O tema “Bohemian Rhapsody” tornou-se a canção do século XX com maior número de ‘streams’, registando um total de 1,6 mil milhões de visualizações nas plataformas de streaming como o YouTube e o Spotify. A canção dos Queen, que liderou a tabela de canções no Reino Unido quando lançada em 1975 e em 1991 quando Freddie Mercury faleceu, ultrapassou a “Smells Like Teen Spirit”, o famoso hino do grunge, interpretado pelos Nirvana.

O ressurgir da popularidade desta canção deve-se em muito ao filme autobiográfico de Freddie Mercury, que partilha o mesmo título que a canção, que faturou mais 600 milhões de dólares (cerca de 528 milhões de euros) desde a sua chegada às salas de cinema do mundo.

[É a vida real, não é fantasia: “Bohemian Rhapsody” é a mais ouvida de sempre:]

Consequentemente, no mesmo mês da estreia do filme, a canção atingiu o número 45 nas tabelas musicais britânicas, e na semana de 22 de novembro tornou-se a 11.ª canção com maior número de ‘streams’ no Spotify.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Talvez, para o ressurgir desta canção na cultura pop atual, tenha ajudado a meticulosa interpretação do cantor feita por Rami Malek, que estudou todos os passos da atuação dos Queen no estádio de Wembley. Para além de coreógrafos, Remi teve o apoio de um ‘movement coach’ (treinador de movimentos) que o ajudou a aperfeiçoar a sua técnica para imergir no espírito de Freddie Mercury. Exuberante, única e flamboyant, a atuação do ator americano fez ressurgir uma nova onda de adoração pelo repertório dos Queen e pela figura de Freddie.

Em entrevista ao The Guardian, Brian May, o guitarrista dos Queen, disse: “Com que então o ‘rio’ do rock transformou-se num ‘stream’ (uma corrente, quando  literalmente traduzido)! Estou muito feliz que a nossa música continue em alta!”

A liderar a tabela das canções e artistas do século XX com maior número de ‘streams’ estão outros artistas, como: os Beatles, Michael Jackson, Nirvana (que se encontra em segundo lugar), os Guns N’ Roses (com duas canções na tabela) e os noruegueses A-ha. A “Bohemian Rhapsody” foi ainda nomeada a canção de rock clássico com maior número de ‘streams’ de todos os tempos.

Fique com uma impressionante versão A-Cappella da canção, cantada por Freddie Mercury:

“Bohemian Rhapsody”: os Queen como príncipes encantados da Disney. E qual é o mal?