Uma baleia foi encontrada morta, ao largo de Wakatobi, sudeste indonésio, com 6 kg de plástico no estômago. No estômago do animal foram encontrados, na terça-feira, 115 copos, 4 garrafas, 25 sacos, um par de chinelos e muitos outros pedaços de plástico que não puderam ser identificados. A Indonésia é o segundo maior utilizador de plástico do mundo, logo a seguir à China.
A descoberta foi feita numa zona turística da Indonésia, a ilha de Kapota, perto do Parque Nacional de Wakatobi. Para já, a equipa de ambientalistas e biólogos que se deslocou ao local não conseguiu identificar as causas da morte da baleia de 9,5 metros.
“Apesar de não termos conseguido determinar a causa da morte, os factos que conhecemos já são horríveis o suficiente”, afirmouDwi Suprapti, bióloga marinha do World Wildlife Fund (WWF), à CNN.
5,9 kg sampah plastik ditemukan di dlm perut paus malang ini! Sampah plastik yaitu: plastik keras (19 pcs, 140 gr), botol plastik (4 pcs, 150 gr), kantong plastik (25 pcs, 260 gr), sandal jepit (2 pcs, 270 gr), didominasi o/ tali rafia (3,26 kg) & gelas plastik (115 pcs, 750 gr). pic.twitter.com/ZFWZgkbnzu
— Yayasan WWF Indonesia (@WWF_ID) November 19, 2018
“Fico muito triste a ouvir isto”, disse o ministro indonésio dos Assuntos Marítimos. Luhut Binsar Pandjaitan tem sido uma das vozes defensoras da redução do uso do plástico e espera que o sucedido sirva para alertar a opinião pública sobre a necessidade de refrear o consumo e a produção deste material. “É possível que muitos outros animais marinhos estejam contaminados com plástico e isto é muito perigoso para as nossas vidas”, disse à Associated Press na terça-feira.