789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

EUA. Cesar Sayoc Jr., detido no caso dos pacotes suspeitos, indiciado por cinco crimes, arrisca 58 anos de prisão

Este artigo tem mais de 5 anos

Foi graças a uma impressão digital num envelope que o FBI identificou o suspeito de ter enviado 13 pacotes explosivos para várias figuras críticas de Donald Trump. Arrisca 58 anos de prisão.

i

AFP/Getty Images

AFP/Getty Images

As autoridades federais prenderam esta sexta-feira Cesar Sayoc Jr. — um apoiante de Donald Trump, com 56 anos, que tem antecedentes criminais e ligações a Nova Iorque — em Miami, na Flórida, por suspeitas de ligação ao envio de pacotes suspeitos, que desde esta segunda-feira têm sido intercetados na correspondência endereçada a várias figuras associadas ao Partido Democrata e críticas de Donald Trump. Ao todo, segundo as autoridades, foram 13 pacotes que continham engenhos explosivos.

Em Plantation, na Flórida, as autoridades retiraram uma carrinha branca para análise, visto que poderá conter provas relacionadas com o caso. O suspeito foi descoberto através de uma impressão digital que deixou num dos envelopes enviados para Maximine Waters e está indiciado por cinco crimes federais: transporte de explosivos, envio ilegal de explosivos, ameaças contra ex-presidentes e outras pessoas; ameaça contra os meios de comunicação federais e ataque a agentes federais. Arrisca uma pena de 58 anos de prisão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quem é Cesar Sayoc, o suspeito dos pacotes explosivos

Foram também encontrados mais dois pacotes suspeitos esta sexta-feira, endereçados ao senador democrata Cory Booker e ao ex-diretor dos Serviços Secretos, James Clapper. A encomenda enviada para James Clapper foi encontrada num posto de correios de Nova Iorque e já foi entretanto retirada do edifício. Há outros dois pacotes que as autoridades estão a investigar, para a senadora democrata Kamala Harris, em Sacramento, na Califórnia e para o bilionário Tom Steyer. Ainda não se sabe quais destes dois últimos é o 13.º pacote suspeito.

Engenhos “não são bombas falsas”

Chris Way, diretor do FBI, disse que o engenho se trata de um aparelho “com cerca de 15 centímetros de canos de PVC — um tipo de material utilizado na construção –, um relógio pequeno, uma bateria e alguns cabos e material energético, potenciais explosivos que emitem calor e energia através de uma reação ao calor”. E acrescentou: “Não são bombas falsas”.

Este foi um trabalho fenomenal, com uma grande pressão e pouco tempo. Vemos isto na televisão, mas vê-lo na realidade é algo diferente”, referiu Chris Way, acrescentando que podem ainda existir mais pacotes suspeitos.

Quantos pacotes suspeitos foram intercetados até agora?

No total, são 13 os pacotes suspeitos de conterem engenhos explosivos que as autoridades norte-americanas têm vindo a intercetar desde esta segunda-feira. O primeiro foi encontrado na segunda-feira no correio da residência do multimilionário George Soros. Entre a noite de terça-feira e a manhã de quarta-feira, os Serviços Secretos dos Estados Unidos encontraram dois pacotes com engenhos explosivos no correio endereçado às residências de Hillary e Bill Clinton, em Nova Iorque, e de Barack Obama, em Washington.

Esta quarta-feira, um quarto pacote suspeito foi encontrado nas instalações da CNN em Manhattan e era dirigido a John Brennan, ex-diretor da CIA. Um quinto pacote suspeito foi encontrado no escritório da congressista Debbie Schultz, mas era endereçado ao ex-procurador geral Eric Holder. Entretanto, a polícia que faz a triagem do correio dirigido aos congressistas encontrou mais dois pacotes suspeitos em Capitol Heights, endereçados a Maxine Waters, uma democrata e membro da Câmara dos Representantes.

Esta quinta-feira soube-se ainda que o FBI procura um oitavo pacote suspeito que terá sido enviado ao antigo vice-presidente norte-americano Joe Biden. Depois, foram reveladas mais duas encomendas suspeitas para o restaurante de Robert De Niro. Mais recentemente foram intercetados dois pacotes endereçados a Cory Booker, James Clapper. Por confirmar está ainda a 13.ª encomenda suspeita, que terá sido ou para Kamala Harris ou para Tom Steyer.

Donald Trump: “Foi como encontrar uma agulha num palheiro”

Antes de iniciar o discurso no Young Black Leadership Summit, Donald Trump agradeceu às autoridades norte-americanas “pela rapidez” e pelo “trabalho incrível” que fizeram na procura pelos responsáveis. “Temos a melhor polícia do mundo. Foi como encontrar uma agulha num palheiro”, acrescentou o presidente dos Estados Unidos.

Donald Trump disse ainda que instruiu as autoridades para “não pouparem recursos” na procura pelos suspeitos e voltou a sublinhar o que disse na terça-feira: “Não podemos nunca deixar a violência política entrar na América”. “Estes atos terroristas são deploráveis e não têm espaço no nosso país”.

Os americanos devem unir-se e temos de mostrar ao mundo que estamos unidos, juntos, em paz e amor. Temos de mostrar que não há país como o nosso”, concluiu.

FBI investigou armazém postal na Flórida

Ainda esta quinta-feira, equipas de minas e armadilhas e unidades caninas do FBI passaram a pente fino um centro de distribuição postal no estado da Flórida, por onde terão passado pelo menos algumas bombas artesanais que foram enviadas. As autoridades acreditavam que as bombas, algumas delas, pelo menos, vieram daquele estado.

FBI investiga centro de distribuição postal na Flórida, onde acredita que as bombas estiveram

Os falsos alarmes

Além das 13 encomendas suspeitas que foram intercetadas, desde segunda-feira que têm surgido também alguns falsos alarmes. É o caso de um suposto engenho explosivo que teria sido encontrado na Casa Branca mas cuja informação foi desmentia. Entretanto, e depois de o governador Andrew Cuomo ter dito durante uma conferência de imprensa que também recebeu um pacote suspeito no seu gabinete, a polícia de Nova Iorque informou que o pacote foi considerado seguro.

Rich Azzopardi, o porta-voz de Andrew Cuomo confirmou, através do Twitter, que uma investigação preliminar determinou que o pacote teria no seu interior “ficheiros de computador” sobre o grupo de extrema direita — The Proud Boys –, “que apareceu recentemente em Nova Iorque”.

Esta quinta-feira, a estação de rádio WMAL, de Washington, também recebeu um pacote suspeito mas, depois de ser analisado, as autoridades concluíram que era um falso alarme: não era um engenho explosivo, apenas uma embalagem que reunia pedaços de lixo de metal, livros infantis e uma pen.

Pacote suspeito enviado para rádio em Washington foi falso alarme. Dez casos desde a passada 2ª feira

(em atualização)

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora