultados. À espera de um governo não socialista está o plano catastrófico.
Maioria de Esquerda

Perguntar (ainda) não ofende?  /premium

1.011
Patrões responsabilizados pelos "olhares insinuantes" trocados entre os seus empregados. Registos e mais bases de dados. Um Estado acima da lei. Portugal está entregue aos activismos. Até quando?
Maioria de Esquerda

Os transportes públicos e um projecto de poder /premium

493
PS, PCP e BE sempre trataram os transportes como extensão do seu braço político. A redução dos preços em Lisboa e Porto pode ser embrulhada noutro papel, mas não deixará de fazer parte desse filme.
António Costa

Assim vai Costa num país que ama pouco a liberdade /premium

5.306
Uma picardia aqui, um despacho acolá, uma nomeação além, todos os dias vamos deixando que o governo tenha mais poder e os cidadãos mais constrangimentos. Triste sina de um país que não ama a liberdade
Maioria de Esquerda

Uma frente de esquerda neoliberal /premium

237
Quem, há anos, afirmava que não existia alternativa (a famosa TINA, «there is no alternative») à contenção orçamental pode à época ter perdido o debate público, mas ganhou agora a disputa na realidade
Maioria de Esquerda

Quem vai vender o sonho do “país sem austeridade”? /premium

227
Ao utilizar uma mentira para legitimar a sua existência – «o fim da austeridade» –, a geringonça subtraiu a verdade do espaço público, aumentando o risco de mais facilmente o país acolher o populismo.
Enfermeiros

7 pontos sobre a greve que a geringonça detesta /premium

7.476
Não apoio a greve dos enfermeiros, mas o que nela está a irritar Costa e a provocar a fúria da esquerda não é a defesa do SNS e dos seus doentes, é ela fugir ao controle dos sindicatos da geringonça.
Maioria de Esquerda

‘Tá lá é o inimigo? /premium

968
Rui Rio faz um remake do telefonema de Raúl Solnado para o inimigo. O Estado importuna mais Berardo por causa de um WC do que pelos milhões que deve à CGD e o PM desenvolve teorias da conspiração.
Maioria de Esquerda

Rosa-Choque /premium

479
Temos no Governo da República Portuguesa um primeiro-ministro que não vê nenhum problema em coligar-se com dois partidos que olham para a Venezuela com candura e alguma nostalgia até.
Serviço Nacional de Saúde

Já experimentaram tratar a gripe com ideologia?  /premium

296
Nada melhor, para esconder os cortes e a agitação laboral na saúde, do que abrir uma guerra ideológica com outra lei de bases sectária. Mas desde quando é que a ideologia cura uma gripe?
Governo

Como garantir que Portugal ficará sempre pobre /premium

5.988
Os partidos tomaram conta do Estado e já nem disfarçam. O Estado por sua vez trata de comandar tudo na sociedade, obsessivamente. Agora já só nos faltava mesmo a regionalização para o saque ser total
Maioria de Esquerda

A cabeça de fora da caverna /premium

274
Em cada bloquista há um lado Renato Alexandre (o personagem do programa do grande Bruno Aleixo). Um lado retardado, que traz consigo uma imensa irresponsabilidade. Em gente adulta seria impossível.
Serviço Nacional de Saúde

Demagogia ou consequência?

253
A despesa total em saúde é de 17 mil milhões de euros, a do SNS 10 mil milhões. Para acabar com o sector privado, como parece querer a esquerda, seriam precisos mais 7 mil milhões de euros de impostos
Maioria de Esquerda

A esquerda Colgate /premium

2.174
A esquerda portuguesa passou de esquerda caviar a esquerda Colgate, especialista no branqueamento não apenas dos dentes, mas de tudo o que façam “os nossos”.
Saúde

Saúde: o que quer cada um (e onde podem chegar) /premium

É o último grande teste da "geringonça" e chega em cima de clima eleitoral. O debate da lei de bases da saúde arranca agora e vai centrar o debate nos próximos meses. De quem mais se aproxima o PS?
Entrevista

Bessa: "Diabo não veio, mas isto está por arames" /premium

13.504
Centeno não continuará no Governo, para não ser ele a gerir os problemas que a política atual está a criar. Em entrevista, Daniel Bessa diz que "num país equilibrado, Passos Coelho seria aproveitado".
Governo

Costa alerta para risco de "pneumonia" económica

243
Primeiro-ministro aponta dois maiores perigos para uma "pneumonia" económica no país. E avisa a "geringonça" para a "pressa" eleitoral -- sem deixar de entrar nesse mesmo frenesim.
Bloco de Esquerda

Vídeo: 'Best of' da entrevista a Catarina Martins

176
A falta de "olhar" de Costa, as divergências com Centeno, a relação com o PCP, o uso dos professores para "travar o resto da função pública". Veja o vídeo com o melhor da entrevista à líder do BE.
Pedro Santana Lopes

Santana diz que esquerda quer ser "troika dois"

858
Santana Lopes acusa os partidos da esquerda de "quererem ser uma 'troika' dois", "sempre a cortar", ignorando uma aposta no crescimento económico e no alívio da carga fiscal às empresas.
Maioria de Esquerda

O império da utopia

165
Emmannuel Todd diria que vivemos numa ilusão económica. A ilusão é a triste realidade que ajudámos a criar, ao ceder a esta utopia de caixeiro-viajante que António Costa nos pôs em cima da mesa.
Maioria de Esquerda

Ainda puxo da pistola se me falam de populismo /premium

2.208
O fantasma do populismo serve hoje para justificar todas as piruetas dos políticos, mas de caminho vamos esquecendo que são os problemas que ficam por resolver que alimentam os ressentimentos radicais
Maioria de Esquerda

Sozinhos em casa

660
Portugal não fez o trabalho de casa aproveitando uma conjuntura económica favorável porventura irrepetível nos próximos anos. Não houve uma reforma estrutural, uma medida de reforço de competitividade
Ano Novo

Ano novo, pasmaceira velha /premium

119
Para compreendermos a política nacional temos de analisar como é a governação de há séculos a esta parte: se o mundo estiver bem não há motivos de preocupação e quando está mal não há nada a fazer.
Governo

O dia em que Costa se engasgou com a austeridade /premium

3.139
De repente Costa omitiu a palavra-fetiche: austeridade. E até descobriu que passámos "anos difíceis". É um sinal de que o blá-blá da "reposição de rendimentos" se tornou a bomba-relógio da geringonça.
Governo

A verdade vem sempre ao de cima /premium

2.047
De mentira em mentira, Costa e a esquerda conseguiram ganhar tempo, gerir expectativas e comprar a paz. Agora, o discurso do governo está a esgotar-se à medida que o seu escrutínio se torna possível.
Maioria de Esquerda

O populismo da “frente de esquerda”

174
Portugal, sempre pronto a brandir perigos alheios, tem agora o seu “populismo” de “frente de esquerda”, fácil de enunciar no quotidiano, mas não assumido.
Orçamento do Estado

Está aprovado o último Orçamento da legislatura - como aconteceu

942
A esquerda e o PAN aprovaram hoje no Parlamento o Orçamento do Estado para o próximo ano, depois de um mês de análise e debate. António Costa anunciou pagamento total da dívida ao FMI
Orçamento do Estado

Direita acusa Governo de "inventar custos" 

Arrancou debate do Orçamento na especialidade. Direita acusa Governo de "inventar custos", Governo ataca com passado. Carreira dos professores é tema mais polémico do dia e fica nas mãos do PSD
Orçamento do Estado

PS aceitará agravamento da derrama de IRC e AIMI

574
Socialistas preparam-se para aceitar a proposta do PCP para criar um novo escalão na derrama do IRC, para empresas com lucros entre 20 e 30 milhões. E vão aprovar agravamento do imposto Mortágua.
Maioria de Esquerda

A maioria absoluta que Costa precisa /premium

304
A estratégia do primeiro ministro dos últimos quase quatro anos não pode ser replicada por mais quatro. Para continuar no poder com sucesso António Costa precisa de ter uma maioria absoluta.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)