Hyundai

Nova geringonça da Hyundai é um carro com pernas

177

Chama-se Hyundai Elevate e arrisca ser uma das invenções mais faladas do CES, pois à aparência de engenhoca junta habilidades como rolar, andar e escalar. O que é isto? Prepare-se, dizem que é um UMV.

O Centro de Convenções de Las Vegas acolhe, entre 8 e 11 de Janeiro, mais uma edição do Consumer Electronics Show (CES), onde a Hyundai se apresenta com um concept que, no mínimo, é peculiar. Chama-se Hyundai Elevate e tem uma imagem inspirada na ficção científica, mais parecendo uma nave com pernas. Ora, antecipa a marca, este zingarelho fará tudo e mais alguma coisa, de rolar a escalar, com direito até a dar umas passadas pelo meio. Dito de outro modo, não haverá obstáculo que não consiga transpor, o que fará dele um todo-o-terreno terrivelmente eficaz. Com ênfase no ‘terrivelmente’, pois o construtor sul-coreano define-o como um UMV, de Ultimate Mobility Vehicle.

A avaliar pela apresentação deste projecto, estamos perante um conceito daquilo que pode ser um veículo de resgate, destinado a ir onde nenhum outro consegue chegar. Mas a verdade é que, consoante o uso que lhe queiram dar, este Hyundai pode montar cápsulas com diferentes configurações, pois o seu principal trunfo reside sobretudo na parte inferior.

Na extremidade dos braços robóticos encontram-se as rodas que lhe permitem evoluir no terreno, sendo accionadas por pequenos motores eléctricos que, por sua vez, se alimentam com a energia extraída das baterias alojadas na base da plataforma. As pernas, além de giratórias, podem estar recolhidas ou irem “esticando” à medida que é necessário vencer as adversidades do terreno. Pelo que, quando é impossível rolar no piso, o Elevate só tem de esticar as pernas e passar a andar como qualquer animal de quatro patas.

A marca nada adianta (de concreto) em relação aos planos para este projecto, mas apresenta-o como uma solução para situações críticas (terramotos, incêndios, entre outros), que requerem resposta nas primeiras 72 horas, para minimizar danos ou perdas. Veja como funciona nos vídeos abaixo.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)