Redes Sociais

Estudo português conclui que as redes sociais causam solidão

531

Um estudo do ISPA revelou que, mesmo com uma boa rede familiar e social, as pessoas podem sentir-se sozinhas se usarem excessivamente as redes sociais.

O estudo foi feito com 548 adolescentes e jovens dos 16 aos 26 anos

AFP/Getty Images

O Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA) fez um estudo que concluiu que o uso excessivo das redes sociais e da Internet ”contribui para o sentimento de solidão”.

A investigação foi feita por Rui Costa e Ivone Patrão, que procuraram ”avaliar a relação entre o uso problemático da Internet e o grau de interação social”, disse o ISPA em comunicado. Os resultados mostram que mesmo que as pessoas tenham boas relações familiares e sociais, ”a comunicação online não proporciona a riqueza sensorial que o cérebro necessita para que se gerem sentimentos de conexão social”, ou seja, conversar com alguém online não estimula o cérebro da mesma forma que uma conversa presencial, que transmite informação ao nível dos ”sentidos face a- ace e do feedback corporal”.

”A comunicação online contribui em grande parte para o desenvolvimento de sentimentos de solidão, conduzindo a efeitos nefastos para a saúde mental incluindo ansiedade e mesmo depressão”, concluiu o estudo.

Mas o sentimento de solidão pode passar despercebido: os utilizadores podem sentir que precisam de mais contactos online, mas, na verdade, isto só se torna num ”ciclo vicioso de dependência das tecnologias de comunicação”.

O estudo foi feito com 548 adolescentes e jovens dos 16 aos 26 anos e explorou o impacto da Internet em relações amorosas, de amizade e familiares.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: imartins@observador.pt
Inovação

Os Pilares da Digitalização

João Epifânio

Pilar fundamental para o desenvolvimento da economia digital é a capacidade de incluir todos os cidadãos e empresas garantindo condições de igualdade de acesso à informação e a redução da infoexclusão

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)