Rádio Observador

Eleições

Iniciativa Liberal quer ex-Primeiro-Ministro da Estónia a pensar a reforma do estado português

1.514

O ex-Primeiro-Ministro da Estónia, Taavi Roivas, vai colaborar com o Iniciativa Liberal no grupo "Portugal 2040" que vai preparar uma reforma do estado português.

Taavi Roivas foi o Primeiro-Ministro mais novo da União Europeia

DR

O ex-Primeiro-Ministro da Estónia, Taavi Roivas, vai colaborar com uma equipa do Iniciativa Liberal (IL) que vai preparar um projeto de reforma para Portugal. O grupo “Portugal 2040” integra, entre outros, o economista Ricardo Arroja e o vereador da Câmara do Porto, Ricardo Valente.

Para o presidente do Iniciativa Liberal, Carlos Guimarães Pinto, “é uma mais-valia poder contar com a experiência do Taavi Roivas, que esteve envolvido de forma muito próxima com a fase em que a Estónia deu um grande salto económico. Consideramos que será uma grande ajuda, porque gostaríamos que Portugal passasse pelo mesmo processo”, acrescenta o líder do IL.

Carlos Guimarães Pinto considera ainda que “o país anda há demasiado tempo a sofrer com políticas socialistas dos partidos do regime. Precisamos de liberalismo”, acrescentando que, a equipa “constituída maioritariamente por pessoas de fora da política partidária, tem esse objetivo: trazer novas ideias que invertam o percurso dos últimos 20 anos e permitam trazer esperança às novas gerações”.

Roivas esteve em Portugal numa conferência promovida pelo Iniciativa Liberal, em Setembro de 2017, pouco tempo antes da formalização do partido dar entrada no Tribunal Constitucional.

Taavi Roivas foi Primeiro-Ministro da Estónia entre 2014 e 2016, pelo Partido Reformista, tendo sido o chefe de governo mais novo da União Europeia. Roivas acabou por deixar a liderança do executivo da Estónia em 2016. O ex-Primeiro-Ministro mantém-se ainda no parlamento estónio, onde, em 2017, pediu a demissão de vice-presidente por suspeitas de assédio sexual, numa visita empresarial que liderou, à Malásia.

O Iniciativa Liberal vai apresentar em breve, nas redes sociais do partido, este projeto. O “Portugal 2040” vai apresentar, por áreas setoriais, um programa de reforma do estado português com propostas que estejam alinhadas com os princípios base do partido: a redução da carga fiscal. O projeto final vai ser dado a conhecer em junho, após as eleições europeias, o primeiro ato eleitoral ao qual o Iniciativa Liberal se vai apresentar.

O presidente do IL confirma ainda ao Observador que alguns dos elementos convidados para este grupo do “Portugal 2040” vão integrar as listas do partido às eleições europeias e às eleições legislativas, não adiantando para já quais, “por estarem a ser formalizados ainda nos órgãos do partido”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mdias@observador.pt
Eleições

Outro caminho para Setúbal

Diogo Prates
177

Acreditamos que só com um clima de negócios competitivo será possível gerar riqueza e proporcionar as condições de vida que os habitantes do distrito de Setúbal merecem e ambicionam para si.

Combustível

Os motoristas e o mercado

Jose Pedro Anacoreta Correira
808

Quando o Governo não consegue instrumentalizar politicamente os sindicatos, passa ao ataque. A luta e defesa dos trabalhadores é só para trabalhadores do Estado e filiados na CGTP.

PSD

Rui Rio precisa do eleitorado de direita /premium

João Marques de Almeida
217

O eleitorado de direita deve obrigar Rui Rio a comprometer-se que não ajudará o futuro governo socialista a avançar com a regionalização e a enfraquecer o Ministério Público. No mínimo, isto.

Educação

Cheques de Ensino

Diogo Fernandes Sousa

Com os cheques de ensino se um pai se enganasse afetaria apenas o seu filho. Agora, se um político se engana no Ministério da Educação, como sucede regularmente, afeta toda uma geração de estudantes

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)