A tecnologia dos veículos eléctricos veio permitir deslocar o centro de competências dos grande e poderosos construtores de automóveis, para as pequenas e ágeis empresas, com grande know-how sobre a matéria. A Porsche, reputado fabricante tradicional de desportivos e SUV, trabalha afincadamente há já algum tempo no seu primeiro veículo eléctrico, o Taycan, que só deveremos ver em 2020, com uma plataforma, motores eléctricos e baterias que vão igualmente ser utilizados pela Audi e a Bentley. Mas eis que numa questão de meses a Rauh-Welt Begriff (RWB) produziu um 911 eléctrico com 700 cv, como se fosse a coisa mais fácil deste planeta.
A RWB é uma empresa de que poucos já ouviram falar, mas surpreendeu ao apresentar no SEMA, em Las Vegas, um curioso Porsche 911. Curioso não por ser um clássico, daqueles ainda com motor de seis cilindros refrigerado a ar, mas por ter trocado essa mecânica a gasolina por outra 100% eléctrica, sem que o potencial comprador se sinta minimamente defraudado com a mudança. É certo que perdeu o cantar que lhe era característico, mas em compensação passa a dispor de quase o dobro da potência, pois o 911 RWB possui cerca de 700 cv.
O truque da RWB foi montar uma mecânica de um Tesla, com uma gestão ligeiramente distinta e a ser alimentada pela mesma bateria utilizada pelo fabricante americano. Como é substancialmente mais curto e estreito do que o Model S, este 911 eléctrico é consideravelmente mais leve, o que lhe deve assegurar melhor autonomia e uma capacidade de aceleração superior.
Além da mecânica, a RWB concentrou-se igualmente no habitáculo, que modificou da forma que é possível ver nas fotos. O roll-bar cromado dá nas vistas, um pouco à semelhança do revestimento interior, com o transformador a manter, na medida do que seria possível, o espírito do modelo original, o que é evidente ao nível da instrumentação.