Josep Lluíz Núñez, antigo presidente do FC Barcelona e figura histórica do clube espanhol, morreu esta segunda-feira aos 87 anos, vítima de doença prolongada. Segundo o El País, Núñez, que dirigiu o Barcelona entre 1978 e 2000, estava há três semanas hospitalizado.
O empresário, que também trabalhou na área da construção, foi o dirigente que esteve mais tempo ao leme do clube espanhol, conseguindo somar mais de 130 troféus em várias modalidades (futebol, basquetebol, andebol e hóquei em patins) durante 22 anos anos de presidência.
Luto en el FC Barcelona por la muerte de Josep Lluís Núñez, presidente del Barça durante 22 años (1978-2000) y figura clave en la historia contemporanea del Club.
Descanse en paz. pic.twitter.com/MAkwLByWro— FC Barcelona (@FCBarcelona_es) December 3, 2018
O dirigente, dono da empresa Núñez y Navarro, vivia em Barcelona desde 1938 e a sua vida ficou também marcada pela condenação a dois anos e dois meses de prisão por suborno a inspetores fiscais e por falsificação de documentos no chamado “Caso Hacienda”, juntamente com o seu filho. Inicialmente, a pena seria de seis anos de prisão, tendo sido posteriormente reduzida.