Mar

Centenas de contentores estão à deriva no mar do Norte, alguns com substância potencialmente perigosa

556

O navio, um porta-contentores com pavilhão do Panamá com 396 metros de comprimento e 59 metros de largura, foi atingido por uma tempestade e perdeu 270 contentores no Mar do Norte.

Três contentores, que ainda não foram localizados, transportavam barris de peróxido orgânico em pó, um composto extremamente inflamável

Getty Images

Autor
  • Agência Lusa

Um navio perdeu pelo menos 270 contentores nas águas alemãs do mar do Norte (oceano Atlântico) na noite de terça-feira para quarta-feira, informou nesta quarta-feira a guarda costeira holandesa, especificando que três dos contentores transportam uma substância potencialmente perigosa.

O navio em questão, um porta-contentores com pavilhão do Panamá (MSC Zoe) com 396 metros de comprimento e 59 metros de largura, foi atingido por uma tempestade, indicou, por sua vez, o comando central de urgências marítimas alemão. Com fortes rajadas de vento registadas na região, cerca de 20 contentores, que transportavam peças automóveis, telas, lâmpadas e brinquedos, foram esta quarta-feira avistados ao largo das ilhas Wadden, a norte das costas holandesas.

Três contentores, que ainda não foram localizados, transportavam barris de peróxido orgânico em pó, precisou a guarda-costeira holandesa na rede social Twitter. Este composto químico é extremamente inflamável e é usado na fabricação de plásticos, poliestireno e PVC (material plástico com utilizações muito diversificadas). O contacto com este composto pode provocar, entre outros efeitos, irritação das vias respiratórias.

A guarda costeira holandesa está a aconselhar as pessoas a ficaram longe dos contentores e a informarem de imediato a polícia ou os bombeiros. As autoridades holandesas não têm informações sobre a carga dos restantes contentores que ainda não localizados.

O mar do Norte é parte do oceano Atlântico e está situado a sul do mar da Noruega, entre a Noruega e as ilhas Britânicas, ligando o canal Skagerrak (que separa a Noruega da Dinamarca) ao canal da Mancha (que separa a Inglaterra da França). Os limites geográficos do mar do Norte encontram-se no Reino Unido e nas ilhas Órcades, a oeste, na França, Bélgica, Holanda e Alemanha, a sul, na Noruega e Dinamarca, a leste, e nas ilhas Shetland, a norte.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)