Um vídeo divulgado este sábado no Facebook e no YouTube mostra um passageiro de um voo da Ryanair entre Barcelona e Londres a recusar que uma idosa negra se sente ao seu lado. No vídeo, é possível ver e ouvir o homem, britânico, a gritar para a idosa: “Não quero sentar-me ao pé da tua cara feia”. Depois de a mulher o interpelar, o homem atirou: “Não me fales numa língua estrangeira, sua vaca feia e estúpida”. As autoridades britânicas e espanholas já estão a investigar o caso.

Os insultos continuaram durante pelo menos três minutos, o tempo do vídeo, e vários passageiros intervieram para pedir à tripulação do voo que expulsasse o homem da aeronave. Porém, apenas um assistente de bordo se aproximou do passageiro para o tentar acalmar e acabou por mudar a mulher de sítio para acabar com a discussão.

Segundo explicou a filha da mulher em causa ao The Huffinton Post, citada pela BBC, a discussão começou porque a mulher, de 77 anos, tem artrite e demorou muito tempo a desviar-se para que o homem se pudesse sentar no seu lugar. O passageiro que filmou o vídeo, David Lawrence, explicou à BBC que “tudo estava calmo” durante o embarque até um homem entrar no avião e começar a falar de forma agressiva para a mulher que estava sentada no lugar junto ao corredor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Foi isso que chamou a minha atenção. Era muito alto e muito agressivo. Ele começou a gritar para a mulher, a dizer ‘sai da frente’, ‘mexe os pés’, ‘não devias estar aqui sentada'”, contou David Lawrence, explicando que o homem acabou por empurrá-la e sentar-se no seu lugar, sucedendo-se o que é visível no vídeo.

“Sei que se me estivesse a comportar como ele estava — ou qualquer outra pessoa negra — a polícia tinha sido chamada e teríamos sido expulsas do voo”, comentou a filha da mulher ao The Huffington Post.

[Veja em baixo como vários vídeos ajudaram a punir casos de racismo]

Nas redes sociais, multiplicaram-se as críticas à Ryanair por a companhia aérea não ter feito nada para penalizar o homem. O deputado britânico trabalhista Karl Turner disse que irá levar ao Parlamento do Reino Unido a discussão sobre a forma como as companhias aéreas ignoram estas situações.

À BBC, a Ryanair afirmou que não vai “tolerar comportamentos indisciplinados como este” e que irá levar o assunto mais a sério no futuro. “Comportamentos abusivos ou disruptivos como este irão resultar no impedimento dos passageiros de viajar”, afirmou a companhia aérea. Já a polícia de Essex, a aeroporto de Stansted era o destino do voo, diz estar a colaborar com a Ryanair e com as autoridades espanholas (já que o incidente ocorreu ainda em Barcelona) para investigar o caso.