A nova geração do Jimny aposta deliberadamente num visual rétro e isso tem várias implicações. A primeira é que os consumidores estão ávidos por este tipo de propostas – e a prova disso é que as encomendas são tantas que o pequeno jipe da Suzuki só chegará aos mercados europeus em Março do próximo ano, com a marca a optar por satisfazer primeiro a procura no mercado doméstico. A segunda é que a estética do popular todo-o-terreno acaba por ser comparada à nova geração do Classe G, embora o construtor nipónico não assuma ter sido essa a fonte de inspiração. E a terceira é que, justamente por ter apostado num visual com um estilo antigo, o novo Jimny é a base perfeita para dar largas à criatividade de preparadores.
É esse o caso da DAMD, se bem que os novos kits criados por esta empresa japonesa para o Jimny se aproximem mais da cópia do que da imaginação. Dúvidas houvesse, a designação de cada um deles vai directa ao ponto. Ao chamar-lhes Little G e Little D, torna-se óbvio que o primeiro se “inspira” no Classe G da Mercedes, enquanto o segundo pretende tirar partido da popularidade do Land Rover Defender.
São kits meramente estéticos, portando nada de alterações mecânicas no pequeno Jimny, tenha ele ar de Classe G ou de Defender. O que não é mau, uma vez que a Suzuki aposta numa fórmula de sucesso, propondo um veículo que, se por um lado é acessível, por outro, isso não o impede de ir a todo a lado – como se espera, aliás, de um verdadeiro todo-o-terreno.
Frente, capot, guarda-lamas, pneus, pára-choques traseiro e roda sobressalente são os principais visados na transformação proposta pela DAMD, sendo que o resultado final acaba por ser muito semelhante ao “copiado”. O Little D será o que oferece um resultado mais convincente. A grelha frontal, os pára-choques em aço e a tipografia claramente Defender na frente contribuem para que a transformação do jipe japonês no ícone britânico seja surpreendentemente fiel. Já no caso do Classe G, há que reconhecer que o pára-choques dianteiro e o capot são quase idênticos.