Uma das netas da rainha Isabel II, a princesa Eugenie, vai casar já na próxima sexta-feira, dia 12 de outubro, com Jack Brooksbank, com quem namora há cerca de sete anos. O casamento acontece, tal como em maio último, na capela de Windsor, mas esta é de longe a única semelhança com a cerimónia protagonizada pelo primo, o príncipe Harry, e pela ex-atriz Meghan Markle. Estes são os detalhes que se conhecem sobre o próximo casamento real britânico, que já tem direito à hashtag #RoyalWedding2.

O pedido de casamento

O casal namora há sete anos. Ela é a nona na linha de sucessão ao trono, ele é um socialite que já trabalhou com a marca de tequila que George Clooney ajudou a popularizar — Casamigos; antes disso, foi gerente da discoteca londrina Mahiki. Eugenie foi pedida em casamento quando estava de férias na Nicarágua. Jack ajoelhou-se junto a um lago, com um “belo vulcão” na paisagem. “Foi um momento incrível”, contou a princesa em entrevista. O anuncio foi oficializado pelo Palácio de Buckingham em janeiro deste ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cerimónia ecológica

A filha mais nova dos duques de York revelou à edição de setembro da Vogue que a cerimónia terá uma vertente ecológica, sendo que todo o plástico será banido. “Toda a minha casa é antiplástico”, contou a princesa, que recentemente tornou-se embaixadora do Project O, que tem como missão basilar proteger os oceanos da contaminação do plástico.

O bolo de casamento

Harry e Meghan Markle deram nas vistas por quebrar a tradição real no que ao bolo de casamento diz respeito. Eugenie e Jack querem seguir as mesmas pisadas e, ao invés de escolherem frutos cristalizados, optaram por um bolo de chocolate e red velvet confecionado por Sophie Cabot. O mais certo é este estar decorado com hera.

Casamento real a uma sexta-feira

12 de outubro de 2018 é a data do segundo casamento real em Windsor a acontecer no mesmo ano. Cinco meses separam o mediático casamento de Harry com Meghan Markle do da princesa Eugenie. Por uma questão de agenda dos muitos membros da realeza, o casamento ficou marcado para uma sexta-feira.

Convidados de luxo

Além dos membros da família real, entre os convidados esperados estão nomes bem conhecidos do público: Ellie Goulding, Ed Sheeran, James Blunt e David e Victoria Beckham, casal que já é presença habitual nestes eventos reais. Os convites, entretanto revelados à Vanity Fair, já foram todos enviados.

Cinco incógnitas sobre o casamento de Eugenie e Jack

O povo também foi convidado

À semelhança do que aconteceu no casamento entre o príncipe Harry e a norte-americana Meghan Markle, que contou com a presença, imediatamente à saída da capela, de 2.640 membros do público, também esta cerimónia vai ter 1.200 pessoas convidadas, crianças e adultos, ligadas a organizações e associações de todo o país. Segundo a publicação Hello, cerca de 100 mil pessoas candidataram-se a este convite.

No recinto do castelo também estarão presentes representantes das instituições de caridade apoiadas pela princesa Eugenie e pelo noivo Jack Brooksbank, bem como membros da comunidade de Windsor e crianças das escolas locais que a princesa frequentou. Após o enlace, segue-se um cortejo a bordo de uma carruagem, com o novo casal real a percorrer uma parte de Windsor, ainda que o trajeto não inclua a Long Walk.

O dress code

Se no casamento de Harry e Meghan Markle o dress code contemplava, para os homens, o uso de uniforme, este é completamente descurado na cerimónia da princesa Eugenie, que optou por simplificar as coisas muito por causa dos convidados vindos dos Estados Unidos da América: na próxima sexta os homens deverão usar apenas fraques. 

O vestido de noiva

Como seria de esperar, o vestido de noiva está no segredo dos deuses, ainda que as apostas apontem para o designer Erdem.

A receção da rainha

Tal como aconteceu no casamento de Harry com Meghan Markle, a rainha Isabel II vai proporcionar uma receção ao casal findo o cortejo a bordo de uma carruagem. Nessa mesma noite, família e amigos terão um encontro de fato e gravata no Royal Lodge, propriedade onde reside o pai da noiva, o príncipe Andrew. A casa em questão é dotada de 30 quartos, incluindo sete casas de banho e um salão.

Depois das polémicas, o regresso: Sarah Ferguson está de volta

A dama de honor

A representar este papel vai estar a princesa Beatrice (30 anos), irmã mais velha de Eugenie (28 anos).

View this post on Instagram

My beautiful big sissy!

A post shared by Princess Eugenie (@princesseugenie) on

O bouquet

Praticamente todos os bouquet reais têm murta, uma planta nativa do sul da Europa que simboliza amor. Também a mãe de Eugenie, Sarah Ferguson, usou murta no seu bouquet, ainda que anos depois se divorciasse do príncipe Andrew.

Os custos

De acordo com o The Mirror, as despesas com a segurança da cerimónia andarão à volta dos 2 milhões de euros — uma soma em muito semelhante à quantia gasta no último casamento real, a 19 de maio deste ano. Esta parte da despesa vai ser paga pelos contribuintes mas, escreve a Hello, o casamento de Eugenie também terá impacto na economia britânica.

Os títulos após o casamento

A princesa Eugenie manterá sempre o título, enquanto o futuro marido permanecerá um membro do público. Depois da cerimónia, Eugenie ficará conhecida como Sua Alteza Real Princesa Eugenie, Mrs. Jack Brooksbank.

View this post on Instagram

Think Jack said something funny!

A post shared by Princess Eugenie (@princesseugenie) on

O anel

O anel de noivado é composto por uma safira “padparadscha”, rodeada de diamantes. Também o anel da mãe de Eugenie tinha uma pedra rara e colorida.

A polémica com a BBC

À semelhança do que aconteceu a 19 de maio, a BBC não vai transmitir na totalidade o casamento de Eugenie. Em setembro, uma fonte próxima do casal avançou que a BBC rejeitou fazer a cobertura total da cerimónia por temer “uma fraca audiência”. À Cosmopolitan, um porta-voz daquela emissora não comentou os rumores e assegurou apenas “cobertura noticiosa” nos diferentes serviços da BBC.