Meteorologia

Dez distritos do continente e Madeira sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro e o arquipélago da Madeira estão sob alerta. Preveem-se ondas de noroeste com quatro a cinco metros.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica

RUI FARINHA/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

Dez distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão esta segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, no continente, estão sob aviso amarelo desde as 03h00 desta segunda-feira e até às 06h00 de terça-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O IPMA colocou ainda o distrito de Faro sob aviso amarelo até às 12h00 desta segunda-feira devido à previsão de precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada. De acordo com o IPMA, a Costa Norte da Madeira e a ilha do Porto Santo também estão sob aviso amarelo até às 06h00 de terça-feira devido à agitação marítima.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade no litoral das regiões Norte e Centro a partir do meio da tarde, e períodos de chuva ou aguaceiros, sendo por vezes fortes no Algarve até final da manhã. Na região Sul há possibilidade de ocorrência de trovoadas até meio da tarde.

A previsão aponta também para queda de neve acima de 1.200/1.400 metros na região Norte, sendo acima de 1.600/1.800 metros na região Centro. Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, sendo do quadrante sul na região Sul até meio da manhã, soprando por vezes forte, com rajadas até 65 quilómetros por hora (km/h) na faixa costeira entre o Cabo Mondego e o Cabo Espichel, e nas terras altas.

O IPMA prevê ainda pequena subida da temperatura mínima, em especial na região Sul e descida da temperatura máxima. As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 4 graus Celsius (em Bragança) e os 11 (em Faro) e as máximas entre os 9 (na Guarda) e os 16 (em Faro).

Para a Madeira, o IPMA prevê para esta segunda-feira períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado nas vertentes norte e terras altas até ao início da tarde e aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas até ao início da manhã e que poderão ser de neve nos pontos mais altos da ilha.

A previsão aponta ainda para vento moderado a forte do quadrante norte, soprando forte, com rajadas até 70 km/h, nas terras altas e pequena descida de temperatura. Quanto às temperaturas, no Funchal vão variar entre os 14 e os graus e no Porto Santo entre os 13 e os 17.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Educação

Índices: orgulho e preconceito

João Araújo

Erradicar os índices seria levar a humanidade para a idade da pedra. Em algumas áreas (como na Educação) eles estão sob fogo cerrado, como sucede a tudo que exponha os seus embustes e maus resultados.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)