Uma princesa e um comerciante de bebidas, ex-barman, casam-se esta sexta-feira, dia 12 de outubro, perante o olhar atento de milhares (senão milhões) ao redor do mundo. Certo que o casal não goza de tanta fama como Harry e Meghan Markle, mas Eugenie e Jack não deixam de protagonizar aquele que é o segundo casamento real do ano. Ainda por cima, a cerimónia, à semelhança do que aconteceu com o primo desta princesa, também terá lugar na capela de São Jorge, em Windsor, e também tem uma forte componente ecológica. Fica, então, a pergunta: quem é Eugenie? Já agora, quem é Jack?

A princesa amante de arte

Aos 28 anos, a neta da rainha Isabel II, filha do príncipe André e da ex-mulher Sarah Ferguson, trabalha na galeria de arte londrina Hauser & Wirth enquanto diretora associada. Parte do trabalho de Eugenie (lê-se “YOO-juh-nee”, tal como escreve a BBC) é apoiar os artistas da galeria e organizar eventos. Apesar da dedicação ao universo da arte, a princesa também desempenha algumas atividades reais, ainda que essa não seja a sua ocupação a tempo inteiro, ao contrário do que acontece, por exemplo, com Meghan Markle.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tudo o que se sabe sobre o próximo casamento da família real britânica

Eugenie Victoria Helena nasceu a 23 de março de 1990 e é a nona em linha de sucessão ao trono. Tem uma irmã mais velha, Beatrice, de quem é inseparável. Foi, aliás, na sua companhia que Eugenie protagonizou um momento facilmente recordável, quando as irmãs compareceram no casamento do príncipe William e de Kate com chapéus extravagantes, que cativaram a atenção de milhões.

Recentemente, a poucos dias do enlace, Eugenie e Beatrice deram uma entrevista inédita à Vogue britânica, onde contam como foi (e como é) crescer com o intenso interesse mediático à porta: “Crescer a aparecer nos media é… interessante. (…) Acreditamos muito em quem somos e o sistema de apoio dos nossos amigos e da nossa família é realmente incrível”.

Na verdade, os media são uma presença já habitual na vida das princesas, que viram o divórcio dos pais, em 1996, ser bastante público — sobretudo devido à publicação de fotografias em que Sarah Ferguson aparecia na companhia íntima de outro homem. Quando o divórcio aconteceu, Eugenie tinha apenas seis anos, mas a família de quatro permaneceu particularmente unida, com ambos os pais a continuarem a viver debaixo do mesmo teto, no palácio Royal Lodge, em Windsor.

Eugenie nasceu com escoliose. Aos 12 anos idade foi operada para corrigir uma curvatura na coluna e permanece até aos dias de hoje com hastes de metal nas costas. Não é por acaso que a princesa é uma patrona do Royal National Orthopaedic Hospital. Aliás, a primeira publicação alguma vez feita no Instagram — cuja conta foi criada apenas em março deste ano — consiste num discurso de Eugenie publicado no Dia Internacional da Mulher a propósito da doença.

Depois das polémicas, o regresso: Sarah Ferguson está de volta

Os anos de estudante da princesa foram passados no internato Marlborough College, no condado de Wiltshire — a escola do século XIX também foi frequentada pela duquesa de Cambridge. Depois de um ano sabático que a levou a países como Tailândia e África do Sul, ingressou na Universidade de Newcastle para estudar Inglês, História de Arte e Política.

De acordo com o perfil feito pela Harper’s Bazaar, e citado pela BBC, Eugenie acorda todos os dias antes das 07h para fazer exercício físico, consegue maquilhar-se no carro a caminho do trabalho e, como qualquer comum mortal, aprecia uma boa dose de Netflix. Tem ainda um cão chamado Jack — curiosamente, o mesmo nome do noivo.

O comerciante de bebidas

Quando se conheceram, Jack Brooksbank trabalhava como barman. Apesar da aparentemente insólita profissão — tendo em conta o contexto da realeza britânica — Jack teve uma boa educação. O noivo da princesa frequentou a Stowe School em Buckingham, cujas taxas de inscrição podem chegar, nos dias de hoje, a 12 mil libras por período, escreve o jornal The Telegraph. Àquela que é uma das escolas privadas mais prestigiadas no Reino Unido seguiram-se os estudos na Universidade de Bristol. Aos 32 anos, Jack é descendente dos baronetes Brooksbank (título de nobreza em Inglaterra, que corresponde a pequeno barão) e alegadamente um primo distante da noiva.

Jack é repetidamente definido pelos media internacionais como um comerciante de vinhos, apesar de atualmente trabalhar com tequila. O socialite chegou a trabalhar como gerente da discoteca londrina Mahiki, cargo que deixou em 2010 para começar o seu próprio negócio no comércio de vinhos. Hoje é gerente para o continente europeu da marca de tequila Casamigos, que tem como co-fundador o ator norte-americano George Clooney — são esperados vários cocktails feitos com esta tequila na festa após o casamento de sexta-feira. Ao Daily Mail, Jack contou que tem como ambição criar uma cadeia de pubs: “Tem sido o meu sonho desde os 18 anos”.

A história de um romance

O casal conheceu-se em Verbier, na Suíça. Ambos tinham procurado o destino para a prática de ski, embora estivessem em viagens separadas. Eugenie tinha 19 anos e Jack 23 — o jornal The Sun diz que o encontro aconteceu durante a festa de 50 anos do duque de Iorque. À data, a princesa estava a estudar na Universidade de Newscastle e Jack era barman. Jack já antes disse que foi amor à primeira vista. Os dois casam-se esta sexta-feira, ao fim de oito anos de namoro.

Cinco incógnitas sobre o casamento de Eugenie e Jack

Ao longo da relação, Jack acompanhou Eugenie em diversos eventos reais, nos quais se incluem as idas às corridas de cavalo do Royal Ascot ou ao Festival de Flores de Chelsea. No passado dia 19 de maio, os dois marcaram presença no casamento de Harry e Meghan Markle.

O pedido de casamento aconteceu em janeiro deste ano, quando ambos estavam de férias na Nicarágua. Após a cerimónia ser oficializada, o mais certo é que Jack não fique com nenhum título real, uma tradição da monarquia que remonta a 1963.

A relação de muitos anos sobreviveu a uma fase em que a princesa viveu e trabalhou em Nova Iorque, nos EUA, em 2013. Agora, os dois casam-se na capela de São Jorge, em Windsor, numa cerimónia com 800 convidados, além de 1.200 membros do público que vão assistir ao casamento mais de perto.