Madeira

Caniço. O enclave alemão que foi palco da tragédia

Conhecido pelos seus resorts, o cenário do acidente de autocarro na Madeira é desde os anos 60 uma zona de eleição para vários expatriados alemães, a nacionalidade das 29 vítimas mortais da tragédia.

Por aqui é fácil cruzar-se com um Klenk’s Cafe, em plena Estrada Ponte de Oliveira, cenário do despiste do autocarro de turismo que provocou 29 mortos alemães. Ou ainda encontrar à venda o prédio da antiga Cervejaria Alemã, consultar ofertas de alojamento onde o acesso a 30 canais alemães por cabo é especialmente valorizado, e também recordar o acidente que envolveu um mergulhador, alemão, em setembro de 2017, no complexo balnear do Galomar.

As referências não enganam. Todas elas estão alinhadas com este enclave de expatriados germânicos no Caniço-de-Baixo, em Santa Cruz, na ilha da Madeira, um postal repleto de vilas modernas e complexos hoteleiros sobre a malograda falésia, entre vegetação luxuriante e águas cristalinas, onde se conta o Quinta Splendida Wellness & Botanical Garden, o hotel onde estavam alojadas as vítimas do acidente.

Uma imagem do Quinta Splendida, o hotel onde estavam instaladas as vítimas do acidente © DR

A área encontra-se povoada de villas, bungalows e apartamentos, usados para férias ou para habitação permanente de cidadãos desta nacionalidade, que se terá começado a fixar por aqui nos anos 60 do século passado, quando um alemão ergueu um hotel na zona, o Galo Resort Hotel Galomar, começando assim a atrair mais turistas.

Um dos motivos de interesse vai para a chamada Promenade do Caniço, ou Promenade dos Reis Magos, um passeio à beira-mar que convida às caminhadas perto de uma das zonas hoteleiras mais conceituadas da Madeira e palco das estivais Noites na Promenade do Caniço, uma semana de festa com a participação de várias bandas e grupos folclóricos.

[As imagens do acidente que vitimou 29 turistas alemães na Madeira]

A Reserva Natural do Garajau, uma reserva marinha que se estende a partir da linha da maré alta a uma profundidade de 50 metros, é outra das atrações desta freguesia no leste da ilha, com uma área de 12 km² de área e 23 368 habitantes, um dos dez primeiros lugares criados e povoados fora do Funchal e de Machico. Na ponta do Garajau encontra-se a estátua do Coração de Jesus (uma miniatura do Cristo Rei). A área é procurada pelo mergulho e pelas vistas fantásticas que oferece para a baía do Funchal, a escassos 9 quilómetros de distância.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mrsilva@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)