O que é que nasceu primeiro, o blogue ou o mercado? No caso, é fácil responder. Fernanda Velez criou o Blog da Carlota em 2011, poucos meses depois, organizava a primeira edição do Mercadito. Na altura, juntou 20 marcas portuguesas, número que cresceu exponencialmente nos últimos sete anos. Agora, com a 20ª edição marcada para sábado, dia 10 de novembro, estão prometidas 100 marcas de moda e decoração, escolhidas a dedo pela curadora de serviço.

E se o Mercadito começou por ser um mercado organizado a pensar, sobretudo, na moda dos mais pequenos, hoje, à semelhança da evolução do próprio blogue, é maior a representação do vestuário feminino e da decoração. A organizadora garante que 90% das marcas são portuguesas e que, nesta edição, volta a haver novas entradas. Os sapatos veganos da Ballūta, as peças de inspiração oriental da Kleed Kimonos, os saltos rasos da Maray e a joalharia para ocasiões especiais da Cata Vassalo. Do lado dos miúdos, também há umas quantas novas aquisições — My Little Dragon, marca de roupa com frases inspiradoras, Keiki Kids, moda para pequenos adultos, e Coral, os cestos e alcofas que todos os pais querem.

My Little Dragon, uma das marcas a estrear-se no Mercadito

Na última edição, passaram pelo Centro Cultural de Belém cerca de 10.000 pessoas, número que a organização prevê manter. O espaço, com mais de 2000 m2, sem escadas e zona de estacionamento, não passa ao lado da época natalícia que se aproxima. Além da banda sonora e das decorações, haverá pinheiros natalícios à venda, cortesia do Horto do Campo Grande, e coroas de Natal da 2 for 1. À oferta de moda e decoração, há que juntar as guloseimas próprias do outono — das castanhas assadas aos doces da Brigadeirando e ao Bolo da Marta.

E porque, regra geral, as crianças perdem muito rapidamente a paciência para andar às compras. O Mercadito também pensou em formas de entretê-las. Como? Com um baile de princesas, uma parada de personagens de Natal (incluindo o pai delas todas) e pinturas faciais. A verdade é que, por muito batidas que estejam, qualquer ser de palmo e meio se pela por uns rabiscos na cara.

O quê? Mercadito Blog da Carlota
Quando? Sábado, 10 de novembro, das 10h às 19h
Onde? Centro Cultural de Belém (Lisboa)
Quanto? 2€ (a partir dos 12 anos)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR