A atribuição da Bola de Ouro de 2018 continua a contrariar cada vez mais a teoria dos prognósticos só no final do jogo e existem agora duas versões bem diferentes do que pode acontecer na próxima segunda-feira onde o único denominador comum é mesmo o nome do vencedor do troféu. Ainda assim, não é líquido que nenhuma delas esteja 100% correta.

Modric. O maestro que pôs fim ao reinado de Ronaldo e Messi

Na semana passada, vários órgãos internacionais avançaram com um possível pódio preenchido por Luka Modric, Kylian Mbappé e Raphäel Varane tendo por base o vídeo lançado pelo jornal francês L’Équipe. A lógica era a seguinte: ao longo de 30 segundos, era aquele trio que tinha maior destaque, com os franceses a festejarem a conquista do Campeonato do Mundo e o croata a celebrar a terceira vitória consecutiva na Liga dos Campeões no início e a encerrar também o clip onde, pelo meio, lá passavam outras figuras como Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar, Griezmann, Salah ou Pogba.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os jornais italianos, que tiveram a mesma interpretação do vídeo, não demoraram a disparar. O Corriere dello Sport falou numa “chapada a Ronaldo” (expressão que fez manchete nesse dia) mas não foi o único a dissecar essa possibilidade: uns recordaram os números conseguidos pelo avançado português ao longo do ano de 2018, que terminou com o triunfo na Liga dos Campeões de novo como melhor marcador da prova; outros falaram de uma alegada influência negativa do Real Madrid e, em específico, do seu presidente, Florentino Pérez, por causa da saída do português para Turim este Verão.

De Stanley Matthews a Modric, a lista de todos os vencedores da Bola de Ouro

Agora surge uma nova informação através de um programa da Onda Cero que vem mudar quase tudo no top 3 das votações para a Bola de Ouro, passando ao lado do vídeo do L’Équipe: Modric, médio que além de ter conquistado a Champions levou ainda a Croácia à final do Campeonato do Mundo, continua como o vencedor – depois de já ter conquistado o prémio de Melhor Jogador da UEFA e o The Best –, mas o pódio fica preenchido com Cristiano Ronaldo (segundo lugar) e Antoine Griezmann, avançado que ganhou a Liga Europa com o Atl. Madrid antes de se sagrar campeão mundial na Rússia, na terceira posição.

Luka Modric interrompe hegemonia de Ronaldo e Messi e sagra-se melhor jogador do mundo para a FIFA

A confirmar-se este cenário, vai existir um novo vencedor da Bola de Ouro após uma década de domínio repartido entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo (cinco triunfos para cada, com o português a ganhar em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017) mas continua a haver um dos “extraterrestres” da atualidade no pódio, algo que acontece de forma ininterrupta desde 2007 – sendo que, nesse lapso temporal, apenas por uma vez houve um que falhou o pódio (Ronaldo, em 2010). Em paralelo, caso Modric seja mesmo o vencedor (e o primeiro croata da história a conquistar o galardão), o Real Madrid vai igualar o Barcelona no número de troféus (11), passando para a frente no número de jogadores vencedores (7-6, com Di Stéfano, Kopa, Figo, Ronaldo “Fenómeno”, Cannavaro, Cristiano Ronaldo e Modric contra Luis Suárez, Cruyff, Stoichkov, Rivaldo, Ronaldinho e Messi). Também a Juventus e AC Milan têm no seu currículo seis jogadores cada que ganharam a Bola de Ouro.