Harry e Meghan mostram o bebé real pela primeira vez, dois dias após o nascimento do mais recente membro da família real britânica. A Rainha e o duque de Edimburgo serão os primeiros membros da família real a conhecer o bebé, ao início da tarde no castelo de Windsor, em Saint George’s Hall, onde foram feitas as declarações a imprensa.

[“É como se fosse da minha família”. O novo bebé real e as reações em Windsor]

Os duques de Sussex falaram à imprensa. “É mágico, está a ser maravilhoso e eu tenho os dois melhores rapazes do mundo, por isso estou muito feliz. Ele tem um temperamento mais doce, é muito calmo. Tem sido um sonho, os melhores dois dias”, afirmou Meghan. Os duques de Sussex, ambos sorridentes, posaram para as fotografias, Harry com o bebé ao colo (mais uma reviravolta no protocolo) e Meghan ao lado, vestida de branco (com uma peça feita à medida pela designer britânica Grace Wales Bonner) e de saltos altos Manolo Blahnik. Destaque ainda para o discreto fio, que será Jennifer Meyer. O look faz lembrar o que Meghan usou no dia em que foi oficialmente anunciado o seu noivado com o príncipe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O bebé também surgiu de branco. Enrolado numa manta e com um gorro de malha, nem mesmo estas peças simples foram deixadas ao acaso. São da marca G.H.Hurt & Son, casa fundada em 1912 que, desde o nascimento do príncipe Carlos, há mais de 70 anos, aconchega os bebés da família real britânica. Segundo o The Telegraph, a manta branca que envolveu o bebé Sussex, ao início da tarde desta quarta-feira, terá custado 105 libras (cerca de 123 euros). Sediada em Nottingham, a marca orgulha-se de utilizar antigas máquinas, construídas ainda no século XVI, na produção de peças em malha. O mesmo jornal assegura que os duques de Cambridge também recorreram as estas mantas para embrulhar os seus três recém-nascidos.

Afinal, o parto de Meghan Markle não terá sido em casa. O que mudou?

Questionado sobre com quem se parece o bebé, o casal afirmou não ter ainda uma opinião. Harry ressalvou que os bebés mudam muito nas primeiras semanas e que ainda é cedo para tirar esse tipo de conclusões. “Está a ser fantástico”, reafirmou o príncipe, que já tinha falado aos jornalistas na segunda-feira. Meghan referiu ainda que a sua mãe, Doria Ragland, continua junto da família e do primeiro neto.

Após o encontro com a imprensa, pela hora de almoço desta quarta-feira, os duques de Sussex mostraram o bebé à Rainha e ao duque de Edimburgo, os primeiros membros da família real a conhecer o recém-nascido. O filho de Harry e Meghan é o oitavo bisneto de Isabel II, que completou no mês passado 93 anos.

Meghan aparece pela primeira vez, depois de ter dado à luz na última segunda-feira. O bebé veio ao colo de Harry © DOMINIC LIPINSKI/AFP/Getty Images

Apesar de ainda não se conhecer o nome do primeiro filho do príncipe Harry e de Meghan Markle, já existem fotos do recém-nascido, cuja chegada era aguardada por muitos fãs da realeza há vários dias.

O bebé do sexo masculino nasceu na passada segunda-feira, pelas 05h26, com 3,260kg. Momentos após o anúncio do nascimento, Harry fez um breve comunicado à imprensa presente em Windsor, onde disse estar a viver uma “experiência fantástica”: “A Meghan e eu tivemos um menino. Eles estão os dois incrivelmente bem e está a ser uma experiência fantástica!”.

Diante dos jornalistas, o príncipe Harry, que casou a 19 de maio de 2018 com Meghan Markle, afirmou ainda estar “muito grato por todo o apoio espetacular”.

Passava pouco das 14h30 quando as primeiras imagens do aguardado momento foram partilhadas na conta oficial de Instagram do casal, com os duques a renovarem o seu agradecimento.

De Inglaterra aos EUA

O próprio ajuntamento mediático em torno dos duques de Sussex assume contornos inéditos. Pela primeira vez nesta situação, abre-se espaço para a imprensa norte-americana em Windsor, segundo o Daily Mail, por insistência de Harry e Meghan. Entre os candidatos, foi escolhida a CBS para integrar a comitiva.

O mesmo jornal fala numa decisão surpreendente, quer dentro do palácio de Buckingham, quer para os meios de comunicação britânicos. O grupo com acesso ao Castelo de Windsor, esta quarta-feira, é limitado. No Reino Unido,  esse direito foi concedido à Sky News, deixando de fora a BBC e a ITV.

Gayle King, apresentadora das manhãs da CBS e amiga próxima de Meghan Markle © Presley Ann/Getty Images for Cantor Fitzgerald

Curiosamente, Gayle King, a cara das manhãs da CBS, é uma amiga próxima de Meghan Markle que, inclusive, marcou presença no baby shower da duquesa, em Nova Iorque. Com a aparição de Harry e Meghan da parte da tarde, o momento acertou em cheio na emissão matinal na estação norte-americana, um programa chamado “This Morning”. Gayle está nos Estados Unidos, embora se tenha deslocado ao Reino Unido sob o pretexto de cobrir o nascimento do bebé real. Com o atraso face à data prevista, a apresentadora acabou por regressar a casa antes do dia 6 de maio.