A gala dos British Fashion Awards contou com a presença de muitas caras conhecidas, desde modelos a celebridades. Todos se vestiram a rigor para este evento que distingue o mais ousado e criativo que a moda tem e que premeia aqueles que se destacam neste universo. A cerimónia decorreu na segunda-feira, 10 de dezembro, no Royal Albert Hall, em Londres.

Na corrida pelos prémios estavam destacados nomes notáveis na indústria da moda como Kaia Gerber, Victoria Beckham, Jonathan Anderson e o português José Neves, responsável pela loja online Farfetch. Além das premiações, a gala tem a missão de angariar fundos para a Education Foundation do British Fashion Council, com o objetivo de ajudar os talentos emergentes.

Kaia Gerber, a filha de 17 anos da modelo Cindy Crawford, foi galardoada com o prémio de Modelo do Ano. Craig Green levou para casa o título de Designer Britânico do Ano em Roupa Masculina, enquanto Miuccia Prada foi reconhecida pelas suas quatro décadas de carreira e recebeu o prémio Ícone de Moda — OutstandingAchievementAward. Já Pierpaolo Piccioli, o fashion designer da Valentino, foi o vencedor do prémio Designer do Ano.

O tema da sustentabilidade foi preponderante na edição deste ano: a designer Vivienne Westwood, já anteriormente premiada na vertente ecológica e ética da moda, foi a vencedora do prémio Swarovski pela Mudança Positiva. Também o grupo Parley for the Oceans foi premiado com o prémio Reconhecimento Especial pela Inovação, o qual trabalhou com marcas como a Adidas em linhas de vestuário feitas com plástico recolhido nos oceanos. Stella McCartney e Burberry foram outras das marcas que se mostraram unidas contra as alterações climáticas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os “anjos” da Victoria Secret estiveram em peso na gala, e entre eles não podia faltar a modelo portuguesa Sara Sampaio. O casal David e Victoria Beckham também não escaparam aos holofotes, bem como a modelo angolana Maria Borges.

Este ano, os “Óscares da Moda” foram patrocinados pela marca austríaca Swarovski, de forma a “ reconhecer a criatividade e a inovação da indústria da Moda, celebrar indivíduos excecionais cuja imaginação e criatividade se tenha destacado no último ano”, lê-se em nota de imprensa.

Na fotogaleria acima pode ver alguns dos looks que passaram pela passadeira vermelha na edição dos British Fashion Awards 2018.

Fashion Awards: Meghan Markle apareceu de surpresa em palco