Depois de tantos nomes apontados, alguns inclusive a receber contactos exploratórios por pessoas ligadas ao Sporting ou que se diziam representantes do clube, Frederico Varandas anunciou esta manhã, à partida para os Açores, que nenhum dos treinadores falados nos últimos dois dias seriam a escolha para suceder a José Peseiro. “Em 48 horas vi mais de 15 nomes na imprensa e nenhum desses será o futuro treinador. Há um em que existiu interesse real, que foi o Leonardo Jardim. Como sabem, é meu amigo e nunca chegou a ser opção porque sei que ele e a família não querem voltar a curto prazo”, referiu.

Mas o presidente dos leões foi mais longe, “cortando” com uma única frase hipóteses como Paulo Sousa, Miguel Cardoso, Cesare Prandelli, Peter Bosz ou Jorge Sampaoli, entre outros, todos eles atualmente sem clube. “O novo treinador está escolhido, só não posso revelar porque ainda tem de rescindir o contrato com o clube em que está agora em funções. Temos de acertar com o clube onde o treinador ainda está a trabalhar”, acrescentou. Ou seja, depois da viagem relâmpago que fez a Amesterdão com Hugo Viana, diretor das relações internacionais, e João Lobão, advogado, começava a haver sinais de fumo branco na escolha feita. Havia duas hipóteses: 1) estava mesmo a trabalhar na Eredivisie; 2) o seu representante está sediado na Holanda ou num ponto de contacto rápido com o hub internacional que é o Schiphol Airport. Mais nomes sobretudo ligados à escola holandesa, mais ausências de confirmações, até surgir um que deve ser a provável escolha: Marcel Keizer.

Marcel Keizer deu nas vistas pela equipa B do Ajax e subiu ao conjunto principal após saída de Peter Bosz (KOEN VAN WEEL/AFP/Getty Images)

De acordo com informações recolhidas pelo Observador, Keizer foi o principal nome indicado a Frederico Varandas por pessoas próximas do presidente leonino ligadas ao futebol e, depois de outros contactos, o único em que o líder verde e branco teve uma intervenção direta nas negociações, que o levaram a fazer uma viagem relâmpago a Amesterdão esta sexta-feira. O único aspeto a acertar tem a ver com a desvinculação com o atual clube, o Al Jazira, por questões financeiras e cláusulas contratuais. Além disso, terão ainda de ser resolvidos os adjuntos que transitariam para a nova equipa técnica do Sporting.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Antigo médio que passou pelo Ajax antes de se fixar quase dez anos no Cambuur (jogaria ainda no De Graafschap e no Emmen), Keizer, de 49 anos, começou a carreira de treinador em clubes mais modestos como Aargon, VVSB e Telstar antes de rumar ao Emmen em 2015/16, seguindo-se uma curta passagem pelo Cambuur. Em 2016/17, o técnico esteve na equipa B do Ajax, tendo assumido o comando do conjunto principal depois da saída de Peter Bosz. Na última temporada, e quando estava no segundo lugar a cinco pontos do PSV, foi despedido após a eliminação na Taça nos penáltis frente ao Twente, em dezembro. Assinou em 2018 pelo Al Jazira dos Emirados Árabes Unidos, com quem ainda tem agora contrato. Com ele trabalha João Pedro Araújo, o médico escolhido por Varandas para liderar a Unidade de Performance do Sporting na Academia.

Unidade de Performance Sporting, o plano de Frederico Varandas para voltar a inovar na Academia