A princesa Latifa Bint Mohammed al-Maktoum, desaparecida desde março, está afinal em casa e “em segurança”. Pelo menos a crer na informação divulgada pela família real do Dubai. O comunicado, sem vídeo ou declarações da princesa, desmente contudo o relato de várias testemunhas.

A filha do emir do Dubai e primeiro-ministro dos Emirados Árabes, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, não é vista em público há cerca de 9 meses e os amigos dizem não saber do seu paradeiro. Segundo várias pessoas, Latifa planeou a sua fuga durante 7 anos, mas já estava em alto mar num iate quando foi travada pelas autoridades do país

Toda esta situação foi sempre pouco clara e misteriosa. Ainda assim, sabe-se que a princesa tentou fugir da alçada do regime controlado pelo pai e que quando as autoridades se aperceberam da tentativa de evasão, entraram em ação e capturaram o iate em que seguia. Desde aí que não se conhecia qualquer outra informação.

O mistério do desaparecimento da princesa Latifa do Dubai

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta quarta-feira, dia em que a princesa celebrava 33 anos e um dia depois da estação televisiva britânia BCC revelar que iria transmitir um documentário intitulado “Escape from Dubai: The mystery of the missing princess” com entrevistas exclusivas a pessoas envolvidas no plano de fuga, a família emitiu um comunicado a desmentir tudo.

Ness comunicado emitido pelo tribunal do governo do Dubai, o Sheikh Mohammed bin Rashid al-Maktoum, citado pelo jornal britânico The Guardian, vem garantir em nome da família real que a princesa está em casa e “em segurança”.

Latifa e a sua família  estão ansiosos para comemorar seu aniversário hoje [quarta-feira], em privacidade e paz, para construir um futuro feliz e estável”, lê-se no comunicado.

O comunicado faz ainda referência à irmã mais velha de Latifa,  Shamsa, que não é vista em público desde 2000 também após uma tentativa fracassada de fuga. A família real garante que ambas são “adoradas e estimadas pela família”.

Esta não é a primeira vez que a princesa tentou fugir. Com 16 anos, Latifa terá tentado escapar, mas o plano também saiu furado. A princesa acabou por ser apanhada pelas autoridades do Dubai e diz ter sido diz ter sido espancada e torturada durante três anos, por isso receava tanto esta segunda fuga que a planeou durante sete anos.