Rádio Observador

Comer/Ver/Fazer

Mercadito Blog da Carlota: que comecem as compras de Natal no CCB

Vai na 20ª edição e continua a levar milhares de famílias ao Centro Cultural de Belém. Com cerca de 100 marcas, quase todas portuguesas, o Mercadito Blog da Carlota regressa a 10 de novembro.

A edição de Natal do Mercadito Blogue da Carlota está de volta. Veja as novas marcas, as guloseimas e a animação infantil programada para o próximo sábado

O que é que nasceu primeiro, o blogue ou o mercado? No caso, é fácil responder. Fernanda Velez criou o Blog da Carlota em 2011, poucos meses depois, organizava a primeira edição do Mercadito. Na altura, juntou 20 marcas portuguesas, número que cresceu exponencialmente nos últimos sete anos. Agora, com a 20ª edição marcada para sábado, dia 10 de novembro, estão prometidas 100 marcas de moda e decoração, escolhidas a dedo pela curadora de serviço.

E se o Mercadito começou por ser um mercado organizado a pensar, sobretudo, na moda dos mais pequenos, hoje, à semelhança da evolução do próprio blogue, é maior a representação do vestuário feminino e da decoração. A organizadora garante que 90% das marcas são portuguesas e que, nesta edição, volta a haver novas entradas. Os sapatos veganos da Ballūta, as peças de inspiração oriental da Kleed Kimonos, os saltos rasos da Maray e a joalharia para ocasiões especiais da Cata Vassalo. Do lado dos miúdos, também há umas quantas novas aquisições — My Little Dragon, marca de roupa com frases inspiradoras, Keiki Kids, moda para pequenos adultos, e Coral, os cestos e alcofas que todos os pais querem.

My Little Dragon, uma das marcas a estrear-se no Mercadito

Na última edição, passaram pelo Centro Cultural de Belém cerca de 10.000 pessoas, número que a organização prevê manter. O espaço, com mais de 2000 m2, sem escadas e zona de estacionamento, não passa ao lado da época natalícia que se aproxima. Além da banda sonora e das decorações, haverá pinheiros natalícios à venda, cortesia do Horto do Campo Grande, e coroas de Natal da 2 for 1. À oferta de moda e decoração, há que juntar as guloseimas próprias do outono — das castanhas assadas aos doces da Brigadeirando e ao Bolo da Marta.

E porque, regra geral, as crianças perdem muito rapidamente a paciência para andar às compras. O Mercadito também pensou em formas de entretê-las. Como? Com um baile de princesas, uma parada de personagens de Natal (incluindo o pai delas todas) e pinturas faciais. A verdade é que, por muito batidas que estejam, qualquer ser de palmo e meio se pela por uns rabiscos na cara.

O quê? Mercadito Blog da Carlota
Quando? Sábado, 10 de novembro, das 10h às 19h
Onde? Centro Cultural de Belém (Lisboa)
Quanto? 2€ (a partir dos 12 anos)

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros de órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)