O governo egípcio pediu na passada sexta-feira à Procuradoria Geral da República para investigar um vídeo divulgado nas redes sociais, pelo fotógrafo dinamarquês Andreas Hvid, no qual pode ser visto um casal a escalar até ao topo de uma das três pirâmides de Gizé. Segundo o ABC, o ministro egípcio Khaled al Anani, exigiu que fossem “tomadas as medidas necessárias” para punir o casal estrangeiro, que para além do vídeo, também publicou uma foto”imoral” em posições sexuais.

No vídeo, publicado dia 8 de dezembro, pode ver-se o par a subir até ao topo a pirâmide de Khufu durante a noite. O vídeo termina com a companheira de Hvid a despir-se, ficando semi-nua nos últimos 20 segundos.

Na conta pessoal de Instagram de Hvid estão também publicadas várias fotografias da sua autoria tiradas do topo de edifício, sendo que o fotógrafo opta frequentemente por fotografar raparigas no topo de monumentos, geralmente semi-nuas.

https://www.instagram.com/p/BV5NmuilKy0/

No entanto, esta não foi a primeira vez que turistas se envolveram em situações desta natureza nas pirâmides de Gizé, arranjando problemas com as autoridades egípcias. Em 2015, um jovem alemão foi preso e expulso permanentemente do Egito, por ter escalado sem autorização até o topo de uma das pirâmides. Também em 2017, a modelo belga Marisa Papen que posou nua na esplanada das pirâmides de Gizé, foi detida por um dia no templo de Karnak, em Luxor, ao despir-se para uma outra sessão fotográfica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR