Portugal vai ter muito em breve um novo contentor de reciclagem nas ruas. Trata-se do ecoponto castanho e destina-se ao lixo orgânico. O contentor já existe em restaurantes e indústrias mas vai estar agora acessível a todos os cidadãos.

“O país está a preparar-se para ter uma recolha de orgânicos ao cidadão. É uma coisa que vai acontecer muito em breve: será o ecoponto castanho, eu diria”, explica à TSF Ana Loureiro, responsável da comunicação da EGF — Environment Global Facilities.

Depois de recolhido, o lixo orgânico é transformado num composto que pode ser vendido, assim como a energia que resulta do processo.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/reciclagem-em-portugal/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”719″ slug=”reciclagem-em-portugal” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/reciclagem-em-portugal/thumbnail?version=1528218759254&locale=pt-PT&publisher=observador.pt” mce-placeholder=”1″]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A chegada de um ecoponto público de orgânicos permitirá que estações como a Valorsul SA — Estação de Tratamento e Valorização Orgânica — tenham mais resíduos para tratar. Assim, pode ser produzida mais energia elétrica e a venda de composto é aumentada.

A compostagem tem o objetivo de diminuir o desperdício e aumentar a produção de composto orgânico. Já existem alguns compostores nas casas dos portugueses, utilizados para jardinagem. “É a prevenção no seu melhor, conseguirmos separar os resíduos domésticos e produzir o seu próprio composto para uma horta, um jardim”, refere Ana Loureiro.

Para as estações, é importante motivar os portugueses a aderirem à compostagem e a utilizarem de forma correta o novo ecoponto castanho. “O comportamento é incentivado e depois há que o manter e não irmos descobrir compostores com outras coisas lá dentro que não seja o motivo pelo qual foi oferecido”, sublinha a funcionária da EGF.