O presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, não quer apenas ser rei das vendas do comércio eletrónico — quer ultrapassar os seus rivais [a Virgin Galactic de Richard Branson e a SpaceX de Elon Musk] no ramo do turismo espacial, que pensa poder tornar possível durante já no ano de 2019.

Bezos disse que a Blue Origin, a companhia de foguetões que considerou ser o seu “projeto mais importante“, de acordo com a Recode, está focada em tornar possível o envio de passageiros que desejem ir ao espaço para fins turísticos já no próximo ano.

Estava confiante que pudesse acontecer ainda em 2018. Reforço à equipa que não é uma corrida. Eu quero que este seja o veículo espacial mais seguro alguma vez feito”, disse segunda-feira, durante a Wired Summit, em São Francisco.

O ‘patrão’ da Amazon reforça que “está confiante” que o turismo espacial possa tornar-se possível durante o próximo ano, uma vez que a Blue Origin construiu uma cápsula espacial, capaz de levar seis passageiros, a New Shepard. Esta cápsula, totalmente autónoma e sem supervisor, pode vir a tornar o sonho de muitos turistas de serem astronautas por um dia, ao fazerem uma breve incursão no espaço.

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Bezos diz que “os turistas terão um ou dois dias de treino [de astronauta]”: “Creio que não seja necessário mais que um dia de treino para ir ao espaço.”

Tendo feito um contrato com o governo dos Estados Unidos da América de forma a poder participar na criação de foguetões para o lançamento de satélites na órbita da Terra, a Blue Origin tem demonstrado que as suas ambições se estendem para lá do turismo espacial, pretendendo manter uma relação de proximidade com o governo americano.

“Se as grandes companhias de tecnologia não cooperarem com o Governo americano, o país ficará em sarilhos”, concluiu Bezos, na entrevista à Recode.

Richard Branson garante que Virgin está “a semanas” de viajar no espaço