Quando Justin Bieber partilha com os seus 107 milhões de seguidores uma fotografia de uma ecografia com um bebé, a Internet pára, sustém a respiração e os “parabéns” começam a suceder-se a uma velocidade vertiginosa.

https://www.instagram.com/p/BvucFXZnc-f/

A data da publicação da imagem — 1 de abril — sugeria que poderia tratar-se de uma mentira de abril, mas o cantor levou a sério a patranha e decidiu publicar mais uma imagem, desta vez da mulher, Hailey lying, durante um exame médico, com as mãos colocadas sobre a barriga. A descrição: “Se achavam que era uma mentira de abril…”

https://www.instagram.com/p/BvuelVAHrOY/

A revelação tornou-se credível. Quase toda a gente acreditou que Hailey Iying estava mesmo grávida e que Justin Bieber preparava-se para ser pai. Afinal não era bem assim: ainda os fãs não se tinham recomposto da notícia, Justin Bieber voltou a publicar uma nova imagem de uma ecografia. Desta vez, contudo, o que se via não era um bebé em formação — era um cachorro. A descrição: “Esperem, ó meu deus, será que uma… MENTIRA DE ABRIL”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

David Beckham achou graças e comentou “Hahahahaha”. O youtuber brasileiro Luiz Mariz, que tem cinco milhões de seguidores, escreveu “Wtf” e colocou um emoji a rir-se. A cantora Ariana Grande também achou graça. Mas nem toda a gente gostou. Houve quem achasse pouca piada à mentira de abril, há sempre quem não goste de ser enganado nem a feijões e Justin Bieber sentiu-o no Instagram.

https://www.instagram.com/p/BvukF2cnzQf/

Pouco depois, Justin Bieber voltou ao assunto e publicou uma fotografia de um título que aludia à repercussão negativa da piada. Desta vez desculpou-se, mas começou o texto explicando que as reações negativas também fazem parte: “Existirão sempre pessoas que se vão ofender, também há pessoas que não aceitam bem piadas, gosto de as fazer e foi MENTIRA DE ABRIL”. Só depois veio o pedido de desculpas (para alguns desnecessário, para outros imperativo):

Não quis ser insensível para quem não pode ter filhos. Muitas das pessoas que conheço fizeram a sua primeira partida de abril dizendo aos pais que iam ter um filho, para terem uma reação forte. Mas vou sempre pedir desculpa de qualquer forma, assumir a responsabilidade e dizer que lamento a quem ficou ofendido. Não quero mesmo que ninguém fique magoado com uma partida…”, escreveu.

Justin Bieber acrescentou: “Isto faz-me lembrar quando atirei bolo à cara da minha irmã mais nova, esperava vê-la rir mas ficou a chorar. Às vezes não sabemos o que vai magoar os sentimentos de alguém. Não quero comparar uma gravidez a atirar bolo à cara de alguém, só o digo para explicar que não sabemos quando as pessoas vão ficar ofendidas. Alguns podem ter-se rido, mas outros ficaram ofendidos. Acho que às vezes, com partidas, é preciso lançar o dado”.

https://www.instagram.com/p/BvwsX_UnKOQ/