Açores

Dia Nacional dos Cientistas é celebrado em Ponta Delgada

107

Está a decorrer, em Ponta Delgada, o Festival da Ciência e tem várias atividades para as escolas, como observações do sol, demonstrações sobre o mar profundo e o lançamento de "mini-foguetões".

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído pela Assembleia da República em 2016, em homenagem ao antigo ministro da Ciência José Mariano Gago, tendo sido assinalado pela primeira vez em 2017

MICHAEL M. MATIAS /OBSERVADOR

Autor
  • Agência Lusa

As comemorações do Dia Nacional dos Cientistas acontecem esta quinta-feira em Ponta Delgada, com o ciclo de conferências “Caminhos do Conhecimento”, dedicado a Mariano Gago e com um Festival da Ciência.

O programa arranca de manhã com o Festival da Ciência, organizado pelo Expolab – Centro Ciência Viva, em colaboração com os Centros de Ciência dos Açores, e prevê várias atividades destinadas às escolas, como observações do sol, demonstrações sobre o mar profundo e o lançamento de “mini-foguetões”.

Durante a tarde, o Teatro Micaelense acolhe o ciclo anual de conferências “Caminhos do Conhecimento, o legado José Mariano Gago”, com intervenções sobre “Ciência e desenvolvimento: Na rota de Fernão Magalhães”, “Conhecimento do Atlântico: Do mar profundo à observação do oceano” e “Conhecimento do Espaço”.

Pelos painéis passam oradores como Onésimo Teotónio de Almeida, professor catedrático da Universidade Brown, Joaquim Hernandez-Brito, diretor do Air Centre, Chiara Manfletti, diretora da Agência Espacial Portuguesa, e vários outros cientistas.

O dia encerra com a apresentação do livro “Caminhos do Conhecimento, 2018”, em que estarão presentes o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e o secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia do Governo dos Açores, Gui Menezes.

Segundo nota enviada pelo executivo açoriano, será celebrado um protocolo de colaboração entre a Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia e a Ciência Viva, uma “aposta na educação para a ciência e na cidadania científica” que se materializa através de “programas educativos e de formação de professores e na promoção da cultura científica e tecnológica” da Rede de Centros de Ciência dos Açores (RECCA).

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído pela Assembleia da República em 2016, em homenagem ao antigo ministro da Ciência José Mariano Gago, tendo sido assinalado pela primeira vez em 2017.

A celebração coincide com a data de nascimento do professor e cientista.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Saúde

O estado da saúde /premium

Manuel Villaverde Cabral

Não é por acaso que o João Lobo Antunes escrevia, a propósito da implantação do estado social em Portugal, que "a corporação médica tinha uma hegemonia monopolista e esta tendência persistiu até hoje"

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)