Quando se pensava que a crise desportiva do Mónaco não podia atingir piores proporções, eis que esta terça-feira o fundo foi ainda mais fundo. E a dois níveis, com efeitos nesta altura imprevisíveis para o futuro do clube liderado por Leonardo Jardim até outubro, depois de quatro anos e quatro meses de trabalho no Principado: à tarde, Dmitri Rybolovlev, proprietário do conjunto monegasco, foi detido; à noite, a equipa agora comandada por Henry foi goleada em casa pelo Club Brugge.
De acordo com o Le Monde, o magnata, que adquiriu a maioria do clube em 2011, foi detido juntamente com outras pessoas não identificadas por aquilo que é denominado de “Mónacogate”, com a suspeita de utilização de uma advogada russa para tentar influenciar as instâncias judiciais num processo colocado pelo empresário suíço Yves Bouvier. Ao mesmo tempo, o jornal adianta ainda que a casa de Rybo foi alvo de buscas esta manhã, num processo que teve início há um ano onde está indiciado pelos crimes de corrupção, tráfico de influência ativa e passiva.
À noite, o Mónaco teve uma noite para esquecer. Para se ter noção do que aconteceu, desde 1966 que a formação de Principado não estava a perder à meia hora por 3-0 em casa (sairia derrotada por 5-1 frente ao Angers), acabando por ver a goleada confirmada na segunda parte com um golo de Vormer, que se juntou ao bis de Hans Vanaken e a outro de Wesley.
Com este resultado surpreendente frente aos belgas, após o empate a uma bola em Brugge, o Mónaco agora comandado por Thierry Henry (que continua sem ganhar depois de ter deixado a equipa técnica da Bélgica) ficou afastado dos oitavos da Liga dos Campeões e encontra-se numa situação delicada para alcançar ainda o terceiro lugar que dá acesso à Liga Europa – tem menos três pontos do que o adversário desta noite, além da desvantagem no confronto direto. Atl. Madrid e B. Dortmund, que se defrontaram esta noite no Wanda Metropolitano com triunfo dos espanhóis, somam nove pontos.
Agora já é goleada! Que se passa @AS_Monaco?@AS_Monaco 0-4 @ClubBrugge@ChampionsLeague em direto e em exclusivo na @ElevenSports_PT#ChampionsEleven #ForTheFans pic.twitter.com/yjKCDIDzNp
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) November 6, 2018
De referir que, depois do triunfo inaugural no Campeonato frente ao Nantes então comandado por Miguel Cardoso a meio de agosto, o Mónaco não conseguiu voltar a vencer esta temporada (três meses e a contar), com um total de cinco empates e dez derrotas nos derradeiros 15 encontros realidades entre Ligue 1 e Champions.
“Esta derrota é ainda mais preocupante do que a anterior porque não soubemos criar oportunidades durante o jogo, os meus jogadores recusam-se a jogar. O Reims venceu praticamente todos os duelos e jogou da maneira que deviam jogar, estando em casa. Da nossa parte, a vontade não estava lá. É uma situação difícil e ainda há muito a melhorar. O buraco é cada vez maior”, tinha admitido Henry após a derrota com o Reims para o Campeonato no último fim de semana.