Crime Organizado

Autoridade da Concorrência

Zurich e Lusitania condenadas a multa por cartel

107
É a primeira sanção da Autoridade da Concorrência a um cartel no setor financeiro. Em dezembro, a Fidelidade e a Multicare já tinham sido condenadas a uma multa de 12 milhões de euros.
Justiça

Máfia de Braga. Tribunal mantém penas máximas

Os cinco arguidos tinham recebido a sentença em 2017 por sequestro, homicídio e profanação de cadáver. A pena de um dos arguidos foi no entanto reduzida para 19 anos.
Entrevista

Máfia: "São como nós. E estão em Portugal também” /premium

602
Em “Mafia Life”, Frederico Varese revela os encontros que teve com mafiosos durante 20 anos. Falaram pouco de crime e mais sobre o mundo. “Apaixonam-se, cometem erros, têm opiniões. São como nós.”
Séries

Casa de Tony Soprano está à venda

A casa de Tony Soprano, a personagem interpretada por James Gandolfini na série Sopranos, existe na vida real e está à venda. Preço de inicial: Três milhões de euros.
Crime Organizado

Frank Cali terá sido morto por uma disputa amorosa

O líder da família Gambino, uma grandes máfias dos EUA, foi assassinado a 13 de março. Agora, a polícia acha que foi uma vingança por Cali não permitir um namoro da sobrinha.
Crime Organizado

Máfia. Líder da família Gambino assassinado a tiro

293
Francesco Cali, o líder da família Gambino, uma das cinco organizações mafiosas a operar em Nova Iorque, foi assassinado aos 53 anos. A polícia não prendeu qualquer suspeito.
Violência Doméstica

Detido suspeito de agredir mulher e filhos menores

101
Um homem foi detido no Algarve por posse de arma proibida e alegada violência doméstica sobre a mulher e os filhos menores, tendo ficado em prisão preventiva após ter sido ouvido em tribunal.
Brasil

PR do Brasil "declara guerra ao crime organizado"

318
"O Governo brasileiro declara guerra ao crime organizado. Guerra moral, guerra jurídica, guerra de combate", disse esta segunda-feira Jair Bolsonaro.
Narcotráfico

Estudo alerta para "uberização" da cocaína na UE

O Centro Europeu de Monitorização para Drogas e Adição tem alertado para o aumento da criminalidade relacionada com o narcotráfico na Europa. E fala em "uberização"
Estados Unidos da América

Mafioso de Boston foi espancado até à morte

"Whitey" Bulger, que estava a cumprir pena numa prisão de alta segurança na Virgínia, foi encontrado morto no final de outubro. Agora sabe-se que foi espancado até à morte. FBI desconfia da máfia.
Auto

Bruxelas investiga BMW, Daimler e VW por cartel 

Autoridades europeias suspeitam que BMW, Daimler, VW, Audi e Porsche participaram em reuniões para discutir tecnologias para reduzir as emissões de gases, ferindo assim a concorrência.
Papa Francisco

"Não se pode acreditar em Deus e ser mafioso"

Papa está de visita à Sicília onde fez uma homilia particularmente dura para a máfia, recordando o padre Giuseppe Puglisi, assassinado pela máfia há 25 anos.
Itália

A história das mães que denunciaram a máfia /premium

273
Espancadas por rotina e obrigadas ao silêncio absoluto que é a chave do poder da 'Ndrangheta. Em "As Boas Mães", Alex Perry conta a história das que ousaram quebrar o código — e pagaram caro por isso.
Rio de Janeiro

Exército repete megaoperação no Rio de Janeiro

Mais de quatro mil agentes das forças de segurança comandadas pelo Exército do Brasil estiveram envolvidos no segundo dia de uma megaoperação em três favelas da zona norte do Rio de Janeiro.
Cabo Verde

PJ cabo-verdiana preocupada com o crime organizado

O diretor da Polícia Judiciária cabo-verdiana disse que o crime organizado está a fragilizar os Estados, defendendo uma ação "concertada" e "enérgica" dos países para o seu combate.
Crime Económico

Portugal na rota da corrupção que matou jornalista

760
Banqueiro iraniano em Malta foi preso nos EUA e arrisca pena de 125 anos. Estava a ser investigado por repórter assassinada. Ministério Público diz que lavou dinheiro vindo de contas em Portugal.
Tráfico de Droga

Rede de tráfico de droga desmantelada em Espanha  

Uma rede internacional de tráfico de estupefacientes foi desmantelada em Espanha, depois de uma operação conjunta, entre Portugal e Espanha, que levou à apreensão de mais de dois mil quilos de droga.
CTT

Subsidiária dos CTT condenada a 3 milhões

A subsidiária espanhola dos CTT, a Tourline Express, foi condenada a uma multa de 3,1 milhões de euros por "alegada prática de cartel". A companhia vai recorrer da decisão.
Holanda

Polícia denuncia um "narco Estado" na Holanda

Um relatório do sindicato da polícia afirma que a Holanda apresenta "características de um narco Estado", com uma polícia sem os recursos necessários para evitar o crescimento do crime organizado.
Japão

Chefe yakuza "apanhado" por causa de tatuagens

O japonês Shigeharu Shirai vivia há 14 anos na Tailândia depois de ter assassinado o chefe de um gangue rival.
Crime Organizado

Máfia de Braga. Seis arguidos condenados a 25 anos

639
Depois de três meses de julgamento, ficou conhecida a decisão para nove arguidos acusados do rapto de empresário bracarense assassinado e cujo corpo foi dissolvido em ácido sulfúrico.
Itália

Os crimes de Totò Riina, 'capo dei capi' da máfia

O antigo líder da máfia siciliana morreu esta sexta-feira na prisão aos 87 anos. Recorde alguns dos grandes crimes do mafioso, do assassinato do juiz Giovanni Falcone aos ataques à bomba em Itália.
Crime Organizado

Totò Riina. 5 grandes crimes do padrinho da Máfia

A morte dos juízes Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, os atentados à bomba em Florença ou o massacre da Avenida Lazio. Recordamos alguns dos principais crimes de Totò Riina.
Itália

Morreu Totò Riina, o 'capo dei capi' da Máfia

504
Morreu esta sexta-feira aos 87 anos o chefe da máfia siciliana Salvatore Riina, conhecido como 'Totò Riina'. Mesmo a partir da prisão, Riina continuava a dar ordens à organização criminosa.
Incêndios

PJ: Fogo posto sem indícios de crime organizado

106
O diretor da Polícia Judiciária, Almeida Rodrigues, revelou que, na investigação de crimes de incêndios florestais, não têm sido encontrados indícios que associem o fogo posto ao crime organizado.
Crime Organizado

"Rei da cocaína" preso após 23 anos em fuga

O "rei da cocaína de Milão" foi preso, num hotel Uruguai. Tem agora 51 anos. Era o mafioso mais procurado de Itália e deverá cumprir uma pena de prisão de 30 anos.
Crime Organizado

Operação contra máfia faz dezenas de detidos

Operação contra máfia napolitana deteve várias pessoas na Catalunha. Estão acusadas de organização criminosa, branqueamento de capital e tráfico de droga em vários países europeus, incluindo Portugal.
Crime Organizado

Gangster de Nova Iorque é libertado aos 100 anos

403
John Franzese foi libertado esta sexta-feira aos 100 anos. O número dois de uma família da máfia terminou a sentença como o preso mais velho numa prisão federal norte-americana.
Crime Organizado

Líder da Commisso detido no Brasil

Um dos principais elementos criminosos da Commisso, uma das mais discretas famílias do crime italianas, foi na sexta-feira à noite detido em São Paulo, acusado de tráfico de droga internacional.
Morte

Filho de chefe da máfia mata amigo por "like"

208
O filho de um chefe da máfia italiana matou um amigo depois deste ter demonstrado interesse e colocado like na foto da sua namorada. Os jovens tinham ambos 15 anos.
Crise Política no Brasil

Temer desiste de suspender inquérito

O Presidente do Brasil, Michel Temer, pediu esta segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal para avançar com o inquérito depois de, no sábado, ter formalizado um pedido para a suspensão do mesmo.
Cartel

Escobar: "Agradeço aos meus inimigos a liberdade"

320
Juan Pablo Escobar só há pouco voltou a usar o apelido. Escreve livros que dão conta da violência, da solidão, do perigo que envolveu a sua infância. Luta agora contra a glorificação do narcotráfico.
México

México. Crime organizado mata Javier Valdez

O jornalista Javier Valdez, premiado pelo seu trabalho sobre o narcotráfico e o crime organizado, foi morto a tiro esta segunda-feira no estado de Sinaloa.
Crime Organizado

PJ faz buscas em empresas belgas em Lisboa

A Polícia Judiciária fez buscas três empresas de transportes belgas, sediadas em Lisboa. As empresas terão recorrido aos serviços de uma organização criminosa que opera em Portugal e na Eslováquia.
Colômbia

O ouro é novo tráfico dos cartéis colombianos

Os cartéis colombianos têm agora um novo foco de tráfico. Muitos já deixaram a droga para segundo plano para dar lugar ao tráfico de um metal precioso: o ouro.
Crime Organizado

Operação "Punho Cerrado": Dois presos preventivos

O Tribunal de Leiria decreta prisão preventiva para dois dos detidos no âmbito da operação "Punho Cerrado", levada a efeito na terça-feira, nos distritos de Leiria, Lisboa, Coimbra e Santarém.
Donald Trump

O milionário "pró-russo" e o ex-porta-voz de Trump

Autoridades espanholas emitiram ordem de detenção contra milionário ucraniano. Firtash teve negócios com um porta-voz da campanha de Trump que se demitiu por "ligações perigosas" à máfia russa.
Polícia Judiciária

PJ detém italiano procurado na Calábria

Homem de 52 anos foi detido em centro comercial de Faro com documentos falsos. Era procurado por associação criminosa e tráfico de droga.
Arte

Quadros de Van Gogh encontrados nas mãos da máfia

Dois quadros de Van Gogh roubados em Amesterdão em 2002 foram recuperados pela polícia italiana das mãos da máfia napolitana. Estão avaliados em milhões de euros. Não se sabe o destino das obras.
Filipinas

Guerra contra a droga já fez mais de 700 mortos

O novo Presidente filipino, Rodrigo Duterte, prometeu uma guerra sem tréguas ao tráfico de droga. Os resultados estão aí: mais de 700 pessoas mortas às mãos da polícia e de grupos de vigilantes.
Crime Organizado

Morreu Provenzano, ex-chefe da máfia siciliana

Bernardo Provenzano, ex-líder da máfia Siciliana Cosa Nostra, morreu aos 83 anos devido a um tumor na vesícula. Estava preso desde 2006 depois de ter sido procurado pela polícia durante 4 décadas.
Colômbia

De assassino a estrela no Youtube

Foi membro do Cartel de Medellín, liderado por Pablo Escobar, e esteve por trás de centenas de homicídios. Depois de 22 anos na prisão, serve-se do Youtube enquanto ativista.
Cinema

"Suburra": Roma criminosa

122
O filme policial violento e pessimista passado numa Roma corrupta de cima a baixo e realizado por Stefano Sollima, vai ser também uma série para a Netflix. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Crime Organizado

"Cosa Nostra": Detidas 62 pessoas em Itália

A polícia militarizada italiana desmantelou dois grupos de crime organizado de Palermo e deteve 62 pessoas, incluindo dois idosos considerados antigos expoentes da máfia local, a "Cosa Nostra".
Crime Organizado

Saviano e "o livro no esconderijo de El Chapo"

O italiano Roberto Saviano escreveu, numa rara comunicação pública, um texto para o El Pais onde fala sobre o exemplar do seu livro encontrado no esconderijo de El Chapo. Mas a reflexão não acaba aqui
México

México prende 22 presumíveis membros do Sinalo

As autoridades anunciaram que detiveram 22 presumíveis membros numa operação terrestre e aérea no estado de Sonora, no norte do México, durante a qual morreram dois suspeitos.
Brasil

Brasil. 5 chineses trabalhavam em escravidão

A polícia resgatou cinco cidadãos chineses que trabalhavam no Rio de Janeiro sem receber salário como forma de saldar uma dívida. A operação foi lançada por causa dos Jogos Olímpicos.
Crise dos Refugiados

Turquia e Alemanha param tráfico de seres humanos 

Uma operação conjunta das agências de segurança da Alemanha e da Turquia desarticulou um grupo de traficantes de seres humanos, de acordo com informações divulgadas pelas polícias dos dois países.
PGR

Lucília Gago é a nova diretora do DIAP Lisboa

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) decidiu nomear, em comissão de serviço, a procuradora-geral adjunta Lucília Gago para diretora do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.
Tráfico de Droga

Advogado de El Chapo fala de "abuso de autoridade"

Um dos advogados do narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán, considerou um "flagrante abuso de autoridade" que o seu cliente não possa ver os seus defensores na prisão de alta segurança.
Ataques em Colónia

Ministro: Ataques em Colónia foram planeados

O ministro alemão da Justiça pensa que as agressões sexuais registadas na véspera de Ano Novo em Colónia foram planeadas e pediu às forças de segurança para investigar ligações entre os envolvidos.
Macau

Prostituição. Sobrinho de Stanley Ho acusado

Seis arguidos, incluindo Alan Ho, sobrinho do magnata de jogo Stanley Ho, começaram a ser hoje julgados em Macau pelos crimes de associação criminosa e exploração de prostituição.
Moçambique

Marfim e cornos de rinoceronte: tudo incenerado

A polícia moçambicana incinerou 102,5 quilos de pontas de marfim, 16,5 quilos de cornos de rinoceronte 473 gramas de barba de leão e 4,75 quilos de cannabis confiscados entre agosto e dezembro.
Justiça

79 pessoas detidas por corrupção na Sérvia

160
A polícia sérvia deteve 79 pessoas, entre elas um ex-ministro, acusadas de delitos de corrupção que lesaram o Estado em mais de 100 milhões de euros.
África

4,5 toneladas de marfim apreendidas em África

Uma operação coordenada pela Interpol, contra o tráfico de marfim em África e que envolveu Moçambique, levou à detenção de 376 pessoas e a apreensão de 4,5 toneladas de presas de elefante e rinoceronte.
Fraude

12 detidos por suspeita de fraude fiscal 

Doze pessoas foram detidas nas últimas 48 horas por suspeitas de fraude fiscal, uma operação da GNR que envolveu 30 buscas domiciliárias e a empresas do centro e norte do país.
Diplomacia

Rússia acusa Turquia de lucrar com petróleo do EI

O vice-ministro da Defesa russo acusou a Turquia, e em concreto o chefe de Estado, Recep Tayyip Erdogan e seus familiares, de beneficiarem do tráfico de petróleo roubado pelos extremistas do Estado Islâmico na Síria e no Iraque.
Justiça

Descoberto no Chile "O cartel do papel higiénico"

Duas empresas chilenas, a CMPC e SCA, formaram um cartel para a fixação de preços do papel higiénico, lenços e guardanapos de papel no mercado. Lucraram mais de 360 milhões de euros durante 11 anos.
Crime Organizado

As origens da máfia italiana. E os mitos desfeitos

O historiador escocês John Dickie publicou um livro que conta a verdadeira história da máfia italiana. E desfaz muitos dos grandes mitos sobre as organizações.
Justiça

Maurizio Avola: o mafioso que matou 80 pessoas

Maurizio Avola pertenceu à máfia siciliana, tendo matado 80 pessoas. Deu a sua primeira entrevista em que explicou como se envolveu na máfia, como eram os seus dias e como virou informador.
Crime Organizado

"El Chapo" fica ferido em operação mas escapa

narcotraficante mexicano Joaquin "El Chapo" Guzman sofreu ferimentos na perna e no rosto enquanto fugia de uma operação policial para o recapturar, realizada no noroeste do México, revelou o governo.
Brasil

Brasil com uma morte violenta em cada 9 minutos

As mortes foram registadas como vítimas de homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte, latrocínios e ações policiais. Em 2014 contou-se um total de 58.559 mortes violentas.
México

Detidos 13 funcionários pela fuga de El Chapo

Esta foi a segunda fuga de "El Chapo" de uma prisão mexicana em 14 anos. A justiça vai continuar a investigar como é que o narcotraficante mais procurado do mundo escapou.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)