Com a greve de 24 horas da CP – Comboios de Portugal, da EMEF e das Infraestruturas de Portugal marcada para esta sexta-feira, e sem serviços mínimos, as rotinas dos passageiros vão mudar. Para quem anda sempre a correr para conseguir apanhar o comboio ou simplesmente quer organizar a sua vida em tempos de greve, há uma nova solução: chama-se Suprimidos.pt e foi lançada esta quinta-feira.

Nova greve dos comboios agendada para 7 de dezembro

Este site e esta app, criada pelo mesmo responsável de Fogos.pt, permite notificar em tempo real quais os comboios que foram suprimidos ou atrasados, quer seja por perturbações nas linhas, por plenários de colaboradores ou protestos de funcionários. Construído por uma equipa de quatro pessoas, o Suprimidos.pt pode ser acedido através do site ou de uma aplicação disponível para Android e brevemente para iOS.

Os transportes públicos são essenciais no quotidiano das pessoas e quaisquer alterações têm um grande impacto nas suas vidas. Esta solução permite que as pessoas se organizem melhor e consigam pensar em alternativas”, explicou João Pina, criador da plataforma, citado em comunicado.

Através da recolha de informação do site das Infraestruturas de Portugal, a plataforma consegue disponibilizar de imediato as informações aos utilizadores, podendo até enviar notificações para quem ative essa opção e também verificar que comboios foram surprimidos ou atrasados nos dias anteriores. O código do Suprimidos.pt, diz a plataforma em comunicado, está em open source, o que significa que está aberta a “qualquer pessoa que se queira juntar à causa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR