Este ano, o Mobile World Congress (MWC) começou mais cedo: a Samsung arrancou a semana um evento próprio em São Francisco para apresentar as novas tendências da indústria, como smartphones 5G ou com ecrãs que se dobram. Mesmo assim, o MWC arranca já este domingo, em Barcelona, com as tradicionais apresentações de outras marcas como a Asus, a Nokia ou a Huawei a mostrarem produtos mobile concorrentes.

Deixamos aqui a lista, por ordem alfabética, do que se espera que as principais marcas apresentem. Nos próximos dias, o Observador vai estar em Barcelona para poder ir acompanhando os vários anúncios e notícias.

Alcatel — e Blackberry –, porque há marcas de uma só empresa

À semelhança da maioria das empresas presentes, a Alcatel vai ter no domingo, um dia antes do arranque oficial do MWC, uma apresentação própria da marca. A TCL Communication que, além da Alcatel, detém outras marcas como a Blackberry, tem utilizado o evento para divulgar novos modelos de smartphones. Pouco se sabe do que pode surgir, mas é possível que surjam os primeiros telemóveis com ecrãs dobráveis destas marcas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Asus? Havia em 2018, mas em 2019 não

Era esperado que a Asus apresentasse no MWC o ZenFone 6. Contudo, este ano, a marca que se tem destacado no mercado por inovações como smartphones dedicados aos videojogos portáteis, não vai anunciar novidades na feira. Quanto a topos de gama, há apenas um evento marcado, também em Espanha, mas só a 14 de maio.

Huawei: mais um dobrável?

A segunda maior fabricante de telemóveis do mundo vai utilizar o MWC contra a empresa que ocupa o primeiro lugar na tabela: a Samsung. Depois de a Huawei ter feito uma campanha de marketing agressiva a afirmar que as inovações da Samsung desta semana já estavam ultrapassadas, a empresa chinesa vai ter um evento no domingo em que promete lançamentos semelhantes. Um smartphone com ecrã dobrável, novos portáteis e o primeiro smartphone 5G da Huawei são alguns dos lançamentos esperados para esta edição do MWC. O evento vai ser às 14h00 locais (13h00 de Lisboa) e vai ter Richard Yu, o presidente executivo da empresa, como orador.

Iki Mobile: smartphones em português

A empresa portuguesa de smartphones vai estar presente no MWC pela terceira vez. Nesta edição, vai levar ao espaço o novo smartphone BLESS Classic e inovações nos revestimentos a cortiça, que são característicos nos equipamentos que fabrica. Segundo a empresa, vai ser nesta feira que vai mostrar uma nova embalagem com cortiça que vem com um carregador sem fios incluído.

[Em 2018, desafiámos Tito Cardoso, presidente executivo da Iki Mobile, a testar, em direto, a resistência de um dos equipamentos que vendem]

Lenovo e a aposta na Internet das Coisas

A Lenovo não vende só portáteis e é isso que vai querer mostrar nesta edição do MWC. A empresa chinesa vai estar em Barcelona para apresentar novos modelos de produtos conectáveis, com foco na Internet das Coisas. Além disso, e depois de ter apresentado em janeiro o Z5 Pro Gt — que tem 12Gb de memória RAM e um processador Snapdragon 855 (é muito potente) — vai divulgar o Z6 Pro. Novas características como carregamento sem fios e um ecrã dobrável estão entre os rumores, mas para se saber o que traz de novo ao mercado o equipamento é preciso esperar por 25 de fevereiro.

LG depois das televisões

No domingo, a LG vai ter às 19h00 um evento dedicado a smartphones. Depois de ter apresentado na IFA, em Agosto, em Berlim, novidades no mundo dos eletrodomésticos e televisores, a empresa sul-coreana deve apresentar no MWC os novos LG G8 ThinQ, a evolução dos G7, e um modelo para redes 5G, o V50 ThinQ. Segundo a LG, é possível que a linha G8 traga novidades como controlo por gestos, sem tocar no visor, para se controlar o smartphone

Microsoft: é hora dos Hololens 2?

Às 18h00 de domingo decorre um dos eventos mais esperados do MWC, que mostra que o foco da feira é o móvel e não só os telemóveis. Depois de uma aposta falhada com os Nokia Lumia, a Microsoft vai voltar a ser falada no MWC. Razão? É aqui que deve divulgar os Hololens 2, a sequela dos óculos de realidade aumentada da empresa americana que inserem objetos digitais no mundo real como se fosse hologramas. Os rumores falam que pode ter capacidade de reproduzir vídeos 4k, oferece um maior ângulo de visão digital e que também vai suportar experiências imersivas de realidade virtual.

É um mercado de 404 mil milhões. Aumentar a realidade é a próxima “grande cena”?

Nokia: cinco câmaras traseiras a caminho?

A notícia de que a Nokia está de volta já ficou em 2017, quando a empresa foi uma das estrelas do MWC com a reedição do Nokia 3310. Este ano, contudo, a razão porque a Nokia deve sobressair tem a ver com o Nokia 9. O novo modelo que vai ser anunciado no domingo às 16h00 locais (15h00 de Barcelona) vai ter cinco câmaras traseiras, segundo uma imagem divulgada pelo Engadget. Além disso, a Nokia deve revelar novos smartphones de gama média e modelos de telemóveis tradicionais para quem gosta destes dispositivos para o que servem primariamente: fazer chamadas.

Samsung: haverá mais novidades?

A presença da Samsung no MWC vai ser amarga. Ao contrário de outros anos, em que utilizou o evento para anunciar novos produtos da gama Galaxy S, este ano já revelou todas as novidades em São Francisco, no evento de lançamento dos novos S10. Mesmo assim, a empresa sul-coreana vai marcar presença nos stands do evento para mostrar as novidades reveladas esta semana. Não é sabido, contudo, se finalmente vai deixar os jornalistas mexerem no Galaxy Fold, o primeiro telemóvel com ecrã dobrável da empresa.

Um smartphone dobrável e novos S10. As 5 novidades da Samsung

Sony e o novo Xperia XZ4

A empresa japonesa Sony vai ter, à semelhança de 2018, o primeiro evento do dia oficial de arranque do MWC, segunda-feira. Seria um marco, se a maioria das empresas não fosse fazer os eventos no dia antes, no domingo. Além de novidades de modelos de auriculares e headsets, é esperado que a Sony utilize o evento para revelar o novo Xperia XZ4. Este vai ser o telemóvel da empresa para concorrer com outros topo de gama que oferecem cada vez melhores câmaras e qualidade de imagem.

Xiaomi

A Xiaomi está a crescer cada vez mais no mercado dos smartphones e, por isso, vai marcar presença no MWC com novos produtos. A seguir as tendências de 2019, e segundo um leak de um vídeo partilhado no YouTube, que não foi desmentido pela empresa, a Xiaomi deve apresentar também o primeiro telemóvel com ecrã dobrável da marca. Outras novidades, como a linha Mi, também vão estar, certamente, em exposição no stand da Xiaomi.

E tudo o resto…

Por muito que quiséssemos incluir neste artigo todas as marcas de smartphones e da indústria mobile, acabaria sempre por faltar alguma. Nos próximos dias mais de 100 mil pessoas vão estar em Barcelona para ver estas e outras novidades. Em 2019, o arranque do 5G, falado na edição de 2018, vai continuar a ser o mote, mas esperam-se também outros temas, como os problemas de privacidade nos smartphones, com a presença de empresa como a Google ou a Amazon no recinto, e outras tecnologias móveis, como robôs.